SÉRIES

LEGIÃO: IGN assistiu o episódio piloto da série e a primeira impressão é bem positiva!

“O episódio de estréia da nova série da FX oferece uma nova visão do mundo dos X-Men.”


A Matéria não tem grandes spoilers.

O Pessoal do IGN já assistiu o primeiro episódio de Legião, e contou um pouco sobre o que podemos esperar da nova série de TV do universo mutante. Relaxa, porque a recepção deles foi bem positiva, e senta, porque lá vem história:

O universo dos X-Men está de volta na TV!  Legião – que estreia no FX dos EUA na quarta-feira, 8 de fevereiro – puxa seu personagem principal, David Haller, das páginas da Marvel Comics. Mas, é claro, as aventuras dos X-Men na tela grande não fazem parte do MCU, e assim também vai ser com Legião. Isso significa que não há conexões com os Vingadores, etc, mas também parece que a série vai manter a sua distância dos filmes da Fox também. E a julgar por este primeiro episódio, é uma coisa muito, muito boa. Legião não é um show de super-heróis qualquer, mas com o potencial para ser o mais original e talvez até mesmo a melhor série de TV baseada em quadrinhos.

Legião chega à TV com uma familiaridade forte. Noah Hawley, que criou o programa para a televisão (com base no personagem criado por Chris Claremont e Bill Sienkiewicz da Marvel) recentemente fez a adaptação para a TV de “Fargo” dos irmãos Coen, também exibido no FX. Portanto, as expectativas com esta série vão muito além de uma adaptação típica de quadrinhos, e “Capítulo 1” cumpre essas expectativas. Legião não foca nos clichês do gênero, e de fato os espectadores poderiam muito bem assistir a maior parte deste primeiro episódio sem sequer perceber uma história em quadrinhos é o coração da série.

Este primeiro episódio abre com uma montagem bastante espetacular da vida adiantada de David, progredindo com partes rápidas de sua infância até à idade adulta quando “Happy Jack” da banda “The Who” se junta a trilha sonora. Mas esses vislumbres do bebê sorridente e do garotinho em sua bicicleta muito rapidamente dão lugar a cenas de dor, desastre e loucura enquanto o mundo ao redor de David começa a engoli-lo. Você vê, David ouve vozes, uma barragem aparentemente interminável de sussurros e anarquia – mas eles são reais, os impulsos telepáticos e telecinéticos de um poder descontrolado, ou ele é simplesmente insano? Mesmo ele não tem certeza no início. De qualquer forma, é uma das representações mais arrepiantes de superpoderes emergentes já filmadas.

Seus médicos tentam eventualmente tratá-lo com remédios, trazendo uma grande dormência para o agora adulto David (interpretado por Dan Stevens de Downton Abbey) enquanto ele vive seus dias no Clockwork Psychiatric Hospital. Mas mesmo assim, com um toque assustador e engenhoso, Hawley (que escreveu e dirigiu este episódio) tem David vendo pessoas que não estão lá. À medida que sua irmã o visita, por exemplo, no canto da sala de reuniões, duas figuras sentam-se conversando e rindo para si mesmas. Eles estão realmente lá? São impressões telepáticas de pessoas que estão em outro lugar? Eles existem mesmo? É impossível dizer, mas é estranho.

Um dia, David conhece uma garota chamada Syd Barrett (uma referência, é claro, para um dos membros fundadores do Pink Floyd). Interpretada por Rachel Keller, que também apareceu na segunda temporada de Fargo, Syd tem seus próprios problemas, como o fato de que ela não quer ser tocada. Sempre. Mas em um certo momento, ela e David fazem uma conexão, e em uma cena cômica, os dois decidem durante a terapia de grupo que eles serão namorados.

Dizer muito mais pode tirar da experiência de ver o episódio, mas basta dizer que Legião não se preocupa com uma narrativa linear. Assim como o seu personagem principal, o espectador pode encontrar-se perguntando o que é real e o que não é, quem é quem, o período de tempo que estamos, e às vezes, o que diabos está acontecendo exatamente. Mas esse é o ponto, ver como David percebe o mundo ao seu redor. Traz para a televisão algo emocionante e visualmente impressionante.

O veredito

Como Fargo, Legião se sente mais do que um simples programa de TV. Alguns fãs de quadrinhos podem ficar desapontados com a série por evitar a mitologia dos X-Men (até agora), mas ao mesmo tempo, Legião é muito fiel ao personagem de David Haller. Só o tempo dirá se Hawley e sua equipe podem sustentar a intriga e a sensação visceral deste episódio piloto, mas estou ansioso para ver o que eles têm para nós.

Legião estreia dia 8 de Fevereiro nos EUA no canal FX. Ansiosos!?

Fonte: IGN.