ESPECIAL UXQUADRINHOS

A Classificação Mutante! Entenda todos os conceitos!

Muitos leitores e fãs dos X-Men já devem ter visto termos como “Nível Ômega” ou “Alfa” para determinar o nível de poder de certos mutantes. Bom, a maioria já deve conhecer “exatamente” que os níveis Ômega tem como principal característica uma quantidade absurda de poder, chegando a ser ilimitados. Hoje, conheceremos um pouco mais dessa classe e de muita outras que já aparecem nas HQs dos mutantes.


Primeiramente, devo dizer que muitos mutantes estão sempre mudando seus níveis conforme eles treinam suas habilidades. Então, pode ser complicado manter essa lista sempre atualizada, mas faremos o possível. Assim como alguns mutantes terão o asterisco (*) a frente de seu nome, tendo isso como ponto questionável ao final da postagem.
Devo dizer também que a classificação mutante tem a ver tanto com características taxonômicas quanto com seu nível de poder, o que deve deixar algumas pessoas surpresas…
E para finalizar, não listaremos todos os mutantes, apenas os mais conhecidos para termos como exemplo futuras analises.

Nível Ômega


Os mutantes Ômega são a classe mais poderosa dos mutantes. São capazes de destruição em larga escala, tendo ou não o total controle de seus poderes. Os Ômega possuem a habilidade de controlar matéria, energia, espaço e tempo. Quando juntas, eles são chamados de Psiônicos. Quando separadas, eles são chamados de Elementais. Os mutantes Ômegas tendem a ser confundidos como Alfas em seus primeiros anos de vida, mas quando os níveis de poderes alcançam o grau de periculosidade extrema, eles são reconhecidos pela classificação da S.H.I.E.L.D. como mutantes de “Último Nível” (de poder) e dentro da Classe Ômega (categoria de mutação definida pelos geneticistas). Apocalipse já revelou que como consequência de tal poder, todo Ômega algum dia descobrirá que é um telepata. Os mutantes Ômega podem evoluir de qualquer classe mutante, sendo mais comum isso ocorrer entre os Alfas e Betas que em qualquer outra.



Como principal modelo dessa classificação temos nossa querida Jean Grey, que inicialmente surgiu como uma poderosa Alfa. Mas conforme foi evoluindo suas habilidades o seu nível de poder também ia se expandido. A ponto de chamar a atenção da Entidade Fênix. Foi somente com essa entidade que a Jean descobriu todo seu verdadeiro potencial de poder. Durante a saga Vingadores vs X-Men, já era previsto que uma humana brilharia tanto a ponto de chamar a atenção de um deus. Ou seja, Jean se tornar uma só com a Fênix já estava determinado.

Um outro Ômega conhecido é o filho da Sue e do Reed do Quarteto Fantástico, o Franklin Richards. Franklin nasceu com a habilidade de manipular, controlar, criar e apagar qualquer coisa da existência. Ele com apenas 3 anos de idade tinha como diversão criar universos em seu quarto. Claro, poder cujo qual ele desconhecia ter. Aos 7 anos, Franklin acabou desbloqueando todos os seus poderes, e com a mente de um futurista no corpo de uma criança, decidiu trancar suas próprias habilidades em sua mente, sendo que elas serão desbloqueadas conforme seu crescimento. A Entidade Eternidade acredita que Franklin será aquele que um dia o substituirá.

Mais Exemplos: En Sabah Nur, Nathan Summers, Franklin Richards, Legião, Proteus, Rachel Summers, Homem de Gelo, Jean Grey, Hope Summers, Quentin Quire, Feiticeira Escarlate, Rei das Sombras, Camara, Mancha Solar, Nate Grey, Elixir, Decimus Furius, Vulcano, Tempus*, Matthew Malloy e poucos outros.


Nível Alfa


Os mutantes de classe Alfa podem ativar e desativar seus poderes de acordo com a conveniência. Eles se parecem humanos, pois não possuem nenhuma alteração física marcante ou sutil, ocasionada pela mutação. Também não possuem limitações ou “vantagens físicas” decorrente dos poderes. Suas habilidades geralmente tem utilidade ofensiva ou defensiva e não crescem com o tempo. Porém o treinamento constante pode fazer o Alfa descobrir novas formas de manifestar seu poder. Estima-se que menos de 10% da população mutante seja de classe Alfa.

Seguindo o item anterior, temos Kitty Pryde como ponto de modelo aqui.
Kitty Pryde é “visualmente” humana, afinal sua mutação não lhe causa nenhuma deformação corporal ou algo que a revele ser mutante (tirando seus poderes é claro). Assim como a Vampira, que antes era classificada como Beta (porque não tinha controle sobre seus poderes, uma característica dos Beta), mas hoje é uma Alfa muito poderosa, chegando a causar vários danos em múltiplos inimigos ao mesmo tempo (Os Vingadores que o diga).

Um outro exemplo é o Ciclope*, apesar de quê à controvérsias de seu nome estar nessa classificação graças a fatos antigos e recentes nas HQs. Algo que será explicado mais a fundo lá em baixo.

Alguns Ex: Tempestade*, Ciclope*, Magia*, Klara Plast, Banshee, Psylocke, Jubileu, Colossus, Piro, Avalanche, Flama, Estrela Polar, Lupina, Lince Negra, Bishop, Missel, Emma Frost*, Magneto, Professor X*, Polaris, Satânico, Vampira, Destrutor, Iara da Silva, etc.


Nível Beta


Os mutantes de classe Beta NÃO podem desativar seus poderes, pois eles não tem esse controle. Eles poderiam se passar por humanos normais e ter uma vida tranquila se não fosse alguma alteração sútil ou marcante em sua condição física. Os Betas não estão abaixo dos Alfas em escala de poder, mas as falhas de controle sobre suas habilidades ou as possíveis alterações físicas são sempre uma desvantagem social. Seus poderes costumam ser mais ofensivos que defensivos.



Wolverine é o melhor exemplo para citarmos aqui. Ele pode se passar normalmente por um humano normal, porém o que faz o mutante canadense ser do nível Beta é que ele não consegue controlar seu poder de cura. No instante em que ele recebe um corte, seu fator de cura se aciona e começa a fechar a ferida, Logan não consegue diminuir ou acelerar a cura e cicatrização, logo ele não tem controle sobre seu poder. O Gambit por outro lado, apesar de “ligar e desligar” suas habilidades através de treino, ele não consegue “remover” os olhos negros de sua mutação. Algo quase banal, mas que o revelaria um mutante.

Exemplos: Wolverine, Mercurio, Gambit, Mimico, Namor etc.


Nível Gama

Os mutantes de classe Gama, assim como os Betas, NÃO estão abaixo dos mutantes Alfas em hierarquia de poder. Eles também NÃO podem desativar seus poderes e NÃO podem se passar por humanos, pois as alterações físicas são marcantes, não podendo ser escondidas com facilidade. A cor da pele, caldas, escamas, tamanho dos membros, asas, chifres… Enfim, a fisionomia e anatomia dessa classe os identificariam explicitamente como mutantes. Seus poderes assim como são comumente, tem utilidades tanto ofensivas quanto defensivas deixando-os na mesma categoria de perigo que os Alfas e Betas.

A mutante Blink tem como poder criar portais de teletransporte e projetar energia através de seus cristais, mas junto com isso ela tem uma pele lilás, seus olhos não possuem uma íris visível, seus cabelo é rosa e ela tem estranhas marcas faciais.

Blob por outro lado, apesar de visualmente parecer um ser humano obeso, possui grande força física e invulnerabilidade, mas isso teve seu preço. Seu corpo cresceu muito, assumindo grandes proporções, acima de qualquer humano muito acima de sua forma física ideal.

Outros Exemplos : Fera, Dentes de Sabre, Blink, Noturno, Blob, Fada, Medula, Mistica, Sangue Suga, Feral, Negasonic Teenage Warhead, Larval etc.


Nível Delta


Os mutantes Delta são, fisicamente como os mutantes Alfa, considerando que eles não possuem um traço físico marcante que os impediriam de se passar por humanos. Porem o que fazem eles serem do nível Delta é que seus poderes não são fortes ou muito significantes. Eles não são nem ofensivos muito menos defensivos, sendo no geral, habilidades super ampliadas que dão aos Delta alguma vantagem em relação a demais classes. Sorte, inteligência, engenhosidade, premonição, decodificação de linguagem são alguns tipos de poderes Delta. A maior parte da população mutante é classe Delta e não apresenta nenhum grau de ameaça por causa de seus poderes.

Forge é um mutante deste nível. Seu poder permite a ele construir (de maneira instintiva) e compreender qualquer máquina ou construto.

Apesar de ter vários tentáculos (que a colocaria como Gama ou Épsilon) que ela esconde, Callisto possui grande velocidade, agilidade, reflexos ampliados, sentidos aguçados e possui resistência telepática, acima das capacidades humanas, porem inferior a muitos outros mutantes.

Alguns Exemplos: Forge, Dominó, Calisto, Cifra, Prodígio, Dr. Nêmesis, Sabia, Sina, Olhos Vendados etc.


Nível Épsilon


Os mutantes de classe Épsilon não podem passar por humanos. Suas mutações influenciam diretamente em sua aparência física, fisiológica e anatomicamente. No geral, não possuem poderes defensivos ou ofensivos. E diferente dos Deltas, não possuem poderes significativamente úteis, muito pelo contrário, seus poderes tendem a trazer desvantagens na maioria dos casos e são completamente inúteis em quaisquer questão de combate. Orelhas de macaco, mudar a cor da pele pra roxo, pele gelatinosa são exemplos de poderes Épsilon. Cerca de 20% da população mutante são Épsilon.

Bico possui asas (um pouco atrofiadas e sem possibilidade de voo), penas em diversas partes do corpo, uma cabeça como a de uma ave, com bico e olhos e nenhum poder além de sua deformação natural.

Tommy, uma das mutantes que vivem nos esgotos da cidade, conhecidos como Morlocks, possuem estranhas marcas coloridas no rosto e no cabelo, uma pele rosa, mas ela possui o poder se tornar bi-dimensional, como um fino papel, à vontade.

Exemplo: Tommy, Bico, Artie Maddicks, Meme, Derme, Monkey, Morlocks em geral…
PS: Um dos roteiristas da Marvel já chegou a dizer que os mutantes de nível Épsilon é a prova viva de que nem todas as mutações são “bem-vindas” (no sentido de que só vem para acabar com a vida).

Bom, chegamos ao fim do nosso mapeamento de classes mutantes, no entanto, ainda resta várias questões em aberto sobre as mutações em si. Por isso deixamos alguns casos especias para o final, de modo que possamos solucioná-los com calma.


Primeiro Caso: Telepata nível Ômega Vs. Mutante de Nível Ômega?

Apesar de uma certa confusão com o tema do assunto, é exatamente isso que você leu. Mutantes de nível Ômega tem poderes de destruição em massa. No entanto, de acordo Xavier “Toda telepatia é de nível Ômega”, isso sugere que um mutante telepata pode ser de nível Ômega, estando no nível Beta (por exemplo). Um exemplo mais claro disso é o próprio Professor. Ele é potencialmente um telepata nível Omega, mas o mesmo reconhece que como mutante ele é limitado (algo que Ômegas não são), e por isso faz parte do nível Alfa.

O Professor acredita que apesar dos telepatas já terem suas habilidades “no máximo”, sendo esta de nível Omega, sua mutação em si acaba que bloqueando tal habilidade. Tendo o telepata, por meio de treino, descobrir algum jeito de liberar tal poder. A telepatia da Psylocke não é tão forte quanto a da Emma ou do Professor, mas quando ela liberou tal poder percebeu o quão grande era seu potencial.
Emma Frost também entra nessa categoria (habilidade Ômega, mas mutante Alfa), mas por outra razão que será explicado logo abaixo…

Segundo Caso: Mutação Secundária!

Alguns mutantes, no decorrer da vida podem desenvolver uma mutação secundária que pode ser natural ou decorrente de manipulação externa, sendo essa mutação uma variante de seu poder original ou totalmente o oposto. Como exemplo disso temos a pele de diamante da telepata Emma Frost, que quando ativado bloqueia/reduz qualquer forma de ataque (inclusive sua mutação principal, a telepatia) e o caso da telecinese de Psylocke (que é usada como se fosse uma melhora do seu corpo, lhe dando mais força por exemplo) que também sempre foi uma telepata.

Há também o caso de dois X-Men originais, o Fera e Anjo, que tiveram suas composições genéticas alteradas que repercutiram em transformações físicas correlacionadas a suas mutações originais . Fera era um Delta (que ficou com aparência bestial se tornando um Gama), enquanto Anjo era um Épsilon, que teve as asas substituídas por asas metálicas, assim como uma coloração de pele diferente se tornando um Gama. Recentemente após sofrer uma nova mutação, anjo passou a manipular energia e se tornou um poderoso Beta (suas asas agora são retráteis). Nesse caso, o surgimento de uma nova mutação implica diretamente na mudança ou afirmação de qual nível o mutante pertence, tendo aqui como resposta o do porque Emma e Psylocke não são de níveis Ômega.

Terceiro Caso: “The Blood of Summers!”

Não é de hoje que sabemos que Sinistro vem tentando criar a linhagem perfeita de mutantes. Em sua busca de 150 anos, Sinistro encontrou várias combinações genéticas que poderiam gerar tal linhagem de super mutantes, porém essas combinações sempre se mostravam instáveis e temporárias (como no caso do Anjo, que gerou dupla personalidade após ter sido cobaia de Sinistro). Porém uma linhagem especifica que Sinistro perseguiu até a América deu a ele a respostas pra a estabilidade das combinações genéticas entre os mutantes: O DNA Summers. A adição de filamentos desse código genético peculiar deixava todas as criações de Sinistro estabilizadas. Uma adição de maiores porcentagens desse DNA poderia criar toda uma nova geração de mutantes com poderes estabilizados, diferente da loteria genética a que Sinistro costuma se referir as combinações elaboradas espontaneamente pela natureza.

Mas apenas se o DNA estiver com mutações ativas, caso contrário, qualquer amostra seria tão inútil quanto as que já possui. A grande questão é que Sinistro não pode fabricar ou duplicar as amostras que possui. Ele precisa de doações constantes de DNA Summers para suas experiências. Por isso o interesse nos irmãos mutantes Summers, Alex e Scott. Por outro lado, se o DNA Summers pode equilibrar as inconstâncias das mutações, combinado com o DNA mutante ativo de uma outra linhagem antiga, os Grey (que são curiosamente TODOS dominantes), os resultados são assustadoramente poderosos. A junção do DNA Summers + Grey resulta SEMPRE em mutantes de Níveis Ômega. Duvida? Procure um pouco mais sobre Nate Grey, Cable e Rachel Grey Summers.


Quarto Caso: Todo humano “mutado” é mutante?

A princípio deveríamos concordar que sim. Mas não seriam mutações naturais e sim induzidas através de elementos externos como produtos químicos, radiação ou magia. Como uma regra geral, todo fator externo que modifique as cadeias genéticas de um ser vivo acabará resultando em uma mutação. Todavia, os descendentes de tais seres “mutados” artificialmente com certeza serão mutantes naturais e classificados como de Segunda Geração. Tendo os poderes baseados nos poderes dos pais ou na fonte original dos poderes.



Basicamente, as alterações genéticas causadas nos pais se desenvolveram a um ponto em que fará o Gene X ser ativado mais rápido em um filho ou neto. Isso faz sentindo quando pegamos o Reed e a Sue que tiveram seus DNA’s alterados por uma chuva de raios cósmicos, explicando assim o do porque o Franklin ter tanto poder de origem principalmente cósmica. A Marvel não chegou a afirmar isso, mas sugeriu que a May “Mayday” Parker na saga “Spider-Verse” seja uma mutante de segunda geração, ao dizer que o Wolverine é um tio de “terceiro grau”. Susan já chegou a cogitar que a super inteligência da Valéria é proveniente do fato dela ser mutante, mas ela logo abandonou essa “teoria” dizendo que só saberia de fato na puberdade.

Quinto Caso: Treinamento rigoroso e carona com a Fênix!

Bom, se você chegou até aqui e percebeu os asteriscos (*) durante a postagem, finalmente vamos analisar mutantes que tem certos pontos curiosos a se debater.
São eles: Tempus, Magia, Ciclope, Tempestade, Professor X, Emma Frost.

*Emma Frost e *Professor X tiveram a solução no 1º e no 2º caso. Já Tempus e Magia são questionáveis pela natureza de seus poderes e habilidades.

*Tempus pode se descolar no tempo e criar esferas temporais assim como congelá-lo. Graças ao seu dom, ela acabou ficando perdida nos ecos temporais, até se fixar em um determinado local totalmente longe de casa. Como ela não sabia como voltar, pediu ajuda a pessoa mais sábia do local, sendo esta a Feiticeira Suprema Rasputin, que lhe ajudou a controlar seus poderes e descobrir o seu potencial. Por complicações, ela é obrigada a voltar para seu tempo antigo (ou atual), e volta para o seu “corpo” passado, mas com toda a sabedoria e conhecimento de seu eu mais velho. Tempus é inquestionavelmente uma mutante nível Ômega, e sua primeira aparição nas HQs confirma esse fato. Quando ela quase que “apagou” o Cérebro após acordar mutante e congelar toda uma cidade em sua bolha temporal.

*Illyana é uma mutante com a habilidade de gerar discos de teleporte. Um poder simples, mas que ficou muito poderoso conforme ela crescia. Após os eventos que a levaram a se tornar uma feiticeira, ela percebeu que sua habilidade fazia ela atravessar tanto campos temporais quanto espaciais. E após insistir ainda mais nos treinamentos arcanos (com o Dormammu e Dr. Estranho), suas habilidades mágicas ficaram ainda maiores. Hoje, ela tem um leque de habilidades imenso, podendo variar tanto em habilidades de cura quanto de maldição. Tanto de magias em área quanto de alvo único. Mas mesmo tendo um leque tão grande que a colocaria como uma mutante de nível Ômega, ela foi confirmada como uma Alfa de alto potencial pelas novas Sentinelas na Marvel Now.


*Tempestade é de longe uma das mutantes mais poderosas dos X-Men, com habilidades de catástrofe global. Mas durante os eventos da X-Men: Legado, uma Sentinela estava analisando ela e a classificou como uma nível Alfa, mas conforme lutava, a Sentinela mudou para “Perigo! Potencial Ôme…” quando foi eletrocutada por Ororo. Ou seja, a Marvel insinuou que a Tempestade era sim de nível Ômega, assim como os fãs da mutante a consideram Ômega. Mas tanto nas HQs quanto nos arquivos da Marvel.com ela é uma Alfa de potencial Ômega.

*Ciclope tem o caso mais curioso de todos. Ele é por muitos classificado como Beta, porque suas rajadas não podem ser controladas sem o uso do quartzo-rubi. Mas se olharmos com atenção, o motivo dele não controlar seu poder é por causa de seu acidente quando criança, em que bateu a cabeça em uma pedra após sobreviver ao ataque do avião de seus pais com seu irmão Alex. Ou seja, ele não consegue controlar seus poderes por causa de uma complicação externa, e não por causa de um efeito de sua mutação.

Só que, além de Jean Grey, Rachel Summers, Nate Grey e Quentin Quire, ele foi o único do Quinteto Fênix (da saga Vingadores vs X-Men) capaz de suportar todo o poder cósmico da Fênix. E é correto dizer que, somente mutantes Ômega conseguem suportar todo o poder da Fênix (Isso seguindo TODA a mitologia da Marvel a respeito da Força Fênix). Então, isso faz do Scott um mutante Ômega correto? Correto. O curioso é, porque o Ciclope foi categorizado como Alfa pela Marvel? Bom, a única coisa que sabemos é que essa é uma dúvida que não podemos solucionar, afinal, não encontramos muitas provas que possam sustentar nosso argumento de que ele é um Ômega em pele de Alfa alegado como Beta.

Sexto Caso: Mutação + Magia = ??

A Magia é tão fluente não universo Marvel quanto quaisquer outros temas quando falamos em quadrinhos. Nos mutantes em questão, muitas vezes elas estão condicionadas a questões sanguíneas ou por meio de treino, e claro, aleatoriedade.
A família Rasputin como exemplo, foram os primeiros humanos que foram usados como cobaias de teste (Por Sr. Sinistro, afinal ele era louco por combinações genéticas perfeitas como vimos no Terceiro Caso) para tentar controlar o fluxo de magia presente no mundo e em universos paralelos. Isso porque, o primeiro Rasputin se ofereceu para tais testes, que foram considerados “falhos”, afinal não surgiu nenhum efeito. No entanto, um século depois um casal de fazendeiros descendentes do primeiro Rasputin acabou gerando 3 filhos mutantes, sendo 2 deles com potencial mágico no sangue (Confira o #XBIO: Magia para mais detalhes).

Quando um mutante se conecta a magia, ela (a magia) tende melhorar muito as habilidade do individuo. Fazendo com que o mutante evolua seus poderes muito mais rápido que os mutantes comuns. A Illyana, também conhecida como Magia, teve seus poderes evoluídos de forma extraordinária por da magia. Pra alguém que só teleportava por pouco espaço, hoje ela pode fazer viagens temporais e espaciais em escalas gigantescas, além do que, novas habilidades por meio do uso de feitiços arcanos.




Uma outra mutante que levou um UP por causa da magia foi a Wanda. Ela primeiramente tinha apenas um poder básico de probabilidade (maior que o da Dominó) e podia fazer pequenos (pequenos mesmo) feitiços. Antes de seu atual e CONFUSO Retcon, a sua mãe Magda foi ao monte Wundagore (ela procurava abrigo por causa de sua gravidez), onde foi recebida por Bova, uma vaca “mutada”. Na primeira noite ao local, Magda foi surpreendida por um demônio todo ferido que tinha acabado de fugir da Zona Escarlate, onde o lorde demônio Cytthorax os tinha como escravos. Ele tocou em apenas um lado de sua barriga, pediu socorro, e depois sumiu. Ficou subentendido que por causa da energia da Zona Escarlate, Wanda acabou adquirindo tais poderes, ficando mais forte conforme ela treinava suas habilidades mutantes, se estendendo e mesclando logo depois a suas habilidades de Probabilidade. Fazendo com que futuramente ela seja catalogada como Ômega, pós-eventos da Dinastia M.
Além da Feiticeira Escarlate e Magia, temos como mutantes arcanos Fada, Colossus, Selene, Madelyne Pryor e Klara Plast.

Bom, chegamos ao fim da nossa postagem. Se após toda essa gama de informações ainda tiverem alguma dúvida, comente que ficaremos felizes em solucionar, isso se soubermos, é claro. E caso houver quaisquer erros de algum tipo (afinal é uma postagem muito grande), por favor nos comunique. O Universo X-Men agradece a sua participação!

Fonte: Marvel. com // Hall of Heroes