QUADRINHOS

Após anos morto, Pássaro Trovejante FINALMENTE reencontra seu irmão Apache

Graças aos Protocolos de Ressurreição de Krakoa, os irmãos Proudstar — Pássaro Trovejante e Apache — finalmente puderam se reencontrar.


John Proudstar, o Pássaro Trovejante, é um dos mutantes que mais sofreram no limbo editorial da Marvel. Isso porque logo em uma de suas primeiras missões, o personagem ao tentar evitar que inimigo Conde Nefaria fugisse em um avião, se jogou para cima do inimigo. E enquanto causava fortes golpes contra a aeronave, a mesma entrou em ignição e explodiu, matando o X-Man no mesmo instante.

X-Men #95 (1963)

No momento de sua morte, Charles Xavier estava em conexão mental com o Pássaro Trovejante e sentiu todo o impacto das chamas queimando o seu corpo.

X-Men #95 (1963)

Seu irmão mais novo James “Jimmy” Proudstar, mais tarde decidiu se vingar de Charles Xavier por ter causado  indiretamente a morte de seu irmão. Entre diversas reviravoltas, Jimmy passa a entender as motivações do irmão e se junta aos X-Men também. Primeiramente adotando o codinome de Pássaro Trovejante em homenagem ao  irmão, mas depois mudando para Apache, mesmo nome da sua tribo.


O Pássaro Trovejante é o símbolo patrono da tribo indígena Apache, e John era visto como um líder de seu povo, responsável por protegê-los. Com a sua morte, seu irmão Jimmy assumiu esse manto e por anos lutava em defesa de seu povo.

Pássaro Trovejante em Chaos War: X-Men #2

Mas por ser um mutante, Jimmy também passou a estender essa proteção para a mutandade. E esses votos de querer proteger tudo e a todos perpetuaram até os dias atuais em Krakoa, com o Apache se tornando um dos líderes de campo de jovens mutantes.

Toda a relação de carinho, admiração e honra que o John tinha, passou  a ser refletida também por seu irmão James, que assumiu para si esse cargo.

Por ter morrido em um período onde o Cérebro ainda estava desativado para o armazenamento de backups, John não podia ser ressuscitado. Mas tudo isso mudou com o presente da Feiticeira Escarlate aos mutantes, os Campos de Elysium.


Julgamento de Magneto #5

Usando a magia da criação do caos a favor dos mutantes, Wanda, Legião e Proteus criaram uma realidade de bolso onde era possível acessar a alma de todos os mutantes, mesmo aqueles que ainda não manifestaram seu gene x por completo. Sendo um complemento perfeito aos Protocolos de Ressurreição, a alma de John finalmente foi acessada e ao final do JULGAMENTO DE MAGNETO #5 — de Leah Williams — pudemos ver o seu retorno definitivo.

A continuação dessa história se desenvolveu em NOVOS MUTANTES #24 de Vita Ayala. Jimmy com seu senso de responsabilidade, acabou perdendo o retorno do irmão enquanto deixava toda a residência deles em Krakoa apta para o seu retorno.

Novos Mutantes #24 (2019)

John inclusive questionou a ausência do seu irmão, porém ele havia entendido que em seu luto Jimmy pegou para si esse senso de responsabilidade que era do Pássaro Trovejante e moldou sua identidade em cima disso, achando que ele deveria carregar os fardos de todo mundo e deixar o caminho fácil para todos.


Novos Mutantes #24 (2019)

O emocionante momento do reencontro entre eles foi registrado nas ilustrações do brasileiro Danilo Beyruth, onde John pede para que o irmão deixe toda essa responsabilidade para ele de novo, pois agora ele está de volta e que o Jimmy não precisava mais manter essa postura inquebrável que ele mantinha.

“Calado. Você lutou, noite e dia, para proteger seu povo. Você já quebrou ossos e deu seu sangue para proteger aqueles que precisavam de proteção. Estou orgulhoso de você James, você já fez o suficiente. Deixe-me carregar seu fardo por um tempo. Descanse.”

Novos Mutantes #24 (2019)

O emocionante momento do reencontro entre eles foi registrado nas ilustrações do brasileiro Danilo Beyruth, onde John pede para que o irmão deixe toda essa responsabilidade para ele de novo, pois agora ele está de volta e que o Jimmy não precisava mais manter essa postura inquebrável que ele mantinha.

Vale pontuar que Jimmy e John já se encontraram durante o arco de Necrosha, mas nada tão intenso como foi escrito por Ayala.

“James… Você pode deixar ir agora. Deixa ir.” (se referindo ao luto de perdê-lo)

Agora com o retorno do Pássaro Trovejante, o mesmo ganhará uma HQ solo one-shot para situar o personagem na atualidade, a GIANT-SIZE: PÁSSARO TROVEJANTE. Afinal, John quase não teve desenvolvimento ao longo de suas aparições.



Mas e então, caros leitores, o que acharam do reencontro dos irmãos Proudstar? Gostaram?

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!