FILMES

Entenda porque Wolverine matar a Fênix não é um erro de roteiro

X-Men: O Confronto Final foi lançado há quase 15 anos. E embora seja possível dizer que ele desagradou grande parcela dos fãs, é inegável que, para outra parte, o longa certamente tem um lugar no coração dessas pessoas. Como tudo que é controverso, o filme gerou questionamentos. Muitas pessoas comentam em fóruns e nas redes sociais que Wolverine conseguir matar a poderosa Fênix Negra é um erro grosseiro de roteiro, e que isso só aconteceu pelo destaque que Hugh Jackman ganhou. Nós estamos aqui hoje para mostrar que não é bem assim.


⊗ Enredo

Caso você não se lembre do enredo do filme, ele adapta dois arcos diferentes dos quadrinhos. O arco da cura de ” Super Dotados”, de Joss Whedon, e Fênix Negra, por Chris Claremont.

O governo está desenvolvendo uma cura para acabar com os mutantes, quando de repente Jean Grey retorna de seu “exílio” nas águas do lago Alkali. Logo descobrimos que Jean Grey está sendo dominada por sua personalidade maligna, a Fênix, a ponto de perder o controle e assassinar Ciclope e o Professor X. Magneto então convence a mutante a entrar para a Irmandade, mas isso é parte do seu plano para acabar com os não mutantes. O plano acaba dando errado pois ao ser atacada, a Fênix entra em surto, exterminando diversos humanos e mutantes no local. É nessa hora que Wolverine se aproxima de Jean, com a ajuda de seu fator de cura, e apunhala sua amada com suas garras, matando-a.


⊗ Os poderes de Wolverine

A forma como os poderes de Wolverine são apresentados nos filmes é bastante simples. O mutante pode projetar garras de ossos por suas mãos, que acabaram se tornando de metal devido ao projeto Arma X. Esse projeto só foi possível, por causa dos reais poderes do mutante, o seu estupendo fator de cura. Com ele, ferimentos considerados seríssimos são quase inefetivos para o mutante. Ser apunhalado dezena de vezes pelas garras de adamantium da Lady Letal ou tomar um tiro na testa à queima roupa prova isso.

⊗ Os poderes de Jean Grey

Durante o filme, os poderes de Jean Grey são apresentados como uma telepatia de nível altíssimo, visto que a mutante barrou o Professor X de entrar em sua mente. E, é claro, sua telecinese a nível molecular, podendo moldar e remanejar objetos, destruí-los, e até mesmo transformá-los em um mini Sol (isso acontece em uma cena deletada).

Com esses poderes, Jean Grey pôde neutralizar a mutação de Ciclope, permitindo que ele olhasse para ela sem machucá-la. Sem levantar as mãos, ela destruiu uma grossa camada de aço para fugir da mansão X. Na batalha da casa dos Grey, sua telecinese tinha tanto impacto que impediu que todos os mutantes presentes pudessem se mover. No auge de sua raiva, ela saiu exterminando diversas pessoas tornando-os apenas pó.

Com uma gama de poderes tão vastos, é fácil dizer que Jean Grey deveria ter obliterado Wolverine em poucos segundos, mesmo com seu fator de cura.


⊗ O Pesadelo de Jean Grey

Recentemente publicamos aqui um artigo que explicava o porquê de Tempestade não ter tentado salvar Jean Grey no final de X-Men 2. É um artigo extenso, mas que em seu cerne pode ser resumido com uma frase Jean Grey escolheu morrer, para que ela não machucasse seus amigos.

  • LEIA MAIS: Entenda porque Tempestade não salvou Jean Grey no final de X2

X-Men: O Confronto Final é a conclusão do maior pesadelo de Jean Grey. Seus poderes ficam fora de controle, e ela acaba matando o amor de sua vida e sua figura paterna. Logo, seu sacrifício para não machucar seus amigos não funcionou. Mais do que isso, ela sente que para cada segundo que ela passa viva, a personalidade da Fênix se torna mais forte. Não a toa, no início do filme, ao ser encontrada, ela pede para ser morta, mas acaba tendo seu pedido negado.


⊗ Por que Wolverine não morreu?

Durante os momentos finais da batalha, quando Wolverine está tentando se aproximar de Jean, é possível perceber que a Fênix não está tentando matar o mutante. Pois diferente das outras pessoas, a roupa de Logan é desintegrada aos poucos. A vilã só lança as ondas telecinéticas depois que o corpo do Carcaju já se curou. A pergunta de Jean quando o mutante se aproxima, mostra que aquilo era praticamente um teste, para ver o quanto ele aguentaria antes de morrer pelos amigos. “Você morreria por eles”? Pergunta ela. “Não por eles, por você“. Responde então o Carcaju. E é essa resposta que desarma a Fênix.

Resta então a mutante uma única solução, concentrar toda a sua força para uma única tarefa, impedir a Fênix. É isso mesmo, é possível concluir que quem impediu a Fênix não foi Wolverine, e sim a própria Jean. O mutante pode tê-la matado, mas isso não seria possível se Jean Grey não fosse tão bondosa, e amasse tanto seus amigos.

Me salve

Jean Grey em X-Men: O Confronto Final

E é por isso que Wolverine conseguir matar a Jean não é uma falha no roteiro. É possível que se argumente que isso só aconteceu, porque os X-Men na Fox davam muito destaque para o mutante. Isso talvez seja a verdade, Ciclope é quem os fãs esperavam nessa cena. Mas se observarmos o filme como um todo, as escolhas comerciais não interferem nessa parte do roteiro.


Você gosta de como a morte de Jean foi feita em X-Men: O Confronto Final? Diga nos Comentários.