X-Men prestam homenagem ao primeiro membro morto da equipe
Os novos X-Men ganharam a sua primeira aventura na última semana. O super-grupo possui um novo quartel general – uma casa na árvore em Nova York – e também criaram juntos uma espécie de megazord de sucata. Mas essa não é a única novidade dessa nova versão.
Como é de costume, os nossos heróis possuem um jato. Ciclope mostra o novo aeromóvel enquanto faz um tour com Polaris pela casa da árvore. Ela pergunta se é o Pássaro Negro, nome comum do X-Jato, mas Scott responde que estão em dúvida se a nave se chamará Pássaro Trovejante ou Proudstar, como um meio de homenagear John Proudstar, o primeiro X-Men a morrer em uma história.
⊗ JOHN PROUDSTAR
Pássaro Trovejante surgiu em Giant Size X-Men, de 1975. Ele participou da missão que resgatou os X-Men originais em Krakoa, ao lado de Ciclope, Banshee, Noturno, Solaris, Tempestade e Wolverine. John continuou na equipe por mais algumas edições, até morrer em Uncanny X-Men #95.
Os heróis estavam enfrentando o vilão Conde Nefária, que fugiu em um pequeno avião. Pássaro Trovejante foi atrás dele antes do jato levantar voo, contrariando os seus companheiros de equipe. Ele quebrou o vidro para atacar o inimigo e durante o confronto dos dois, a nave acaba explodindo, matando ambos no processo.
O herói nativo-americano teve alguns problemas para seguir as ordens de Ciclope, por ser teimoso e mais agressivo. Essas características te lembram alguém? Isso mesmo, o Wolverine. Chris Claremont e Dave Cockrum, responsáveis pelas aventuras do grupo na época, estavam achando os dois personagens muito similares. Considerando isso e a exigência da Marvel Comics em introduzir novos elementos nas histórias, decidiram matar um deles.
O personagem nunca ressuscitou oficialmente e permanece morto até hoje. Não são claros os motivos pelos quais não poderia retornar pelos Protocolos de Ressurreição. Mas é bom ver que até que retorne a sua morte não está sendo esquecida.
Pássaro Trovejante é um dos membros da Mutant Underground em The Gifted, onde é interpretado por Blair Redford.
E você, caro leitor, o que achou da homenagem? Diga nos comentário!