ESPECIAL UX

X-MEN APOCALIPSE: Confira a análise detalhada do trailer comentada por Bryan Singer!

Hoje, o dia começou com o épico trailer do esperado filme dos mutantes, X-Men: Apocalipse, que estréia em maio de 2016. Contendo cenas do ameaçador vilão titular e dos vários mutantes presentes, o trailer deixou claro o tom e a história do longa.

Algumas horas após o lançamento do trailer, uma conversa do diretor Bryan Singer (X-Men: Dias de um Futuro Esquecido) com a Revista Empire foi divulgada, e nela Singer detalha os momentos chaves do trailer.

JEAN, A GÊNIA

xmen apocalypse opening shot

A cena inicial do trailer é o que aparente ser o Apocalipse andando calmamente pelo Cérebro, o icônico aparelho localizador de mutantes do Professor Xavier. Mas não é isso, segundo Singer.

Aquela é na verdade Jean. O cabelo a deixa parecendo um pouquinho estranha! Mas não irei falar o porquê dela estar fazendo o que está fazendo…

 

O Sonho da Jean

xmen apocalypse jean grey nightmare

 

A cena que sucedeu à inicial é composta por flashs de destruição em massa e hieróglifos egípcios. É aí que temos nossa primeira imagem clara de Jean Grey, e tudo se passa em um sonho dela. “Eu vi o fim do mundo. Eu podia sentir toda essa morte” ela diz a Charles Xavier, magnificamente interpretado por James McAvoy. Se levarmos em conta todo o histórico da personagem, o sonho poderia muito bem ser uma visão.

É tudo sobre o potencial deles. Jean tem uma conexão especial com Charles, ela tem uma conexão especial com o mundo psíquico e ela tem um enorme poder intocado em crescimento.

 

UM PREOCUPADO PROFESSOR XAVIER

“Jean, foi só um sonho” Charles informa a jovem Grey. Será que Charles Xavier, que voltou a abrir a Escola Xavier para Jovens Superdotados, está preocupado com o poder crescente de seus jovens alunos? Segundo Singer, a cena é muito mais do que a mostrada no trailer.

A tomada que eu usei no trailer é uma tomada muito diferente. No filme, é um momento intenso, um momento psíquico que ocorre entre eles e a tomada é uma tomada muito mais suspeita e misteriosa.

UMA TEMPESTADE EM FORMAÇÃO

xmen apocalypse oscar isaac storm meeting

A cena abre com nossa primeira amostra da voz de Apocalipse: uma voz carregada pelo sotaque de diversas culturas e lugares. Nós vemos ele se aproximando da jovem Ororo Munroe, interpretada por Alexandra Shipp, no Cairo. Embora ela se torne futuramente parte dos X-Men, no início do filme ela estará desiludida, perdida e, segundo Singer:

procurando por uma figura materna e paterna e pela vila que ela perdeu”.

 

A PRIMEIRA APARIÇÃO DE CALIBAN

xmen apocalypse caliban

Nós acompanhamos a figura encapuzada de Apocalipse e de Tempestade caminhando em direção ao que parece ser Caliban, o mutante morlock com a habilidade de detectar outros portadores do Gene-X. O tipo de figura que você precisaria se não tivesse um Cérebro e precisasse achar mutantes extremamente poderosos.

O Caliban é careca e tem olhos engraçados. Ele é um ótimo personagem. Muito legal.

 

DEUS AMA, DEUS MATA

“Eu fui chamado de muitas coisas durante muitas vidas. Ra. Krishna. Jeová” diz o mutante secular. Daí, tiramos duas conclusões: ele é muito, muito velho e possui um Complexo de Deus do tamanho do Jardim de Éden. Aparentemente, En está insatisfeito com a situação atual do mundo que ele ama, e pretende dominá-lo para instaurar seu comando. Ah, ele também não está muito feliz pelo fato de ter sido completamente esquecido por seus criados!

O que é Deus? Por que alguém criaria e governaria uma raça somente para ser endeusado? Ele desperta em um mundo que não tem nenhum respeito ou devoção por ele – esse é o gigantesco ego do Deus Velho. Todo o mundo carece de simetria, ordem e devoção para com ele. Ele precisa ser consertado. Precisa ser dizimado e então reconstruído.

X-POSIÇÃO

xmen apocalypse rose byrne

Após isso, nós temos a volta de dois rostos que desapareceram por um tempo: Moira MacTaggert, a antiga paixão (e provavelmente nova) de Charles Xavier; e Alex Summers, que fora visto em fuga no último filme dos X-Men. Singer explica o que os dois faziam ao visitar Moira, e o que levara ao reencontro de Alex com os outros.

Alex esteve viajando pelo mundo. Ele[Charles] decidiu ir com Alex visitar Moira, para que Hank pudesse comandar a escola em sua ausência. Ele[Alex] acabou de voltar para a Escola Xavier com seu irmão mais novo, Scott, que está literalmente e completamente cego, ele simplesmente não pode enxergar.

 

VISÃO RESTRITA

oscar isaac apocalypse hidden face xmen

Após uma cena em que passamos por uma pirâmide, enquanto Moira explica as supostas origens de Apocalipse, nós temos uma das várias imagens incompletas do vilão. Aqui, ele aparece encoberto por um pilar, com somente a armadura aparecendo. Singer comenta sobre o visual do vilão e sobre as críticas duras a primeira foto do filme lançada.

Eu gosto que vocês só veem pedaços e vislumbres. Força você a analisar tudo nele, não só sua face, mas sua armadura, o tamanho, a estranheza, as inscrições, a tecnologia. Faz você querer virar a esquina para ter uma vista melhor dele.

Aquilo era somente uma foto. A foto não tinha nenhum efeito especial. Ele é um personagem muito imponente e poderoso, e Oscar atua bem pra caralho.

 

FILHOS DO ÁTOMO

xmen apocalypse jubilee

“Vocês são todos meus filhos” continua Apocalipse, enquanto vemos cenas rápidas de novas e velhas faces. Vemos Fera/Nicholaus Holt, Mística/Jennifer Lawrence, Noturno/Kodi Smith-Mcphee e Jubileu/Lana Condor.

Eu coloquei a Jubileu especificamente. Ela não tem um papel muito grande, mas ela é parte do novo universo em expansão.

Então, vemos uma pessoa escalando por um túnel: é a Moira, revela Singer. Ele também comenta sobre o fato de En chamar os mutantes de “seus filhos”. Seria ele o criador de todos os mutantes?

Ele certamente pensa assim. Ele é azul, temos vários mutantes azuis… Nós até fazemos algumas piadas com isso.

FÉ CEGA

xmen apocalypse professor x with hair

Enquanto En Sabah Nur continua seu monólogo, Singer comenta sobre a cena em que vimos Charles sendo referido como um dos “líderes cegos”.

Ele é o tipo de pessoa que precisa ser direcionado. Charles é um grande idealista no começo do filme, mas que ganha um grande “acorda-pra-vida” quando En ascende.

CONHEÇA O ASSISTENTE DO APOCALIPSE

xmen apocalypse back of apocalypse

Então nos é finalmente revelado com quem Apocalipse estava conversando: Erik Lehnsherr, o Magneto. Visto pela última vez em 1973, Erik agora tenta levar uma vida calma e comum. Como sendo possivelmente o mutante mais poderoso do mundo, ele é o alvo principal de En. “Eu estou aqui agora. Estou aqui para você” diz En.

Mas um líder como Erik pode virar um seguidor?

Ele encontra Erik no estado mais vulnerável de sua vida. Ele[Magneto] está procurando por Deus. Lembre-se, ele era um jovem judeu num campo de concentração quando ele primeiro perdeu sua família e agora vem esse homem que era, é ou clama ser Deus. O poder de persuasão é a mais potente arma de Apocalipse.

OS CAVALEIROS

Conforme Moira comenta sobre sua teoria de que En sempre recrutou um quarteto de mutantes para agir como seus guarda-costas, nós vemos os quatro Cavaleiros do Apocalipse escolhidos nessa reencarnação: Tempestade/Alexandra Shipp; Psylocke/Olívia Munn; Arcanjo/Ben Hardy; e por último, mas não menos importante, Magneto ostentando um novo e mais colorido traje.

INVASÃO DOMICILIAR

xmen apocalypse magneto storm angel

Após algumas cenas de Charles, parecendo assustado, usando o novo e melhorado Cérebro, nós ouvimos ele dizer “Ele pode controlar a todos nós” enquanto Apocalipse e seus Cavaleiros invadem a Mansão para um ataque discreto, que termina com um inconsciente Charles Xavier sendo carregado para longe por Magneto. Talvez algum dia ele pare de usar cadeiras de rodas metálicas. Talvez…

Sangue azul 

“Este filme é sobre a formação dos X-Men. Como fazer todos esses personagens que estão em lugares diferentes em suas vidas se tornarem o X-Men? Esse é o desafio do filme.”

E isso está explicitamente indicado aqui nesta conversa entre Hank McCoy e Raven (embora metade do dialogo de Raven parece ser a partir de uma sequência posterior). “Hank está carregando a tocha da Raven”, acrescenta Singer, insinuando uma possível solução para a sub-trama romântica às vezes negligenciada dos dois.

 

Apertem os Cintos

E aqui vemos pela primeira vez os novos X-Men – ou pelo menos parte deles. No X-Jato vemos Moira MacTaggert, Mistica, Fera e, na parte de trás, Jean Grey, o nosso primeiro vislumbre do jovem Scott Summers, e Evan Peters como Mercúrio.

Capturados? 

Aqui, podemos ver alguns membros da equipe deitados em uma grande sala redonda. Mercúrio, Mistica, Fera e Moira. Eles foram capturados? E em caso afirmativo, por quem? E onde eles estão presos? Isso será revelado em uma edição futura da revista Empire.

 

Ninguem além deles pode resolver isso 

Aqui, temos os três mais novos X-Men, Ciclope, Jean Grey e Noturno no que parece ser as ruínas de uma cidade. “Nem todos nós podemos controlar nossos poderes”, diz Ciclope. “Então não controle”, aconselha Mistica. “Isso é uma guerra.”

“Foi importante para mostrar que estas são as crianças. Não há ninguem que possa entrar lá além deles, e fazer o que precisa ser feito, ainda assim, eles são crianças.”

E sobre Mistica no papel de líder?

“Ela trabalha sozinha. A última coisa que ela quer é estar no comando de um grupo de jovens mutantes. Mas nós os encontramos em um determinado lugar no filme e os levamos para o extremo oposto de onde começaram. “

Charles V Apocalipse 

Aqui, vemos um Charles enfurecido e desesperado tentando derrubar Apocalipse em combate mano a mano que não não termina bem. O fato de que Charles é capaz de correr, indica que essa pode ser uma batalha que ocorre no plano astral.

“O final do filme se torna uma batalha com uma força que é muito formidável. Apocalipse é um homem difícil de quebrar. É por isso que ele pensa que é Deus.”

Apocalipse em Tamanho Gigante 

Um dos principais atributos do Apocalipse nos quadrinhos é a capacidade de mudar o tamanho, algo que é visto muito claramente aqui (e que pode ser facilmente explicado se esta é uma batalha mental), com o vilão prendendo Xavier no chão com um golpe poderoso.

“Faz parte da mitologia do tamanho do Apocalipse, mas eu não poderia simplesmente fazer dele um simples Stay-Puft, o Homem Marshmallow dos caça-fantasmas, apenas um Apocalipse gigante golpeando as coisas. Eu fiz algo interessante na forma como me dirigi a essa coisa de tamanho, mas eu acho que o público vai gostar.

Mercúrio na Corrida

Aqui temos um vislumbre da maior cena do filho do Magneto em Apocalipse.

“Há uma sequencia que levou meio mês para filmar e que dura três minutos do filme. Ela envolve os mais complexos movimentos de câmera, algoritmos sofisticados muito explosivos, câmeras Fantasma em 3D viajando a 50 milhas por hora enquanto filma a 3.100 quadros por segundo. Evan trabalhou mais dias neste filme do que qualquer outro ator por causa desta seqüência. “

 

Arcanjo e Tempestade

Dois dos visuais mais legais vistos no trailer são os de Arcanjo com suas asas metálicas e Tempestade que aparece transportada por um raio, nesta cena mesmo com os efeitos ainda não terminados percebemos que os efeitos do filme estarão incríveis.

Magneto

O mutante aparece com seu visual sinistro e embora saibamos que ele é um dos principais personagens no filme, ele não possui nenhum diálogo do primeiro trailer.

“Ele é um dos personagens mais cruciais. O que Fassbender entrega aqui é algo não tradicional dos quadrinhos. Há cenas aqui  que você não vai ver em nenhum outro filme de quadrinhos. Eu realmente acho que Erik atravessa uma das viagens mais complexas do filme.”

Biblioteca em Chamas 

A câmera lenta indica que esta é uma outra cena do Mercúrio, provavelmente salvando esta garota.

“Esta é uma tonalidade diferente da a sequência do Pentágono, e um pouco agridoce. Eu vou deixar por isso mesmo.

O Poder de Apocalipse

Quase chegando ao final do trailer, vemos Apocalipse em toda sua arrogância e glória.

“Com Apocalipse, é assim, ‘você não tem escolha, siga-me ou eu vou engolir a Terra. Eu vou te mostrar exatamente o que vai acontecer ‘, e ele mostra. “

Apocalipse no Cérebro? 

O diretor se recusou a explicar o que estava acontecendo nesta cena, mas se Apocalipse invadiu Cérebro, ou se construiu sua própria versão, nada de bom pode ter vindo da mente do vilão.

Destruição do Mundo 

Aqui, Apocalipse segue adiante com seu plano de construir um mundo melhor a partir das cinzas do velho, causando grave danos em Nova York com tufões de água (causados por Tempestade?).

“Não se trata apenas de Nova York, é em todo o mundo, diz Singer. “Ele vai ser visualmente diferente das coisas que você viu neste tipo de filmes destrutivos, como os filmes de Roland Emmerich ou Michael Bay. Há cenários construídos em larga escala. “

 

Charles fora de controle

“Eu nunca senti um poder como este antes” Xavier se depara como uma força invisível, presumivelmente se apoderando do Cérebro, seus olhos se tornam pretos. Isso pode ser o início do evento traumático que vai fazer  deixar Xavier traumatizado e careca.

Professor X ao seu dispor 

O trailer termina com McAvoy fazendo o seu melhor para representar Patrick Stewart, finalmente temos novamente o Professor Xavier careca.

“Eu queria lembrar o público de que este não é apenas o clímax de três filmes, é o clímax de seis filmes, começando com X-Men 1. Para isso, dê uma olhada na cadeira de rodas do Xavier aqui. É a cadeira original do primeiro filme que compramos de um colecionador.”

Xavier parece estar olhando diretamente para câmera, mas o diretor esclareceu que ele não está quebrando a quarta parede como Deadpool.

“Ele não está olhando para a câmera, ele está olhando para outra coisa. E isso está no filme. Vocês verão. “

E realmente estamos ansiosos para ver, confira abaixo (ou reveja) o primeiro trailer de X-Men: Apocalipse.

Continue ligado no UX para mais informações do filme, X-Men: Apocalipse tem sua estreia mundial prevista para o dia 27 de maio de 2016.

Texto traduzido e adaptado do site Empireonline