Entenda como Vampira conseguiu os poderes da Capitã Marvel
Vampira vs Capitã Marvel Marvel. Essa é uma das rivalidades mais conhecidas dos gibis. Isso se deve principalmente ao fato dessa história ser contada em X-Men: A Série Animada. Porém, o que muita gente não sabe, é que a história é um pouco diferente nas HQs. Continua lendo que você vai entender.
⊗ NASCE UMA RIVALIDADE
Tudo começa com Carol Danvers. Na época ela se chamava Miss Marvel e tinha uma revista solo que era escrita por Chris Claremont. Sim, o mesmo das histórias dos X-Men. Foi nessa HQ que Mística apareceu pela primeira vez, como uma vilã. Infelizmente, essa história não levou a lugar nenhum inicialmente, porque a heroína teve o seu quadrinho cancelado. Uma história final foi feita, mas não publicada.
Em Avengers Annual #10 [1981], a Miss Marvel reaparece, porém, já em coma no hospital. Professor X examina a sua mente e vê a imagem da Vampira. O telepata teoriza que ela foi a responsável pelo o que aconteceu com Carol. Na mesma edição, Vampira, que era membro da Irmandade dos Mutantes da Mística, ataca os Vingadores e derrota todos.
Essa seria sua única participação, pois, como dito antes, não tinha mais HQ da Miss Marvel. Chris Claremont, porém, gostou da Mística e da Vampira e decidiu levá-las para as histórias dos X-Men. Mística se tornou uma vilã recorrente, enquanto Vampira entrou para a equipe de Charles Xavier, como um meio de aprender a controlar os seus poderes, pois estava enlouquecendo com as memórias de Carol na sua mente, e também por sentir culpa pelo o que aconteceu.
Aos poucos, sua história foi sendo desenvolvida. Descobrimos que ela ficou permanentemente com os poderes da Miss Marvel e que é filha adotiva da Mística. Também acompanhamos sua jornada de conquistar a confiança dos seus colegas de equipe. Todo esse processo fez com que, aos poucos, ela se tornasse uma das heroínas favoritas de muitos leitores, principalmente pelo seu senso de humor.
⊗ A HISTÓRIA NÃO CONTADA
Lembra da história final de Miss Marvel que não foi lançada? Pois bem, ela foi finalizada e publicada em Marvel Super Heroes #11, de 1992, mesmo ano que estreou o desenho animado dos X-Men. Finalmente tivemos a oportunidade de descobrir o que rolou com as duas.
Mística planeja matar Miss Marvel por conta de uma previsão de Sina. Ela previu que um dia Carol Danvers arruinaria a vida da Vampira. Raven Darkholme não pode deixar isso acontecer e decide fazer de tudo pra salvar a vida da sua filha. E sua conclusão, como dito antes, é a de que a heroína deve morrer. Afinal de contas, não tem como ela fazer algo se estiver morta.
Ela então planeja um ataque da Irmandade de Mutantes. O grupo de vilões é derrotado, mas Mística não desiste. Irene então avisa que o melhor é pararem, pois não consegue mais ver Carol em nenhum futuro. Raven ignora os avisos e insiste em continuar. Ela diz que não deixará em aberto qualquer possibilidade da heroína machucar sua filha, mesmo que isso custe sua própria vida.
Vampira escuta essa conversa e decide ir por conta própria atrás de Carol, sem que Mística saiba, porque não quer mais ser tratada como uma criança. Ela encontra a heroína desprotegida na rua e inicia um ataque. Em dado momento, ela toca no rosto de Carol e absorve seus poderes. Mas ela acaba absorvendo mais do que queria. Mística chega depois disso e socorre sua filha. Mas já era tarde demais.
⊗ NA ANIMAÇÃO
Essa história, como todos já sabem, foi adaptada no desenho dos X-Men.”Uma História da Vampira” (T2E9) retrata como a heroína entrou para a equipe e ganhou suas habilidades de voar e super força.
Nesse episódio, Vampira começa a ser atormentada por lembranças da Miss Marvel. Ela é atraída até o hospital onde Carol Danvers está em coma e reencontra Mística, que quer que ela se lembre do que aconteceu – o Professor X bloqueou suas memórias. Ela toca em Raven e começa a se lembrar.
Vampira foi expulsa de casa quando seus poderes se manifestaram e foi adotada por uma mulher loira (Mística não usa sua verdadeira forma aqui). Ela ensinou Vampira a controlar os seus poderes e depois de algum tempo planejou um ataque contra a Miss Marvel. Vampira vai atrás dela e seguindo as instruções da sua mãe toca na heroína. Ela quer soltar, mas sua mãe insiste que não solte, então ambas começam a voar e Carol finalmente é derrotada.
Vampira absorveu os seus poderes, mas foi atormentada pelas memórias da heroína. Um dia voando, ela ouve o chamado de Charles Xavier, que a acolhe e ensina a controlar seus poderes.
E você, caro leitor, prefere qual das versões? Diga nos comentários!