Jubileu se torna a mutante mais importante de Krakoa nos anos 90
Krakoa já é uma das fases mais icônicas dos quadrinhos dos X-Men, e agora está começando a servir de inspiração para outras realidades. É o caso de X-Men ‘92: House of XCII, uma minissérie que imagina como seria se a nação mutante tivesse surgido no universo da série animada dos anos 90. Nessa realidade alternativa, Jubileu é uma das personagens mais importantes. Quem diria, né?
A primeira edição do arco foi publicada, nos Estados Unidos, semana passada. Na história, a equipe dos anos 90, com exceção de Jubileu, realiza uma missão para destruir a base da O.R.C.H.I.S no espaço e impedir a criação de Nimrod, uma versão mais poderosa das Sentinelas, robôs gigantes que caçam mutantes. Porém, o time acaba morrendo no processo. Mas isso não é um problema, pois Krakoa possui métodos para ressuscitar os mutantes, os Protocolos de Ressurreição. Até aí, tudo bem parecido com Dinastia X e Potências de X, os dois arcos que serviram para apresentar Krakoa nos gibis.
Ao ser ressuscitada, Jean comemora o fato de terem superado a morte e o Professor X explica que isso só foi possível graças a união dos poderes dos Cinco, um grupo de mutantes que é responsável pelos protocolos. Wolverine, no entanto, não parece muito contente, já que só é possível ressuscitar quem morreu após Charles Xavier aprender a armazenar backups de memórias dos mutantes com o Cérebro.
Essa conversa deixa Vampira triste e ela lamenta o fato de que não podem trazer Jubileu de volta à vida por conta disso. Então é explicado que a mutante morreu durante um ataque das Sentinelas ao Instituto Xavier, que ocorreu antes da atualização do Cérebro.
Porém, no final da edição, temos uma grande revelação: Jubileu forjou sua própria morte. E não para por aí. Ela, na verdade, é a grande mente por trás da criação de Krakoa. Ou seja, nessa realidade, ela é análoga à Moira. E assim como sua equivalente, Jubileu também possui o poder reencarnar e está na sua décima vida. Durante toda a sua existência, ela viu os mutantes perderem para as máquinas e agora quer tentar algo diferente, unindo toda a mutandade em prol de uma mesma causa, a sobrevivência.
Resta saber se ela também irá se revelar uma traidora, assim como Moira.
E aí, caro mutante, o que achou do papel da Jubileu nessa história? Conta pra gente nos comentários!