FILMES

Confira os easter eggs e referências aos X-Men em Multiverso da Loucura

Doutor Estranho no Multiverso na Loucura estreou e como em todos os filmes da Marvel, está recheado das mais diversas referências, sejam elas a personagens dos quadrinhos da Marvel, ou de outros universos. Sendo assim, nós do UX separamos as referências daquilo que realmente nos diz respeito, os X-Men e o universo dos mutantes no geral. Confira abaixo todas as referências (ou possíveis) que nós conseguimos encontrar.


Vale apontar que abaixo teremos alguns spoilers pesados de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, caso você não tenha assistido ao filme e pretende preservar a experiência, recomendamos que leia outra postagem.

⊗ 1. Terra Selvagem?

Aqui não se trata de uma confirmação, mas sim de uma possibilidade. Isso porque o nome da Terra Selvagem não é citado no filme e a cena onde o possível local aparece dura apenas 1 segundo. Quando a Feiticeira Escarlate passa a perseguir America Chavez e o Doutor Estranho, em certo momento Chavez utiliza seus poderes de atravessar pelo multiverso para fugir da vilã. Nessa cena, a dupla passa por um “multiverso de loucura”, vendo as mais diversas realidades. Em uma delas é possível perceber um ambiente pré-histórico, uma floresta com presença de dinossauros ao fundo. Nos quadrinhos da Marvel, o ambiente mais conhecido por ter essa descrição é justamente a Terra Selvagem.

Nos quadrinhos, Terra Selvagem é uma ilha pré-histórica na Antártida criada para uma espécie de experimento na Terra por alienígenas chamados Nuwali. O objetivo deles era estudar e descobrir como a vida se desenvolveria de forma contida. Eles equiparam a ilha com tecnologia que mais tarde a separou do resto da Antártida, permitindo que ela continuasse um ambiente tropical que mantinha espécies como dinossauros e tigres-dentes-de-sabre. Posteriormente, um pesquisador chamado Robert Plunder viajaria para lá com seu filho e seria assassinado. O filho Kevin, no entanto, sobreviveu e se tornou o aventureiro Ka-Zar, que se casou com Shanna. O casal é a representação da Marvel para Tarzan e Jane.

Eventualmente, Magneto tomou a Terra como sua base de operações e transformou simples Homens do Pântano em Mutantes da Terra Selvagem. Ele fez isso através de experimentos nas pessoas. O aventureiro Ka-Zar se juntou aos X-Men e conseguiu derrotar o vilão, a batalha no entanto o local acabou sendo revelado para o mundo. Depois de algum tempo, a Terra Selvagem recebeu o status de reserva internacional de vida selvagem.


⊗ 2. Atlantis?

Outro local muito famoso dos quadrinhos Marvel também parece ter dado as caras no filme, mas assim como o item anterior, não se trata de uma confirmação, mas sim de uma possibilidade e especulação. Na verdade, esse está mais para nós sendo bastante emocionados mesmo.

Justamente na mesma cena em que America e Strange passam pela terra pré-histórica, eles também passam por um universo encontrado embaixo d’agua. Isso pode ser simplesmente um ambiente qualquer submerso, mas também pode ser uma referência ao mutante Namor, Rei de Atlantis. Vale lembrar, que nos quadrinhos, Namor faz parte dos Illuminati, organização apresentada em Multiverso da Loucura. Pelo bem ou pelo mal, resolvemos fazer uma menção a esse fato.

Atlantis era um pequeno continente (mais ou menos do tamanho da atual Austrália), localizado no Oceano Atlântico entre a América do Norte e a Europa, que afundou no mar há aproximadamente 20.000 anos. O continente ostentava uma das civilizações mais avançadas de sua época. Eventualmente, Fen, a filha do imperador Thakorr conheceu o humano Leonardo McKenzie. O americano e a atlante logo se casaram e Fen mais tarde deu à luz ao príncipe Namor, um híbrido mutante das duas raças.


⊗ 3. A cadeira amarela do Professor X

Enquanto está ocorrendo o “julgamento” que é mais a condenação do Doutor Estranho do universo 616, Charles Xavier aparece para trazer um pouco de informação. É justamente ele quem conta para Stephen o que aconteceu, como o Estranho daquele universo fez as coisas sem comunicar ninguém e causou milhões de mortes. Durante essa breve aparição temos algumas referências interessantes.

A primeira delas se trata de nada menos do que algo que muitos os fãs acreditariam que seria algo “ridículo” aparecendo no cinema. Obviamente estamos falando da cadeira amarela do Professor Xavier que veio dos quadrinhos, mas ficou realmente conhecida por causa de X-Men: A Série Animada. Embora a ideia parece meio exagerada, a cadeira funciona muito bem em cena.

Vale lembrar que o visual da telepatia de Charles Xavier também é uma referência aos quadrinhos.


⊗ 4. A trilha sonora do desenho dos anos 90

Um dos pontos fortes de Doutor Estrano no Multiverso na loucura se trata da forma como a trilha sonora do filme é utilizada para compor o tom de terror do longa. É com ela que as pessoas podem tomar alguns sustos, ou perceberem que as coisas estão dando certo, ou errado. Também é a trilha sonora que apresenta o nosso querido Charles Xavier.

Durante a apresentação dos Illuminati, Charles é o ultimo dos 6 a aparecer, justamente para dar mais impacto a seu surgimento. Além do Próprio Patrick Stewart, além da cadeira amarela, os fãs ainda são brindados com uma versão da trilha sonora de X-Men: A Série Animada. A trilha é uma composição de Ron Wasserman (embora haja algumas polêmicas), sendo interpretada pela L’Orchestra Cinematique.

Nos créditos do filme, essa música é creditada como X-Men ’97, o que significa que provavelmente será essa a versão da canção que será utilizada na trilha sonora da nova animação dos X-Men.


⊗ 5. Referência aos Filmes da Fox

A franquia de filmes da Fox tem alguns erros bem grandes, erros esses que chatearam muito os fãs. No entanto, é inegável que a franquia possui inúmeros acertos, tantos, que ajudaram a compor o universo de filmes de super-heróis hoje liderado pela Marvel Studios. Um desses grandes acertos se trata de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, filme referenciado em Multiverso da Loucura.

Em certo momento do filme, 4 dos Illuminati saem para lutar contra Wanda enquanto Professor X e o Barão Mordo ficam tomando conta do Doutor Estranho, até então prisioneiro. Mordo acredita que Strange poderia causar a destruição de vários universos, assim como sua versão variante fez, por isso quer matar o Vingador. Xavier no entanto, ao ler a mente de Stephen, acredita que o herói pode ser a salvação de todos e antes de ajudá-lo com instruções, ele diz uma frase conhecida dos fãs:

Só porque alguém tropeça e se perde no caminho não significa que está perdido para sempre

Essa é uma frase que a versão do futuro do Professor X disse a sua versão do passado em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, para convencê-lo de que valia a pena ter esperança na humanidade.


Menção Honrosa
⊗ Imagem do Wiccano

O Status de Wiccano ainda é uma incógnita nos quadrinhos, não há uma confirmação se ele é ou não um mutante (provavelmente não após o retcon e de Wanda e Pietro). Portanto, também não temos ainda uma informação sobre qual o status Wiccano e Célere terão no MCU. Sendo assim, não dá para saber se esse easter egg é referente a algum mutante ou não, por isso, fica como menção honrosa.

Na cena em que a Feiticeira Escarlate está discutindo com Wong e o arremessa para o penhasco por tê-la desafiado, há uma referência ao Wiccano. Poucos segundos antes dessa discussão se iniciar, Wanda está analisando o templo, que ela entende ser feito para ela. Em uma das gravuras feitas em pedra que a vilã está examinando, temos a imagem de Billy utilizando seu uniforme.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você conseguiu reconhecer alguma outra possível referência dos X-Men? Diga nos comentários.