QUADRINHOS

PAI E FILHA? Feiticeira Escarlate e Magneto se reencontram no Hellfire Gala

Após anos sem Wanda e Magneto se reencontrarem, a Marvel aos poucos tem corrigido um dos piores retcon envolvendo a família de Erik.


Para aqueles que não se recordam, em meados de 2014, a Marvel Comics, em uma tentativa de retirar — de todas as formas possíveis — as amarras contratuais cinematográficas da Feiticeira Escarlate e do Mercúrio (que estavam com a FOX), tirou dos gêmeos Maximoff não só sua identidade mutante, como também a paternidade de Magneto e o envolvimento deles no núcleo dos X-Men.

Essa mudança repercutiu muito na época, e ainda hoje tais personagens (e seus fãs) reclamam nas redes sociais da Marvel para que algo seja feito.

Sem conexão com a mutandade, a Feiticeira Escarlate ganhou em 2016 um título solo que trabalhou um pouco mais sua árvore genealógica e poderes. Isso reescreveu tudo o que sabíamos sobre a Wanda e adicionando ela ao núcleo mágico da Marvel, com ela e Pietro sendo filhos de Natalya Maximoff, a Feiticeira Escarlate que agia antes mesmo da Wanda.


Apesar da mãe e de todo o contexto mágico ser trabalhado, a informação de quem seria o pai dos gêmeos ficou em aberto, e isso foi algo que nem o solo da Wanda, ou a minissérie do Mercúrio (Sem Rendição, 2017) tocaram.

Mercúrio, Sem Rendição | Feiticeira Escarlate

Com a construção do mundo dos mutantes envolta agora da nação de Krakoa — idealizado por Jonathan Hickman — Wanda ganhou um papel muito específico no núcleo dos X-Men, sendo quase comparada ao próprio bicho papão, a Farsante.

Graças ao “Chega de Mutantes”, a Feiticeira Escarlate é uma inimiga da mutandade, genocida do seu povo, a Farsante, ganhando inclusive expressões como “Wandageddon” (para se referenciar ao Dia M), se tornando uma própria versão de xingamento entre os jovens (“não seja uma Wanda/Covarde”) e citações proibidas por crianças.

De um lado está o Magneto: líder de uma nação, herói do seu próprio povo, adorado por crianças, construtor de mundos e dono de uma família fragmentada, sendo obrigado a ouvir os piores tipos de xingamentos a respeito de sua “Ex-filha”.


Do outro lado a Feiticeira Escarlate: orgulhosa da mãe que teve e do seu título, mas envergonhada de suas ações, enfrentando uma depressão severa, buscando desesperadamente corrigir seus erros (ocasionalmente criando novos), sendo apedrejada e odiada por todo um povo.

Erik tentou entrar em contato com Wanda e Pietro, buscou reunir ambos para uma conversa e esclarecer as coisas, mas ao que parece, isso não aconteceu.

Com todo esse contexto por trás, a presença de Wanda em Krakoa, ou até mesmo no Baile de Gala da Companhia do Inferno, era algo totalmente ofensivo, e a possibilidade dela aparecer durante a cerimônia seria um verdadeiro caos.


ATENÇÃO, O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS DE S.W.O.R.D. #6

Ainda assim, Magneto convidou a Feiticeira Escarlate para o evento, especialmente, para a queima de fogos que aconteceu no Planeta Vermelho, depois de se tornar o Planeta Arakko. Mas Wanda não apareceu.

Ao final do Baile, com boa parte da festa evacuada para a própria ilha de Krakoa — o Hellfire Gala aconteceu em uma ilha à parte, a “ilha Emma” — Wanda apareceu para conversar com Magneto, e com toda certeza esse foi um dos momentos mais importantes para eles.


Com medo, envergonhada e buscando entender o motivo do convite, Wanda apareceu através de um dos portais que ela estava autorizada a passar — afinal, ela tinha o convite de um dos anfitriões. Ela mesma assume que não conseguiria se fazer presente após todo o caos, e até se reconhece como “farsante”.

Magneto buscando consola-lá, conta a história sobre uma de suas filhas, Anya. A menina foi morta queimada por humanos, e eles nem sabiam se ela era uma mutante. Magnus até reconhece algumas características físicas da falecida filha em Wanda, como os olhos.

Erik conta que mesmo fugindo da humanidade, eles ainda são humanos clamando por misericórdia. Mas que agora eles buscam clamar por suas próprias misericórdias. Seja em governar uma nação, seja em construir mundos ou em aproveitar o tempo com os filhos.


Magnus então reconhece que falhou com todos os seus. Que se arrepende da forma como os tratou e que entende que não foi um bom pai. Wanda até mesmo tenta formular uma frase sobre “ela não ser mais filha dele”. Mas Magneto a corta antes mesmo dela conseguir dizer algo, assumindo que “às vezes o que é real nem sempre é a verdade”, e que às vezes “necessita de dois para perceber”.

Com essa afirmação, Erik a conforta em seus braços e diz: “Você é minha filha Wanda. Você sempre será minha filha. E eu farei tudo o que eu estiver ao meu alcance para fazer as coisas se ajeitarem”.


Após isso, Wanda e Magnus passam o resto da noite — e vão até o amanhecer — conversando e valsando, aproveitando o momento que há tanto tempo eles queriam ter.

Esse provavelmente deve ser o motivo da minissérie “O JULGAMENTO DO MAGNETO”, pois ao que tudo indica Erik enfrentará tudo e todos que impedirem ele de reconhecer a sua majestosa Dinastia M, com todos os seus filhos e netos ao seu lado.

A própria prévia das edições futuras desse novo título revelaram que Magneto enfrentará os Vingadores e até mesmo o peso do Conselho Silencioso de Krakoa sob essa decisão dele querer proteger Wanda e perdoar seus atos.

• Heróis do Universo Marvel vão à Krakoa para um memorial. Agora eles têm uma luta.
• Magneto pressiona o Conselho de Krakoa a beira do Abismo.
• Também… Há algo errado com o corpo…

Ainda assim, mesmo com o retcon, ao que tudo indica a relação de Pai e Filhos entre Magneto, Wanda e Pietro se resolveu. Não sabemos se eles voltarão a ser mutantes, mas pelo o que parece, é bem provável que isso aconteça em um futuro não muito distante. Até lá, pelo menos temos a certeza que Magneto finalmente poderá comemorar com todos os seus filhos as bênçãos de Krakoa.

Vale mencionar algo: Em X OF SWORDS: HANDBOOK, é revelado que na morada de Magneto em Krakoa, a Dinastia M, tem 6 quartos, mas 2 ocupados, por ele e Polaris. Dentro de uma contagem rápida, os quartos poderiam ser de Wanda, Pietro, Billy (e seu esposo) e Tommy. Curioso, não?



Mas e vocês, caros leitores, o que acharam do momento entre Pai e Filha? Certamente é um daqueles registros que ficarão marcados para os dois personagens. De qualquer forma, é realmente lindo ver essa família voltar a funcionar. Será que teremos um momento assim com o Pietro? Deixe seu comentário logo abaixo!

Acesse o INSTAGRAM do UX e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva no CANAL NO YOUTUBE, que ao longo da semana é lançado diversos vídeos sobre X-Men e seu vasto universo!