QUADRINHOS

10 segredos sobre as Sentinelas que ninguém deveria saber

Sentinelas são os piores pesadelos dos mutantes. Mas talvez não fossem se eles soubessem apenas alguns desses segredos.

Criadas por Bolivar Trask, o único objetivo das Sentinelas era proteger a humanidade dos mutantes. Isso imediatamente colocou os robôs caçadores de mutantes em desacordo com os X-Men. Nos muitos anos desde o início das Sentinelas, eles provaram ser um grupo inimigo difícil para os X-Men.



Ainda há muito mistério por trás desses robôs avançados. Embora eles continuem sendo derrotados e destruídos pelos X-Men, parece que mais e mais continuam aparecendo. Aqui estão os dez principais segredos sobre as Sentinelas que o portal CBR listou e que ninguém deveria saber.

10. Auto-consciente

A inteligência artificial dentro das Sentinelas lhes permite raciocinar e desenvolver uma espécie de consciência limitada. Nos quadrinhos, vemos esse problema se manifestar várias vezes, levando a algumas consequências terríveis.

Quando Trask ativou as Sentinelas pela primeira vez, ele as programou para proteger a humanidade da ameaça mutante. Usando seu próprio raciocínio, as Sentinelas determinaram rapidamente que a melhor maneira de proteger a humanidade era dominá-la. Com sua inteligência artificial cada vez mais complexa, as Sentinelas se tornaram cada vez mais difíceis de controlar ao longo dos anos. Você nunca sabe exatamente o que eles estão pensando.

9. X-Sentinelas

Por um tempo, parecia que o programa Sentinela estava morto e nunca mais voltaria. Mas não foi o caso, pois o programa Sentinela foi logo trazido de volta mais forte do que nunca.

Depois que o governo dos EUA iniciou o Projeto Armageddon, o Dr. Steven Lang desenvolveu as Sentinelas Mark III. Algumas dessas Sentinelas ficaram conhecidas como X-Sentinelas. Isso porque elas possuiam a mesma semelhança e copiaram alguns dos poderes dos X-Men.



8. Projeto Wideawake

Em resposta a uma tentativa de assassinato pela mutante Mística, o Presidente dos Estados Unidos aprovou o Projeto Wideawake. O Projeto Wideawake secretamente começou a desenvolver uma série de poderosas armas anti-mutantes para ajudar a proteger o povo americano.

Depois de desenvolver muitas armas e reunir várias super equipes anti-mutantes, o Projeto trouxe a bordo o vilão dos X-Men, Sebastian Shaw. Shaw usou sua empresa de contratações de defesa, Shaw Industries, para desenvolver e utilizar várias Sentinelas novas e atualizadas.

7. O Tri-Sentinela

Quando o trapaceiro asgardiano Loki colocou as mãos em três Sentinelas, os leitores de quadrinhos sabiam que o universo da Marvel estava em apuros. Usando sua magia arcana, Loki fundiu os três Sentinelas, criando um Tri-Sentinela maior e mais forte.

A Tri-Sentinela foi então enviada para atacar uma usina nuclear, o que poderia matar milhares de pessoas. Felizmente, o Homem-Aranha conseguiu parar o robô, usando seus novos poderes temporários do Capitão Universo.

6. Bastion

Quando uma misteriosa força mística fundiu a Sentinela Nimrod e um Molde Mestre, Bastion nasceu. Embora Nimrod e o Molde Mestre sejam Sentinelas completamente robóticos, Bastion parece ser um pouco humano.

Bastion, então, partiu para encontrar seu próprio objetivo, tornando-se o líder das Sentinelas. Este vilão dos X-Men é muito poderoso e criou muitas novas versões perigosas das Sentinelas.

5. Supra-Sentinelas

Sentinel-X-Men copy

Durante a Operação: Tolerância Zero, Bastion transformou um grande número de humanos em ciborgues Humano-Sentinela, que foram forçados a cumprir suas ordens. Esse novo lote de robôs ficou conhecido como Supra-Sentinelas.

Esses Supra-Sentinelas eram essencialmente agentes adormecidos. Nem eles sabiam que eram ciborgues. Quando um mutante fica próximo o suficiente, as diretrizes Supra-Sentinelas são ativadas, forçando-a a matar o mutante. De todos os humanos que Bastion havia transformado, havia um que se destacava entre os demais. O nome dela era Karima Shapandar, mais tarde conhecido como Sentinela Ômega.



4. Sentinela Ômega

Uma policial da Índia, Karima Shapandar e seu amante foram capturados por Bastion. Ele tentou transformar os dois em Supra-Sentinelas, mas só conseguiu transformar Shapandar porque seu amante era realmente um mutante. Depois de fugir, Karima controlou dolorosamente sua programação Sentinela e pediu para o namorado fugir. Caso contrário, ela o teria matado.

Algum tempo depois, Karima se viu na ilha de Genosha, onde conheceu o professor X e Magneto. Os dois líderes mutantes usaram seus poderes combinados para desativar a programação de Karima e devolver seu livre-arbítrio. Agora no controle de seu corpo cibernético mortal, Karima decidiu se tornar uma heroína conhecida como Sentinela Ômega. Ela até se juntou aos X-Men por um tempo.

3. Nimrod

Criado em um futuro alternativo, Nimrod foi projetado como um descendente indestrutível dos Sentinelas. Nomeado em homenagem ao Nimrod (Nemrod) da Bíblia, conhecido por suas habilidades de caça, o único objetivo de Nimrod era encontrar e exterminar mutantes.

Quando a mutante Rachel Summers viajou de volta no tempo, Nimrod a seguiu trazendo-o para o universo mainstream da Marvel. Desde que chegou a esse novo tempo, Nimrod fez  com sucesso sua missão de derrotar os X-Men e exterminar mutantes.

2. Agenda secreta do Dr. Steven Lang

Após a morte de Bolivar Trask, o programa Sentinela foi passado para seu filho Lawrence. Um tempo depois, Lawrence também morreu, deixando os robôs sob a responsabilidade do Dr. Stephen Lang em nome do governo dos Estados Unidos. Mal sabia o governo, Lang tinha sua própria agenda.

Secretamente, Lang era um fanático anti-mutante, empenhado em favorecer sua extinção. Membro do Clube do Inferno, Lang usou os recursos do governo e do Clube do Inferno para criar um exército de Sentinelas prontas para exterminar a ameaça mutante.



1. Os Moldes Mestres

No final do primeiro conflito dos X-Men com as Sentinelas, eles conheceram e combateram o mortal Molde Mestre. Uma Sentinela gigante que foi projetada para criar exércitos inteiros de Sentinelas para combater a população mutante. Elas podem produzir um suprimento aparentemente interminável de soldados de infantaria Sentinela.

Embora os X-Men tenham derrotado esse primeiro Molde Mestre, as Sentinelas tinham um segredo que os X-Men não conheciam. Na verdade, havia dezenas, senão mais, a Molde Mestre criava e enviada para várias agências e locais em todo o mundo. Provavelmente ainda existem muitos modelos de Molde Mestre escondidos no mundo, secretamente produzindo o fim dos X-Men.