FILMES

8 erros que a Fox cometeu com Anjo que a Marvel jamais pode repetir

Warren Kenneth Worthington III, também conhecido como Anjo ou Arcanjo, é o mutante filho do milionário empresário Warren K. Worthington Jr. e de sua esposa, Kathryn. Após seu breve início como o vigilante “Anjo Vingador”, o mutante aceitou o convite de Charles Xavier para ser um membro fundador dos X-Men. Desde então, o herói teve participações importantes na X-Factor, nos Campeões, nos Cavaleiros do Apocalipse e mais recentemente, como um membro da X-Corp. Os filmes por outro lado, falharam em apresentar vários aspectos importantes do personagem. Sendo assim, apresentando nosso sétimo texto da série, hoje temos 8 erros que a Fox cometeu com Anjo, que a Marvel jamais pode deixar se repetir no MCU.


Vale apontar que essa é uma lista opinativa, assim, há a possibilidade de que você não concorde com nossa opinião. Nessas situações sempre incentivamos o debate na área de comentários.

⊗ 1. Pouca importância

Warren não é o personagem favorito do grande público, ainda assim, ele é um membro fundador da equipe nos quadrinhos. Ele possui grande importância em vários momentos das HQs, muito destaque durante vários momentos da X-Factor e também da X-Force. Falando especificamente da evolução dele desde as asas feridas no Massacre de Mutantes, até a origem do Arcanjo, temos ali um dos momentos mais icônicos da história dos X-Men.

No cinema, Anjo participa de 2 filmes, X-Men: O Confronto Final e X-Men Apocalipse. No primeiro, temos a primeira e única aparição dos 5 X-Men originais nas telonas e Warren é de longe o personagem mais negligenciado. Mesmo Scott que possui muito menos tempo de tela, traz mais peso para a trama (com sua morte rs) do que Anjo. Em X-Men: Apocalipse, a princípio temos a impressão de que o personagem terá um bom destaque, mas com o decorrer do filme, percebemos que dentre todos, ele é novamente o Cavaleiro do Apocalipse mais negligenciado.

Esperamos que quando a Marvel trazer Warren para o cinema, ainda que ele não receba tanto destaque, é necessário dar ao mutante os créditos pela importância como um membro fundador.


⊗ 2. Roteiro ruim

Ainda não é dessa vez que dentro dessa série há um personagem com um roteiro individual que não seja ruim. Como temos repetido durante vários dos textos, alguns filmes da Fox possuem um roteiro muito bom. Ainda assim, mesmo nesses filmes, o roteiro individual de certos personagens deixa muito a desejar.

Nos dois filmes em que Anjo participa, o roteiro do mutante é praticamente inexistente. É extremamente difícil lembrar de uma fala relevante do personagem que não seja ele dizendo “sinto muito” ao seu pai, ou gritando “Psylocke”. Se compararmos com o quão falador o personagem é nos quadrinhos, chega a ser uma injustiça. Como dito acima, o mutante pode não ser o personagem favorito do grande público, ainda assim, é importante que um membro fundador dos X-Men tenha falas relevantes e uma jornada individual completa na franquia.


⊗ 3. Erro de cronologia

Alguns dirão que citar erro de cronologia em um filme da Fox é praticamente redundância, afinal, isso é algo que se tornou extremamente comum nos filmes dos X-Men. Ainda assim, esse erro mostra a falta de preparo que a produção teve, além da já citada falta de importância de Anjo para a franquia.

Em X-Men: O Confronto Final, o jovem ator Cayden Boyd interpretou a versão criança do personagem, enquanto Ben Foster interpretou o mutante já adulto. Em X-Men: Apocalipse, quem interpreta o mutante é o ator Ben Hardy. Dois (ou três) atores interpretando versões diferentes do personagem não é um problema. Acontece que em X-Men: O Confronto Final, o filme estabelece que Warren nasceu durante os anos 80, mas X-Men: Apocalipse se passa em 1983, onde Anjo já é um adulto. Se chutarmos que a versão de Ben Hardy possui 18 anos, significa que ele nasceu em 1965, muito antes de 1973, período onde Wolverine conseguiu alterar a linha do tempo.

É importante que nos filmes da Marvel mantenha-se a coerência cronológica, isso é importante para que o público não fique confuso com relação ao que está assistindo.


⊗ 4. Desenvolvimento ruim

Ambas as versões do mutante possuem ótimas cenas introdutórias, momentos esses que fazem com que o público acredite que haverá um grande destaque para o personagem, mas é um engano. O resto de ambos os filmes não refletem as boas cenas introdutórias que o personagem recebeu no cinema.

Em X-Men: O Confronto Final, temos a incrível cena de Anjo enquanto criança tentando arrancar suas próprias asas na base da força. Essa é sem dúvidas uma das melhores cenas de toda a franquia, por outro lado, depois dela o personagem quase não aparece mais. Há uma segunda cena importante para o desenvolvimento dele, onde Warren se recusa a tomar a cura e finalmente se aceita enquanto mutante, esperava-se que a partir daí ele se tornasse um X-Man, mas não é o que acontece, ele quase não aparece mais.

Em X-Men: Apocalipse, a introdução do mutante é durante a cena da batalha na gaiola, onde Noturno sem querer danifica as asas do mutante. Essa é uma cena de muita importância para a chegada de Apocalipse, que o transforma dando suas asas de metal em uma cena incrível. Após isso, não há mais nada de interessante que a produção mostre sobre o personagem, o público não consegue se identificar com ele por causa de um desenvolvimento ruim. Fica bastante claro que em ambos os filmes o personagem tinha muito potencial, que foi desperdiçado, e isso é algo que a Marvel precisa evitar.


⊗ 5. Pouca interação

Novamente esse problema retorna para assolar os fãs que nunca conseguem ver mutantes interagindo. Temos duas versões diferentes do personagem, o que significa que ele encontrou com mais mutantes do que os outros costumam encontrar, ainda assim, como Warren tem um roteiro ruim, ele pouco fala.

Em X-Men: O Confronto Final Anjo tem algumas boas interações com seu pai, onde grande parte de seu desenvolvimento é focado. Acontece que essa é a única pessoa com quem ele realmente interage. Como já citado, é muito estranho que justamente no único filme em que há a participação dos X-Men originais dos quadrinhos, Anjo não interaja com nenhum deles. Em X-Men: Apocalipse por outro lado, Warren tem uma interação com Apocalipse e parece ter alguma relação de proximidade com Psylocke, mas como o personagem possui um desenvolvimento ruim, sequer é possível saber qual o grau de proximidade deles.


⊗ 6. Personalidade desinteressante

Não somos puristas de HQs, acreditamos que em alguns casos, mudar um pouco da personalidade do personagem em comparação aos quadrinhos pode funcionar. Esse é o caso do Mercúrio de Evan Peters, por exemplo, que não possui muito da personalidade dos quadrinhos, mas consegue agradar o público com seu carisma. Há um problema no entanto, quando as adaptações mudam a personalidade dos personagens, deixando-os desinteressantes ou até mesmo apáticos.

Nos quadrinhos, Warren é o famoso playboy mimado. Dotado de uma beleza invejável, muito conversador e sendo herdeiro de uma grande fortuna, a princípio o mutante se mostra esnobe e em algum grau bastante arrogante. Esses traços no entanto, escondem a alma benfeitora de Anjo, que é um filantropo que se preocupa muito com as pessoas ao seu redor.

Nos filmes, nós praticamente não temos chance de entender qual a personalidade do personagem. Em X-Men: O Confronto Final o mutante fica preso em um enredo individual com seu pai, já em Apocalipse, ele parece simplesmente um valentão que pratica bullying com as pessoas, mas a gente sequer descobre o real motivo. O personagem é colocado para ser um vilão, mas sem que o público o entenda, não vai achá-lo interessante e esse é um erro que a Marvel deve evitar.


⊗ 7. Não diferenciar Anjo de Arcanjo

Aqui temos uma extensão do item anterior, pois trataremos de outro aspecto da personalidade do mutante. Nos quadrinhos, a princípio Warren embora se mostre bastante egocentrico, é mais fácil descrevê-lo como bonito, animado, mulherengo, simpático, bondoso e muito extrovertido. Essa personalidade foi substituída por uma mais introspectiva e taciturna no final dos anos 1980, quando o personagem foi transformado em “Arcanjo”. Sob essa nova alcunha, o mutante se torna frio, cruel e vingativo, ferindo gravemente seus amigos inclusive. Mesmo após se livrar do controle de Apocalipse, até hoje Warren luta para tentar controlar sua sede de sangue.

Em X-Men: Apocalipse, a única mudança entre Anjo e Arcanjo são as asas de metal. A bem da verdade, nem mesmo o nome “Arcanjo” é citado por Apocalipse, que diz: “erga-se meu Anjo”. Como o único traço de personalidade do mutante que percebemos antes da transformação é a de um valentão, quando ele se transforma em um Cavaleiro do Apocalipse, simplesmente não há mudança. Todo o desenvolvimento e contraste de um mutante bondoso e pacífico para alguém cruel e frio se perde no filme. Isso faz com que uma das mudanças mais icônicas dos quadrinhos seja desperdiçada, algo que esperamos que a Marvel não repita.


⊗ 8. Capacidades mal exploradas

Com um mutante como Anjo, cuja principal habilidade é voar, a princípio pode-se pensar que a grosso modo, as habilidades dele foram bem adaptadas. Afinal, se ele é um mutante que possui assas gigantes e pode voar, os filmes adaptaram as habilidades dele de forma fiel e bem feita, correto? Errado.

Anjo é sim um mutante que voa e em ambos os filmes, percebe-se que ele voa muito bem. Acontece que outras habilidades do mutante simplesmente foram ignoradas. Nos quadrinhos Anjo é um excelente combatente corpo a corpo, nos filmes isso também deveria ser realidade, visto que ele era um lutador, mas ele apanha duas vezes do Noturno, que nunca nem recebeu treinamento em combate. O uso das asas do mutante como uma “arma branca” também foi muito mal explorado, além disso, nada do fator de cura dele foi apresentado. Agora falando especificamente sobre o vôo, essa é a arma mais letal do mutante, que já conseguiu derrotar vilões simplesmente usando sua velocidade extrema e seus reflexos, somados a sua habilidade de voar como arma. Ainda que o mutante voe bem nos filmes, isso não foi bem adaptado. Mais do que isso, fica a impressão de que qualquer personagem que voe pode fazer o mesmo que ele mesmo sem as asas.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você concorda com ela? O que acha das adaptações do Anjo no cinema? Diga o que pensa nos comentários.