QUADRINHOS: Origem dos mutantes sofre um pequeno retcon!
O Universo Marvel é preenchido com todos os tipos de seres diferentes, de super-soldados e deuses para mutantes, inumanos e muito mais. Enquanto alguns são admirados e aplaudidos, outros são tratados como párias e rejeitados, com aqueles nascidos com o gene X caindo no último acampamento.
A população de mutantes da Marvel experimentou seus altos e baixos ao longo dos anos, desde ver seus números diminuindo para menos de 200 após o “No More Mutants” da Feiticeira Escarlate, até a recente ameaça de extinção causada pela névoa terrígena dos Inumanos. Não importa quão terríveis as circunstâncias, no entanto, a raça mutante persevera, desde a sua primeira aparição na EC(Era Comum).
O vilão Apocalipse é muitas vezes referido como o primeiro mutante a aparecer no Universo Marvel, com suas origens começando no antigo Egito. O grupo imortal chamado X-Eternos tem alguns mutantes bem antigos entre seus membros também, com Selene e Saul como exemplos principais. No entanto, no relançamento da Marvel dos Vingadores #1 por Jason Aaron e Ed McGuinness deu aos mutantes um “Fresh Start”, recontando a aparição dos primeiros mutantes para o período dos Vingadores 1,000,000 A.C.
Os fãs viram os Vingadores de 1.000.000 A.C no especial Marvel Legacy #1, com Odin, Fênix, Pantera Negra, Punho de Ferro, Agamotto, Cavaleiro Fantasma e Estigma enfrentando um Celestial moribundo. Apesar de terem sido vitoriosos, os Celestiais vieram em busca de retorno, trazendo este grupo único de heróis juntos mais uma vez.
Antes de ir para a batalha, Punho de Ferro pede a Agamotto que use sua magia para ver o futuro para ver se existe alguma maneira de sobreviver ao conflito que se aproxima. Agamotto fica reflexivo enquanto dá sua resposta, como ele se pergunta se os homens das cavernas antes dele viessem a ser o maior inimigo da Terra.
De lá, Agamotto observa seus companheiros atacarem de frente com os Celestiais gigantescos que pairam sobre a Terra. Quando você considera cada um dos sete heróis, eles representam todos os diferentes cantos do Universo Marvel. “Deuses e mutantes e monstros”, disse ele. “Homens das cavernas com o poder das estrelas.” Agamotto está obviamente se referindo aos Vingadores de 1.000.000 A.C, mas se você olhar um pouco mais de perto, a declaração tem um impacto supremo na linha do tempo da Marvel, especificamente para os X-Men e os mutantes.
Segundo Agamotto, os mutantes existiam em 1.000.000 A.C, o que seria anterior ao Apocalipse ou qualquer um dos X-Eternos. O mais provável é que o mutante em questão é a hospedeira da Fênix, já que a entidade cósmica tem um padrão de escolha de possuir mutantes ruivas telepáticas.
É possível que Aaron e a Marvel incluam um retcon mutante na nova revista dos Vingadores, com o objetivo de criar futuros enredos para jogar na linha de quadrinhos dos X-Men. Ou, faz sentido que os mutantes existam em 1.000.000 A.C se você incluir uma Fênix na sua linha de Vingadores pré-históricos.
Fonte: CBR.