QUADRINHOS

10 vezes que o Universo Marvel ficou contra os X-Men

Os X-Men são uma das metáforas sociais mais importantes que a Marvel já criou ao longo dos anos de histórias de quadrinhos. Jurados para proteger um mundo que os teme e odeia, os X-Men tiveram relações instáveis tanto com o público quanto com outros heróis – às vezes eles são amados e ​​às vezes o mundo inteiro está contra eles, independentemente de todo o bem que eles já fizeram.


Houveram muitos inimigos que exigiram a união e o trabalho de equipe dos X-Men e de outras equipes da Marvel, mas já aconteceram momentos em que os mutantes e os heróis lutaram uns contra os outros. Além disso, também vamos abordar a conturbada relação dos mutantes com o governo humano, que já ficou contra eles inúmeras vezes. Confira:

⊗ Sentinelas
10 vezes o Universo Marvel se voltou contra os X-Men

Mutantes representam um salto na evolução e isso assusta os humanos do Universo Marvel. O racismo pode ser bem violento, especialmente quando seus alvos podem levantar caminhões com o pensamento ou tirar a Terra de órbita. Isso fez com que o governo dos Estados Unidos criasse o que considerava o impedimento final – os Sentinelas.

Houve muitos designs de Sentinelas ao longo dos anos e todos eles foram bastante letais. A coisa mais assustadora sobre os Sentinelas é que em quase todos os futuros que os X-Men testemunharam, os Sentinelas destruíram não apenas mutantes, mas quase todos os heróis que encontraram.


⊗ Iniciativa Orquídea 
10 vezes o Universo Marvel se voltou contra os X-Men

A Orquídea é a mais nova agência humana encarregada de combater os mutantes. Uma combinação de agentes da SHIELD, HAMMER, AIM e Hidra, com o claro o propósito de encontrar maneiras de manter os humanos como a espécie dominante do planeta. Eles foram ativados quando a riqueza de Xavier aumentou enormemente após a compra de várias empresas farmacêuticas(que resultou no nascimento de Krakoa), e seus planos foram colocados em prática.

Seu objetivo final é a criação de um Sentinela Nimrod, uma das variações mais perigosas dos robôs caçadores mutantes. Mesmo depois dos X-Men serem capazes de destruir suas principais instalações de construção Sentinela, a maioria de seus cientistas escapou, mantendo viva a ameaça à raça mutante.


⊗ Operação: Tolerância Zero
10 vezes o Universo Marvel se voltou contra os X-Men

“Operação: Tolerância Zero” é uma das histórias mais esquecidas dos X-men e mostra como o governo dos Estados Unidos e suas maquinações podem ser perigosas para os mutantes. Operação: Tolerância Zero fazia parte de uma agência governamental secreta que vinha infectando pessoas com nanites, às vezes voluntariamente e às vezes não, que os tornava Supra-Sentinelas.

Após o arco do Massacre, eles atacaram, ativando os Supra-Sentinelas. Eles foram capazes de capturar os pesos pesados ​​da equipe e privar os membros sobreviventes de seu sistema de apoio ao liberar nanites na Mansão X. A equipe conseguiu sobreviver ao ataque, mas foi por pouco.

⊗ A Cura Mutante
10 vezes o Universo Marvel se voltou contra os X-Men

A maneira como os humanos tratam seus filhos mutantes varia muito. Alguns deles amam e aceitam seus filhos e outros querem que sejam destruídos. No entanto, alguns ainda amavam seus filhos, odiando sua mutação e desejando que eles fossem normais. É aí que a cura mutante entrou. Durante a fase Surpreendentes X-Men de Joss Whedon, uma cura para o Gene X foi desenvolvido pela Dra. Kavita Rao com a ajuda do alienígena Ord, como uma maneira de se livrar dos mutantes sem matar todos eles.

Embora pareça um avanço em relação a algumas das outras coisas que os humanos criaram para se livrar dos mutantes, ainda era outra maneira de descriminação e era até bastante controverso na comunidade mutante, já que alguns mutantes odiavam seus poderes.

⊗ Norman Osborn Vs X-Men
10 vezes o Universo Marvel se voltou contra os X-Men

O tempo de Norman Osborn como a principal figura de poder do Universo Marvel foi repleto de momentos de brutalidade. Os mutantes eram um caso especial na Iniciativa de Super-heróis – eles já estavam registrados, mas o governo tinha pouco poder sobre eles. Osborn queria mudar isso.

Ele trouxe seus Vingadores Sombrios e o organização MARTELO para o quartel-general dos X-Men em San Francisco e tentou assumir o controle dos mutantes. Ele até criou sua própria equipe de X-Men Sombrios com a ajuda de Emma Frost e Namor. No entanto, seu plano deu errado e acabou unindo a raça mutante ainda mais.

⊗ Guerras Secretas

Guerras Secretas foi uma das maiores histórias de seu tempo! Uma minissérie de doze edições que colocou os heróis e os vilões do Universo Marvel uns contra os outros a mando de Beyonder. No entanto, os heróis tinham seus próprios problemas, já que os Vingadores e o Quarteto Fantástico tratavam os X-Men como se fossem vilões, em parte também porque Magneto estava com eles.

Os heróis não mutantes e os X-Men brigaram e a situação ficou muito tensa, com os X-Men deixando o complexo de edifícios que os heróis receberam e buscando um novo quartel-general. Eventualmente, os heróis e a equipe se reconciliaram, mas por um tempo, a relação entre eles era bem abalada.

⊗ Programa Arma Plus

O Programa Arma Plus começou com o Capitão América, mas com o passar dos anos, o programa mudou o foco de usar humanos para mutantes – eles já tinham poderes e tinham um grande potencial para experimentação. De Wolverine em diante, o Programa Arma Plus criou assassinos mutantes que os governos do mundo poderiam usar contra a comunidade mutante e outros inimigos.


As armas XIV e XV seriam as mais poderosas, com o XIV sendo as Irmãs Cuckoo e o XV um mutante Ultimaton, irmão do Fantomex.

⊗ Quarteto Fantástico Vs Krakoa

A nação mutante de Krakoa estava aberta a todos os mutantes e Xavier tentou reunir todos os membros da mutandade. Recentemente, um dos mutantes mais poderosos da terra era o filho de Reed e Sue Richards, Franklin. Sabendo disso, Xavier, Magneto e os X-Men foram ao quartel-general do QF para perguntar a Franklin se ele queria ir para Krakoa.

As coisas ficaram muito ruins entre o Quarteto Fantástico e os X-Men, com Sue Richards ficando especialmente irritada com os X-Men. Franklin acabaria fugindo para a Latvéria com a ajuda de Kate Pryde para ver se o Doutor Destino poderia ajudá-lo com a falha na sua mutação e as duas equipes lutariam antes de se unirem contra Destino. Um tempo depois, foi revelado que Franklin nunca foi mutante.

⊗ Inumanos Vs X-Men

Durante a história Infinito, Raio Negro lançou a névoa Terrígena na atmosfera da Terra. Isso desencadearia habilidades de muitos Inumanos latentes, mas provou ser muito prejudicial para a raça mutante – em alguns casos, esterilizaria os mutantes e em outros, os mataria. As coisas ficaram muito ruins entre as duas raças e, eventualmente, eles chegaram a um conflito, com os X-Men querendo apenas viver e os Inumanos fazendo um jogo hipócrita enquanto cometiam genocídio.

O mais estranho sobre toda essa trama é que a Marvel tentou colocar os X-Men como vilões, embora eles estivessem apenas tentando impedir outro genocídio genético.

⊗ Vingadores Vs X-Men

Depois de Dinastica M, a grande maioria da raça mutante foi destituída de poderes e isso mudou a maneira como eles interagiam com o mundo. Eventualmente, a raça diminuída foi dividida em dois – um grupo ficando ao lado de um ciclope mais militante do que nunca e o outro com Wolverine, que queria reativar a escola para ensinar mutantes. Quando a Força Fênix foi detectada indo em direção à Terra, Ciclope viu isso como a oportunidade perfeita para dar o pontapé inicial na raça mutante.


Os Vingadores, instigados por Wolverine e seu relato sobre como Ciclope era indigno de confiança, tentaram cortar o problema pela raiz, iniciando uma guerra entre eles e os X-Men, e que acabou terminando com um batalha massiva entre os X-Men e os Vingadores e no ressurgimento do Gene X. Ciclope estava certo.

Fonte: CBR

CONTINUE LENDO: A Classificação Mutante! Entenda todos os conceitos!