ESPECIAL UXFILMES

X-MEN APOCALIPSE: Alexandra Shipp faz revelações incríveis em entrevista ao Collider!

[ATENÇÃO, O UX AVISA, ESSA MATÉRIA CONTÉM SPOILERS]
Quando a FOX anunciou a sequência para X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, uma das primeiras noticias que saíram a respeito do novo filme foi sobre as versões dos X-Men ‘originais‘ que seriam diferentes da primeira trilogia, seriam mais jovens. O então aguardado X-Men: Apocalipse terá como um de seus arcos a introdução das versões mais jovens dos X-Men e até de alguns mutantes da trilogia original. Tempestade que até então era a única do trio clássico de X-Men que não possuía uma versão jovem na franquia (com exceção da cena deletada de X-Men Origens: Wolverine), ganhou uma introdução, afinal ela é uma personagem incrível, e é uma das peças vitais para o funcionamento dos X-Men, e claro, o desempenho de Halle Berry certamente deixou a sua marca nos primeiros filmes. Em conversa com o Collider, Alexandra Shipp, a escolhida para esta tarefa deu uma extensa entrevista falando sobre a jovem Tempestade, a relação dela com Apocalipse, os cavaleiros e até mesmo os jovens X-Men, confira:

COLLIDER: Os fãs estavam desejando o corte Moicano a bastante tempo…

SHIPP: SIM!! você sabe, eu estava realmente muito animada e pensando bastante “O que eles farão no meu cabelo?”. Eles diziam tipo “Deixa o pessoal, eles sabem.” E então eu fiquei tipo, “Ok, bem, eu estava pensando que eles iriam fazer um longo cabelo branco”, e então eu pressionava, “Como eles vão usar meu cabelo?” foi quando me disseram que estavam querendo o moicano. Eu simplesmente disse, “PERFEITO!”. Fui fazer o teste com a peruca ou qualquer coisa do tipo e conheci o Felix, o cara que mexe nos penteados com cabelo e perucas na franquia, e conversamos. Eu fiquei tipo, “Você sabe, vamos tentar agora”. Isto foi 3 meses de antecedência. Era como se eu fosse me barbear, vamos agora! Ele respondeu: “Ok, vamos raspar a coisa toda”. Eu fiquei, “ESPERA! A coisa toda?” e ele, “Sim, nós vamos colar a peruca.”. Ele falou “Sim, vamos ter que raspar sua cabeça todas as manhãs com o creme”. E eu pensava, “O que quer dizer isso com o creme? Igual a que? Algum tipo de laquê na minha cabeça? Eu não sei o que isso significa. Eu não quero isso. Eu não quero saber mais nada disso.” E FUNCIONOU! E é muito legal.


Você pode nos contar um pouco sobre a Tempestade? Hã, essa Tempestade – Sua Tempestade?

Minha Tempestade em particular é uma espécie de, bem, sim, ela é a versão do passado da Tempestade de Halle. Esta Tempestade é um pouco diferente porque você vai se encontrar com ela diretamente no Cairo. Você estará conhecendo um pouco mais de sua origem, de onde ela vem. Você estará vendo toda a dor que ela passou. Não é como se ela estivesse na mansão se divertindo. Ela é tão diferente de todas as outras crianças, porque eles vêm de famílias. Eles vêm de algum tipo de amor e/ou apoio enquanto a Tempestade não teve isso desde que seus pais morreram naquele acidente de avião na casa desde que ela tinha cinco anos.
É como se, ela estivesse realmente confusa, sendo que os únicos mutantes que ela conhece são mutantes ruins. Os únicos mutantes que ela conhece são aqueles que a usam para que ela roube com seus poderes, ou ser guarda-costa de bandidos ou o que tiver que ser. Ela não pensa, “Oh, vou salvar o Mundo”. É tipo, “que se dane o planeta, eu preciso de dinheiro e por isso vou te distrair com algum vento e pegarei o que tiver em seu bolso.” Ela está em modo de sobrevivência por isso, quando ela conhece Apocalipse, ela faz de tudo para ser sentida e necessária, como se pertencesse a algum lugar.
Então este ser extremamente poderoso que se auto nomeia Deus vem perante ela e diz “Eu sou o que você está esperando, eu vou cuidar de você”. Para ela, isso é como, “wow”. Ela não sabe nada sobre os X-Men. A única coisa que ela sabe é sobre Mística quando ela salvou o presidente, mas é basicamente isso. Diferente da Mística, todos os outros que ela conhece são ruins, e isso fica marcado nela, faz parte de onde ela vem. Eu necessariamente não consigo vê-la como uma má pessoa, ou como uma mutante má. Eu não a vejo como um vilã. Ela não sabe que é um vilã. Afinal, isto é tudo o que ela conheceu, apenas o mau.”

Já conversou com Halle Berry a respeito da personagem?

Ainda não. Eu meio que estou adiando isso. Eu tenho 30 rascunhos nos e-mails começando um dialogo com ela e desisto. Eu fico tipo, “Alex, você pode ficar fria sobre isso. Você consegue ser legal, esta tudo bem, apenas seja legal”. Eu tinha esperança de vê-la na Comic-Con, mas eu não consegui e fiquei um pouco triste e decepcionada. Eu estou adiando porque quando eu encontrá-la eu quero conhecer ela tipo, “Oh meu Deus, eu te amo!” e não um interrogatório com ela, o que eu acho que eu faria. Além disso, seria como se meu eu de 17 anos de idade entrevistasse meu eu mais velho depois que eu já tivesse concluído tudo o que eu queria, e acho que seria um pouco diferente. Além disso, elas são tão diferentes. Tempestade é emocional mas seus poderes ainda não são, eles não entram em atrito, e ela está vindo de toda uma turbulência ainda jovem, “Eu não consigo descobrir, eu não sei o que estou fazendo necessariamente, mas eu estou fazendo”. É de onde ela vem. É um pouco diferente do que a Halle fez e por isso quero manter um pouco de distância disso.

Você se sente como a novata do bairro ou a nova figurinha da coleção?

Oh meu Deus. Sim, eu entrei no set e eu estava tipo, “Oh, oh, oh oh”. -Eu me senti assim e ao mesmo tempo não-. Com esse elenco, eu estava entre família. Eu me sentia como uma criança adotiva que estava sendo trazida para esta bela família de pessoas aleatórias que todos amam. Eu me sinto como se eu tivesse tido sorte neste elenco porque eu estou trabalhando com alguns dos maiores atores do momento. Um monte de minhas cenas são principalmente com Oscar Isaac, Michael Fassbender e James McAvoy e todos eles atuam perfeitamente bem. Então sim, é legal. Eles não são egoístas, não existe isso de ‘crise de diva‘ com eles. E tipo, se eu tiver uma pergunta, ou se nós estamos trabalhando em algo e eu tive uma ideia, eles estão dispostos a parar a cena e me ouvir. Eu acho que essa é a melhor parte sobre isso, se eu tiver uma ideia, eu posso dizer a alguém e eles não responderão, “Espere até o seu segundo filme.”
Você sabe. Porque você pensa assim, tipo, “Cara, eu preciso manter o equilíbrio”, você tem que me dar um soco na minha cara ou algo assim. Você sabe, eu tenho que pagar minhas dívidas, mas aqui você não precisa disso, você chegou até aqui, tudo bem, vamos apenas nos divertir. Vamos apenas criar, vamos ser apenas um bando de crianças vestidas como super-heróis por quanto tempo quisermos. Amanhã é o meu aniversário e fiquei, “Espere, vai todo mundo né? venham para o meu aniversário no uniforme?” Foi então que percebi que a maioria de nós não conseguia respirar e/ou caminhar nestes trajes. Então eu disse, “Não importa”. Seria realmente épico. Isso seria como uma festa temática infantil com super-heróis. Tinha potencial pra ser lindo.

Você pode comentar sobre sua pesquisa para assumir este papel? Quero dizer, você achou alguma história em quadrinhos que realmente ressoou em você ou qualquer coisa assim?

Ah, sim. Eu li um monte de histórias em quadrinhos. A única edição que eu não comecei a ler foi a introdução da Tempestade nos X-Men. Isso porque a edição custava 30.000 dólares e então perguntei, “Ok, eu poderia procurar algumas imagens online do que eu poderia ver?” E eles disseram “Não, é por isso que vale $ 30.000”. Eu respondi, “Oh, ok, ok, entendi”. Eu li um monte de histórias antigas. Eu li várias histórias em quadrinhos mais recentes, porque há um monte de quadrinhos mais recentes que estão fazendo um monte novas histórias parecida com a Tempestade de antigamente, especialmente seu material com T’Challa, e eu queria saber quem ele era. Em minha mente as diferenças por causa da maneira que o script é escrito, em comparação com a sua linha de histórias em quadrinhos é pequena, mas diferente. Então, na minha mente, como ela e T’Challa eram rei e a rainha na África, enquanto eles tinham, tipo, 13 anos, e esse era o único jeito que eu poderia fazê-lo funcionar. Eles eram jovens reis e rainhas, isso acontece às vezes, enfim.
Eu li um monte de histórias em quadrinhos. Eu vi os desenhos apenas nas reprises. Eu apenas mantive contato com eles porque você pode vê-los no ‘Hulu Plus’. Então, eu só tinha que prestar atenção o tempo todo que a Tempestade aparecia, eu amo como seu sotaque mudou, foi incrível. Você fica tipo, “Uau, ela foi do inglês aos dialetos, e depois fez todo o caminho de volta.”

Você vai ter sotaque?

Eu terei. Eu estou fazendo um sotaque queniano. Eu também estou falando árabe, o que é legal.

Você está esperando chegar no Chadwick Boseman (Pantera Negra da Marvel Studios) e dizer: “ESTAMOS CASADOS!”?

Todos os dias. O dia todo. Quero dizer, nossos uniformes foram feitos pelas mesmas pessoas, então após eu descobrir que consegui o papel, eles começaram as modelagens. Foi troca de roupa atrás de troca de roupa, por que eles realmente queriam tudo perfeito, além disso eu estava treinando e eles queriam que tudo coubesse, então eles continuaram trazendo pra fazer ajustes. A propósito eu vi o uniforme do pantera negra, parece espetacular!

Você pode falar sobre como Tempestade interage com alguns dos outros mutantes mais jovens? Será que ela os vê como semelhantes ou ela os vê como inimigos?

Sim, eu acho que ela os vê como crianças. Tempestade teve de sobreviver, ela funciona de maneira diferente, então eu sinto que quando ela chegar à mansão, ele vai levar um pouco de tempo até se acostumar com as pessoas brancas normais. Você sabe o que eu quero dizer. Ela esteve no Cairo, ela esteve lutando, e sua vida era muito diferente. Ela não quer ir à escola. Ela não tem um monte das mesmas coisas que eles tinham. Talvez haja até mesmo um pouco de animosidade e um pouco de ciúmes por causa disso. Nós não exploramos isso ainda, mas eu estou esperando que possamos ter no próximo filme.

Qual é a relação da Tempestade com os outros Cavaleiros?

É apenas puro amor. Eu me sinto como quando alguém se junta a um culto, eles acabam se tornando almas gêmeas. Eles estão seguindo a mesma coisa. Todos eles têm o mesmo objetivo, que é Apocalipse. Sobre a pergunta, nós gravamos uma cena onde nós trazemos o Anjo, e então ele se torna o Cavaleiro final, e ele recebe seu uniforme já pronto. E ele e eu neste momento olhamos um para o outro trocando nossos sorrisos. Não é nada sexual ou algo como: Isso, baby”. É uma espécie de: “isso é incrível, estamos juntos nessa. Vamos lidar com estas pessoas. Eu não sei quem são esses X-Men, e eu não sei quem esse Xavier é. Nós vamos bater nele. Nos vamos ganhar. Eu disparo raios. Eu faço tornados. “

Você tem no filme algum momento com Apocalipse onde ele lhe concede seu uniforme ou lhe dá um poder especial de algum tipo?

Sim, sim, eu tenho. Que é o primeiro ato, tipo, é minha primeira cena de abertura, é que vocês me verão no Cairo, e ele está falando uma língua antiga, porque ele acabou de acordar e estou falando árabe. Eu estou tentando me comunicar com ele, e então ele tem este momento em que ele descobre onde ele está, o que aconteceu, qual a data que é, e ele … Apocalipse não precisa dizer muito. Tudo o que tem a fazer é apenas ficar tipo: “Eu estou aqui, eu sou o que você está procurando.” E você só sente isso mesmo no seu intestino, e você está: “Certo, você é exatamente o que eu estava procurando. Você é exatamente o que eu preciso agora.” Eu acho que ele pode ver isso, e ele também podia ver o poder. Afinal, quando você é o mais poderoso, você é também o mais auto-consciente sobre isso.

Você encontra Apocalipse?

Nós meio que encontramos um ao outro. Como no meio da multidão, dentre todas as partes eu vejo o rosto azul. Então nós meio que ficamos tipo “Ah”. Há um momento. 

Qual é a relação desta Tempestade com Apocalipse e como ela se sente sobre ele?

Eu acho que é … A tempestade está sempre à procura de figuras paternas. O que eu encontrei nos quadrinhos são coisas assim, e Xavier meio que acaba sendo isso para ela. Quando ela se junta aos X-Men ela descobre o amor por ele. No início, eu acho que a maioria das meninas que têm problemas com os pais vão à procura de um em todos os lugares errados, e Apocalipse vem e cuida dela, lhe dá novas roupas, você sabe. Leva-a para um jantar agradável, não, estou brincando.
É um pouco de tudo. Ela acredita nele porque por tanto tempo os seres humanos têm a tratado como lixo. Ele apareceu tipo: “Bem na minha época era diferente”. Ela então pensa: “Vamos voltar para lá, vamos voltar a isso”. Ela é uma deusa do tempo, você sabe. Ela é nível, o que, nível 4 (Alfa), nível 5 (Ômega) quase? Ela está quase no nível de Magneto quando se trata de seu poder.


Ela é um mutante nível Mega. 
(“She’s a Mega Level mutant” No texto original)

Sim, ela é nível mega e ainda assim ela foi reduzida a um menino de rua, você sabe o que quero dizer? Apocalipse pode ver isso e ele pode ver isso com todos os outros cavaleiros, que esses deuses, essencialmente, foram reduzidos a nada e foram forçados a se rebaixar apenas para terem suas famílias mortas, para ter suas vidas destruídas. Tudo por causa de quê? Por algo com o qual nasceram? Isso é uma grande razão pela qual os cavaleiros o seguem, é porque eles se sentem como: “Bem, você está certo, eu sou impressionante e todos devem saber que eu sou impressionante e todos devem me tratar como o impressionante que eu sou”. Então, no momento em que ele meio que diz isso, é claro, em suas próprias palavras, em suas palavras de Apocalipse, que acerta o acorde e você fica tipo: “Sim cara, você está certo. Eu vou segui-lo, porque você está certo. Eu sou isso. Eu sei exatamente quem eu sou e ele confirma isso, na forma como todos os líderes de cultos fazem”. Você sabe, ele faz você se sentir bem. Ele compra-lhe um biscoito e dá um tapinha no seu ombro.

Todos os cavaleiros têm diferentes habilidades neste filme. Você pode dizer qualquer coisa que Apocalipse tenha planejado para você, especificamente?

Para mim, especificamente, bem, o que ele faz é que ele tem o poder de aumentar seu poder. Então, enquanto você está perto dele, ele tem todos esses mutantes nível Mega. Ele é capaz de transformá-los em mutantes num nível insano. Para mim, ele veio como, o que, você pode controlar tudo. Eu não sou a Fenix, mas você sabe o que quero dizer. Ela tem tantos poderes, e ele ainda não sabe quais são esses poderes quando a conhece. Ele pode apenas sentir o nível e isso é o que o atrai a eles.
Então, ele é atraído para o nível e a magnitude do poder. Eu acho que o plano dele para ela no filme é que ela o proteja. Protegê-lo com névoa, protegê-lo com raios, soprar um míssil, soprar um avião. Há tanta coisa que ela pode fazer, e o que ele está procurando é proteção, porque ele acabou de acordar depois de milhares e milhares de anos. Ele está fraco, ele está sozinho, e ele foi traído, você sabe. Ele é como uma espécie de companheira que acabou de ser traída e quer sair com o cara nerd que pode cuidar dela.

Será que ela sabe o quão poderosa ela é?

Ela não sabe e ainda assim ela sabe. Eu sinto que todo mundo sabe o seu potencial, tipo: “sim, se eu me esforçar muito, serei muito boa nisso.” Este é o momento dela tenta se esforçar e ser realmente boa no que faz. Ela não sabe que ela é realmente boa em ser má, porque ela pode ser realmente boa em qualquer coisa com esses poderes. Eu acho que, inicialmente ela pensa “Eu acho que eu sou ótima” e ele [Apocalipse] fica tipo “Não, você é maravilhosa!” Ela então pensa, “Oh meu Deus, certo, sim, sim, sim, maravilhosa, Maravilhosa”.

Você já chegou para Tye e Sophie e disse “nós poderíamos fazer isso pelos próximos vinte anos”?

Sim, nós tivemos essas conversas, especialmente no jantar. Onde eu estava tipo, “Vocês são ótimos”, e então eu disse “Nós realmente somos”. O último elenco de X-Men, o elenco original, eles ficaram juntos por tanto tempo e tinham realmente um grande vínculo e eu estou muito animada para ter isso. Eu estive em series antes, em séries, você meio que permanece nelas por um ano ou alguns anos e você fica de lá para cá com as mesmas pessoas, e você tem essa amizade. Todos nós realmente gostamos um do outro neste filme, e isso é uma grande raridade.
O fato de que todos nós gostamos um do outro e todos nós começamos a interpretar pessoas épicas. Eu meio que já sou épica, mas eu comecei a interpretar um personagem épico, que é impressionante. Eu comecei a trabalhar com pessoas incríveis e atores incríveis. Eles têm tantos momentos bonitos e belas coisas a fazer. Estou animado para realmente trabalhar com Tye e Sophie. Ao invés de apenas lutar contra eles e lançar coisas. Seria muito legal ter uma conversa, tipo ter esses momentos. Estou animada para ver onde isso vai dar, porque tem o potencial para continuar, porque estamos começando jovens, então eu acho que eu poderia continuar por algum tempo, certo?
Eu tive um pesadelo realmente assustador na noite passada, que eu não sei, alguma coisa aconteceu e eu não fui capaz de fazer o próximo filme, depois eles tiveram que contratar outra garota. Eu literalmente estava tipo, “Ah!” Eu gritei durante o sono. Então eu fiquei tipo: “Não!” Meus cães estavam olhando para minha cara, eu eu disse “Eu estou bem, eu estou bem, estou bem”. A ideia de não ser capaz de fazê-lo, você sabe? Estou tão feliz por estar fazendo isso agora, e eu sou tão grata pelo que tive que fazer, que a ideia de não ser capaz de fazer o filme no futuro é apenas horrível.

É notório a empolgação dela em atuar como Ororo Munroe, e isso reflete em muito na personagem, que promete ser uma das X-Women a roubar a cena ao lado da Betsy da Olivia Munn. O que esperam da nova Tempestade?

X-Men: Apocalipse tem estreia mundial dia 27 de Maio de 2016.