FILMES

A Intensa audição para X-23!

Logan (2017) pode ter sido o despedia de Hugh Jackman vivendo o anti-herói Wolverine, contudo foi apenas o inicio da jornada de Dafne Keen como X-23.

x232
No episódio da terceira temporada de X-Men: Evolution, intitulado X-23, nos apresentou Laura, a X-23, pela primeira vez no universo dos mutantes. O sucesso da personagem na animação foi tão grande que logo foi incluída no universo dos quadrinhos.

Laura Kinney na revista NYX #4
Laura Kinney na revista NYX #4

A personagem foi ganhando espaço junto aos mutantes e em 2015 assumiu o manto de Wolverine e tornou-se protagonista da revista Novíssima Wolverine.

Novíssima Wolverine #1
Novíssima Wolverine #1

Ver Laura ganhando vida nas telonas é um grande negócio. Encontrar a atriz certa para o trabalho também foi difícil.
Os produtores de ‘Logan’ encontraram na jovem atriz Dafne Keen, de apenas 11 anos, potencial para dar interpretar física e emocionalmente Laura. No filme, Keen foi tão feroz quanto o icônico Wolverine de Hugh Jackman, porém, teve que transmitir uma ampla gama de emoções de forma silenciosa em boa parte do filme.

Em entrevista à CBR, o diretor de “Logan”, James Mangold, revelou como Keen chamou sua atenção:

“A primeira introdução foi este vídeo que eu tenho dela escalando em torno de estantes em sua casa, rondando cadeiras de salão e fazendo uma cambalhota ou duas”. Disse Mangold e continuou: “E então ela fez algumas cenas do filme e tudo o que posso dizer é que, eu senti como se tivesse escrito com meus colegas escritores um banquinho com três pernas. Eu sabia que uma perna era Hugh Jackman e uma perna era Patrick Stewart, mas eu não tinha ideia de quem iria ser essa terceira perna e ela precisava ter entre 10 e 12 anos, bilíngue, fisicamente talentosa e uma atriz incrível”.

17321520_10155261764821320_933446691_n
Depois de assistir o vídeo, Mangold convocou Dafne Keen e seus pais para irem a Nova York, onde se encontraram com o diretor e Hugh Jackman, o protagonista do filme “Logan”. Dafne Keen, agora com 12 anos, falou sobre seu primeiro encontro com Mangold e Jackman.

“Eu me lembro de quando fui ao primeiro dia e o conheci, eu realmente não sabia quem ele era até depois do primeiro dia em que te conheci [James] e eu fui para o hotel e eles foram, ‘Então, qual era o Diretor como? ‘ E eu estava tipo, ‘Esse cara era o diretor? ‘ E então, Hugh foi muito legal comigo no primeiro dia. Eu estava muito nervosa. Eu estava pulando pelo quarto do hotel,”.

Essa energia, sem dúvida, foi útil durante a audição de Keen com Jackman. Acontece que uma das cenas utilizadas para testar a sua dinâmica foi uma onde Keen perfura Jackman no rosto.

“Essa foi uma das cenas que fizemos em Nova York e continuei encorajando [Dafne] a ficar mais louca e louca naquela cena, e acho que Hugh terminou o dia com uma contusão no ombro”.

Enquanto Dafne Keen não tem falas durante a maior parte do filme “Logan”, ela definitivamente não está em silêncio. A personagem se comunica através de olhares, bem como um grunhido assustador e gutural. Ela precisou de incentivo, mas Keen disse que eventualmente se sentiu bem com a sua interpretação vocal peculiar.

“Eu me lembro quando cheguei ao treinamento de dublês, eu estava realmente tímida de gritar e eles estavam me dizendo o tempo todo, ‘Por que você não grita?’ E então um dia eu me lembro que eu estava no wirework e eu decidi ‘Por que não?’ – e foi assim que tudo começou, os gritos”.

O diretor descreveu a jovem atriz como intensa e muito focada comparando sua atuação a pratica de artes marciais:

“Também não é diferente nas artes marciais, você liberar oxigênio e você grita quando você faz um gesto ou ataque. Achei isso no momento em que ouvi Dafne fazer esse som…”

Esses sons ajudaram a dar vida e emoção para X-23. Assim como aumentou a confiança de Mangold em relação a interpretação e desafios colocados para a personagem Laura.

“A maior pergunta para mim, será que você vai acreditar que esta menina é capaz de fazer o que os quadrinhos propuseram a ela e ao mesmo tempo, ela vai parecer um desenho animado ou ela vai parecer real? Eu acho que de muitas maneiras, essa é a incrível conquista de Daphne de manter tudo junto e começar com uma realidade.”

Dafne Keen vive X-23 no filme Logan que ainda está em cartaz.

Fonte: CBR.

Matéria feita com a colaboração de Rayme Diamantino.