ESPECIAL UXFILMES

SPOILER! Saiba tudo o que vazou do roteiro original do filme do Deadpool!

AVISO: Este artigo toma como base um roteiro vazado a alguns anos que talvez ainda possa ser utilizado no filme ainda a ser lançado, não são spoilers muito pesados, mas se não quiser saber revelações sobre o filme, não continue.

Deadpool é sem dúvida um dos personagens mais populares do Universo X-Men atualmente, é natural que haja inúmeras tentativas de inseri-lo na franquia. Estas tentativas duraram 11 anos (apesar de somente uma ter saído dos papéis), e muito tempo antes do fracasso de crítica “X-Men Origens: Wolverine” ser lançado já havia planos para o mercenário tagarela nas telonas, mas foi no ano de 2009 que os planos começaram a vir realmente à tona. Entre setembro e outubro de 2010 alguns sites começaram a divulgar que tiveram acesso a um suposto roteiro vazado e assinado por Paul Wernick e Rhett Reese (Zombieland), que acabou circulando por toda a internet. Com os recentes anúncios, nós do UX decidimos reler o roteiro e destacar 6 características deste velho roteiro que poderiam ser reaproveitadas no filme de 2016.

1 –  A quebra da quarta parede

O roteiro se inicia descrevendo uma cena com perseguições tiros e explosões, após isso um flashback se inicia para situar os expectadores, antes que esse flashback se inicia, Deadpool mostra que está ciente do seu público da melhor forma possível, conversando conosco.
“Pois é eu sei, você não faz ideia do que porra está acontecendo aqui. Então deixe me leva-lo a …”. Em outra cena, em meio a um cenário de guerra tudo congela, nesta ocasião nosso homem de vermelho (sim, desta vez temos um Deadpool vestido de vermelho, carregando espadas e pistolas) quebra a quarta parede pela primeira vez, pois ele olha diretamente para a câmera para nos perguntar se ele esqueceu o fogão aceso. Esse tipo de situação acontece durante o roteiro repetidas vezes.

2 – As cenas de ação

Como já dito antes, o roteiro começa com uma cena de explosões bem nas primeiras páginas, pouco tempo depois somos levados a empreitada do mercenário invadindo uma S.U.V em movimento para assassinar 4 grandalhões, só para então entrar em um tiroteio com muitos outros bandidos. A partir daí o filme segue com muitas outras mortes, tiros, veículos (inclusive um tanque) explodindo, isso porque o filme mostra Deadpool tanto mascarado quanto antes de ter seu rosto deformado.

3 – Um bom romance

Um mercenário, que assassina as pessoas friamente sem se importar com as consequências, que é extremamente sarcástico, que possui um humor negro assustador e uma língua mais afiada que suas espadas. Essa é uma boa maneira de descrever o mercenário tagarela, mas mesmo ele possui sentimentos, Deadpool ainda como Wade Wilson conhece Vanessa Carlysle, a Copycat (boatos de ser o papel da atriz Morena Baccarin), uma prostituta pela qual ele se apaixona, ela é o tipo de personalidade que traz humanidade e até mesmo vulnerabilidade ao nosso protagonista.

4 – Piadas e referências

Como já foi dito, Deadpool é extremamente sarcástico, suas piadas acontecem simplesmente em todos os momentos em que ele está presente, até mesmo nos piores de sua vida (“Top 10 momentos mais merda da minha vida” segundo o personagem) e, por ele quebrar a quarta parede, ele tem noção de acontecimentos do nosso mundo, muitas referências a Amy Winehouse são feitas (caso o roteiro seja o mesmo, provavelmente serão retiradas do filme de 2016) e é claro que X-Men Origens: Wolverine não podia ficar fora dessa, pois em uma cena de interior, Wade aparece ao lado de um boneco da versão dele do filme e diz:
“Uma parte de mim morreu no dia em que lançaram esse isso ai”. Quando a câmera vira, percebemos que ele não está se referindo ao boneco, e sim ao LP Edge of Heaven, do Wham!.

5 – Empatia

Uma das principais características para um bom protagonista é o carisma, um protagonista sem essa qualidade acaba sendo ofuscado pelo vilão (Batman do Nolan e Thor sofreram desse mal), Deadpool já é um personagem carismático pelo seu comportamento peculiar e por seu humor, porém o roteiro ajuda o expectador a se identificar ainda mais com o personagem, ele sofre, e sofre muito, tirando forças inimagináveis e fazendo piada de sua própria desgraça, ele tem o comportamento que todos nós gostaríamos de ter em relação a vida, por isso é muito fácil gostar dele.

6 – Participações

O roteiro está repleto de personagens dos quadrinhos, dentre eles a Vanessa Carlisle, a Cega Al, Weasel, Garrison Kane, Ajax, Slugo, Wyre e o X-Man Colossus.

Colossus tem bastante destaque no roteiro, inclusive muito mais destaque do que ele jamais teve em qualquer outro filme da franquia X-Men, porém o ator Daniel Cudmore, que interpretou o personagem até hoje, afirmou em seu twitter que não estará no filme, portanto o personagem pode ter sido excluído do roteiro, ou então, ser interpretado por outro ator.

O roteiro original é muito sangrento, possui linguagem forte e cenas de sexo, contudo é provável que este tipo de coisa seja diminuído no filme devido a faixa etária, além disso, não sabemos o quanto ou se algo deste roteiro será utilizado, mas se for, será definitivamente um filme que qualquer fã do mercenário tagarela ficará satisfeito em ver.

O filme com direção de Tim Miller, roteiro de Rhett Reese e Paul Wernick e protagonizado por Ryan Reynolds, estréia dia 12 de fevereiro de 2016.