Entenda os motivos da famosa briga por direitos autorais entre a MARVEL e a FOX!

Share Button
     
Captura de Tela 2015-06-09 às 10.59.20

Nos últimos meses, houve uma crescente preocupação entre os fãs de que a Marvel porá de lado o Quarteto Fantástico e os X-Men para dar mais ênfases nos grupos os quais possui os direitos cinematográficos-como os Vingadores, os Inumanos (que se tornaram foco na segunda temporada da série Agents of S.H.I.E.L.D., e ganharão um filme em 2019), os Guardiões da Galáxia (filme este que foi um estrondoso sucesso em 2014, rendendo uma continuação, que será lançada em 2017), e o Homem-Aranha, atualmente compartilhado com a Sony. Enquanto não temos noção da veracidade desses rumores, é evidente que a Marvel está fazendo todos os esforços para diminuir essas duas franquias em relação a mercadorias. Há uma notável falta de representação dos X-Men e do Quarteto Fantástico em jogos, brinquedos, roupas, e outros produtos licenciados. Isto é motivo de preocupação, já que são os fãs da Marvel que mais sofrem com isso.

Esse problema foi destacado essa semana, quando uma famosa empresa de colecionáveis singapurense chamada XM Studios revelou que foi pedida para “dar uma parada brusca na produção de colecionáveis de todo e qualquer personagem dos X-Men”. Isso fez com que a empresa tivesse de dar fim a diversos produtores que estavam em desenvolvimento, incluindo uma estátua do soldado mutante cibernético Cable, e um diarama titânica representando os X-Men em uma batalha épica contra um Sentinela. A empresa também confirmou que o Quarteto Fantástico se encontra fora de seus limites. É uma grande perda, considerando o histórico de ótimos colecionáveis, como este:

A XM não é a única empresa afetada por essa crescente proibição vinda da Marvel envolvendo os mutantes. Empresas como Diamond Select Toys, Topps, Kotobukiya e Sideshow Collectibles também receberam limitações sobre quais franquias e personagens eles podem usar. Jogos como Disney Infinity 2.0, e os recentes jogos para móveis “Marvel: Future Fight” e “Marvel Mighty Heroes”, encontram-se totalmente livres de membros honorários dos X-Men e do Quarteto Fantástico.

Uma das únicas exceções é o jogo “Marvel Avengers Alliance”, e o jogo para computador “Marvel Heroes”, que conta com 47 personagens, sendo muitos deles mutantes. É esperado que esta restrição não chegue ao jogo, já que a empresa lançará, ainda essa semana, o Doutor Destino, e, mais futuramente, a Lince Negra. Infelizmente, nenhum personagem dos mutantes e do Quarteto apresenta uniformes/visuais baseados nos filmes, por questões contratuais; entretanto, todos os personagens do Universo Cinematográfico ganharam visuais diferentes.

As roupas feitas para divulgação do filme. Junto delas, foi lançado o Visão, o modo de jogo Ultron, uma refinação nas habilidades do Gavião Arqueiro e da Viúva Negra, e uma reformulação total da Feiticeira Escarlate. A empresa também não pode recriar o rosto dos atores, por isso a imensa diferença facial, evidente em alguns, como Thor e Gavião. É esperado que, na estréia do filme “Homem-Formiga”, o personagem seja liberado no jogo. Tudo parte do marketing da Marvel.

Uma fan-art que mostra como poderia ter sido o visual de “Dias de um Futuro Esquecido” no jogo “Avengers Alliance”.

 

A Marvel tocou bem pouco no assunto. Entretanto, o editor executivo Tom Brevoort abordou essa questão ao ser questionado sobre a falta de produtores envolvendo as duas franquias. Brevoort retorquiu:

“Se você tivesse duas coisas, e você recebe 100% do lucro da coisa que você põe todo seu esforço, e recebe muito pouco da segunda coisa, mesmo que com o mesmo esforço da primeira, é lógico que você concentraria fortemente na primeira coisa, não é?”

Financeiramente, é difícil contra-argumentar isso. Graças aos termos do contrato com a 20th Century Fox, a Marvel ganha somente cerca de 5% dos lucros das duas franquias (X-Men e Quarteto Fantástico). Junte isso ao fato de que também ganham pouco de todo produto licenciado ligado a essas franquias, e temos o porquê da Marvel apresentar tanto desinteresse em produzir itens deles. É por isso que não tivemos uma linha de brinquedos inteiramente dedicados para um filme dos X-Men desde 2009, e porque não teremos muitos produtos no verão americano (inverno, para nós).

O último produto lançado pela Hot Toys, famosa empresa produtora de colecionáveis.

Filmes de superheróis são negócios lucrativos, mas isso é mais do que somente os filmes. Um filme de superherói que arrecada 500 milhões de dólares pode gerar milhões ou até bilhões em produtos licenciados. É um “loop de feedback”, onde os jogos de vídeo-games, figuras de ação e brinquedinhos de fast foods (como os do Mc Donalds) servem para gerar mais e mais “hype” para o filme e, consequentemente, uma venda ainda maior desses produtos.

A Marvel assegurou que esse loop não existe para os filmes dos mutantes e do Quarteto. Existe poucas mercadorias ou representações em outras mídias para essas propriedades, e a tendência é diminuir cada vez mais. A Fox é obrigada a confiar inteiramente nos filmes para conseguir lucrar. Essencialmente, a Marvel quer fazer a Fox passar fome, até que o estúdio entre em desespero e entre em um acordo com a Marvel; é claro, com os termos ditados pela última.

A única “maior” propaganda que a Fox conseguiu fazer no ano passado.

Tudo isso faz sentido de uma perspectiva de negócios. Sem dúvida, os acionistas da Disney estão imensamente satisfeitos. Mas e quanto as pessoas que não têm interesse econômico na guerra fria entre duas grandes empresas? E sobre os fãs que só querem colecionar figuras de ação e demonstrar seu amor por esses personagens? A Marvel não está só se privando dos lucros (mesmo que menores que os lucros da Fox) dos X-Men (o carro-forte da empresa), mas também alienando os fãs e correndo o risco de afastá-los completamente.

E quanto os próprios personagens? Quem pode dizer que a Marvel não está causando danos permanentes no Quarteto Fantástico e nos X-Men, ao enterrarem eles em outras mídias? Quanto mais essa situação se arrastar, mais fãs irão surgir, acostumados com um Universo Marvel sem a presença desses personagens. O clamor para um filme dos Vingadores com Wolverine e Doutor Destino se extinguirá. O reconhecimento dessas incríveis e fantásticas franquias deixará de existir.

A mensagem que a Marvel está passando, graças as suas limitações cada vez mais apertadas, é a que somente os personagens lucrativos importam. Não é somente sobre os X-Men e o Quarteto Fantástico serem menosprezados. O site Bleeding Cool postou a foto desta camiseta, atualmente sendo vendida no Walmart:

Enquanto que a imagem é baseada na capa da edição 1 de “Guerras Secretas”, de Mike Zeck, a Marvel alterou grotescamente os heróis exibidos, colocando somente heróis que aparecerão ou apareceram no Universo Cinematográfico. Uma imagem que exibia cinco heroínas, agora só exibe uma. A Marvel pode ter os direitos da Vespa e de Monica Rambeau, mas, aparentemente, elas terão que se sentar e esperar seus próprios filmes para terem seus destaques.

A imagem original com os personagens dos X-Men e Quarteto Fantástico.

O pior cenário imaginável é que essa abordagem restritiva alcance os quadrinhos. Gostaríamos de poder dizer que isso não é possível, mas contra fatos não há argumentos. A HQ mensal do Quarteto, que, até alguns anos atrás, detinha diversas outras revistas, foi cancelada no mês passado. Um dos pilares centrais da Marvel não tem mais um quadrinho para chamar de seu.

Os X-Men se apresentam em um estado melhor, mas ainda permanece o fato de que as vendas estão caindo, e os dois personagens mais populares, Wolverine e Deadpool, foram mortos em um curto período de tempo, e não são personagens principais da atual mega-saga. Como a Marvel, em tão pouco tempo, jogou fora seus dois personagens solos mais rentáveis?

O filme solo do personagem Deadpool pode ter contribuído para tal decisão.

É preocupante pensar que essas escolhas e decisões são influenciadas por dois itens totalmente exteriores: direitos cinematográficos e produtos licenciados. Em última análise: a Marvel é parte de uma empresa maior, que só visa lucrar. Mas ela também é uma empresa criada para contar histórias de personagens extremamente amados, com milhares de fãs. Seu comportamento em relação aos X-Men/Quarteto Fantástico está fazendo-a ser vista como uma das corporações mais “arranca-dinheiro”.

Talvez, para a Marvel, seja bom guardar esses personagens como reféns; mas, para os fãs e para os personagens, não é nada bom.

Deixe sua opinião a respeito do assunto logo abaixo nos comentários!

Fonte: IGN / Escrito por: Guilherme T. Corrêa

Comentários

  • Jovi26

    Deadpool personagem mais popular? Não mesmo.
    Além disso, existem muitas revistas só do universo X-Men ainda e elas estão vendendo bem. All-new X-Men vende mais que a maioria das revistas dos Vingadores.

  • http://www.espasmosdesinceridade.blogspot.com.br Dan Melos

    Deadpool estava com trocentos títulos mensais, assim comk Wolverine que tinha hq solo, hq com os X-Men, participava dos Vingadores e da X-Force.

  • Jhow

    Eu só queria que a Fox largasse mão das franquias e renegociasse com a Marvel. Cansei de ver filme merda e cronologia zoada com mutante mau explorado. Na esperança que essa guerra fria termine com a Marvel obtendo 100% dos direitos de volta!

  • diegosioli

    Sei que temos que pagar nossas contas, Marvel, mas e a arte e o entretenimento que foi criado ainda nos anos 60? É uma pena ter meus personagens preferidos (e não só meus) acabando dessa forma. Merecia uma manifestação! rsrs

  • fhbear

    Penso que a marvel ta fazendo a única coisa possivel para que um dia tenhamos nos cinemas todos os herois juntos e mostrados pela propria marvel, como é pra ser. A fox sim, só esta nessa APENAS pela grana e duvido muito que va largar essa mina de ouro… mas se dessa forma a marvel conseguir fazer a fox desistir da franquia eu apoio, (desde que a marvel não chega ao extremo de parar as hqs dos mutantes e do quarteto por causa disso né…)

  • Geanh peres

    ACREDITO QUE MTOS PERSONAGENS SÃO MAL APROVEITADOS…APESAR DISSO NAO FAZER DIFERENÇA PROS PRODUTORES…ACHO QUE QUANTO MAIS EXPLORADO MELHOR!!! E ESSA BRIGUINHA ENTRE MARVEL E FOX É SÓ UMA MANEIRA DE MEDIR E DIZER QUEM TEM OS MELHORES EFEITOS…. EM XMEN KITTY COLOSSUS ROGUE BLINK FORAM MAL APROVEITADOS…E EM AVENGERS OS PERSONAGENS QUE DEVERIAM ESTAR NO TIME NÃO ESTÃO!!! ENTÃO TRATEM DE SER MAIS JUSTOS COM OS PERSONAGENS!!!!!!!!!!

  • lorenzo

    Filmes mutantes Fox são aqueles com o melhor tom e estilo para o mutante franquia por isso não deve devolver os direitos de Marvel. Mutantes também têm a sua própria mitologia que não tem nada a ver com os Vingadores.
    O Que a Fox desperdiçado personagens? Falso, em franchising há centenas de personagens e você não pode fazer filmes individuais de-los porque os homens-x trabalham em grupos em vez de individualmente.

  • Cristiano de Noronha Lopes

    A Fox poderia seguir o exemplo da Sony com o homem aranha. Os X-Men, assim como o Quarteto são fundamentais na história dos vingadores. Acontece que tanto o filme dos X-Men como o do Quarteto foram muito aquém do que a maioria esperava. Poucas cenas de lutas; Histórias distorcidas em relação às HQs; Vários erros absurdos de continuidade, como o irmão do Scott Summers, o Alex, aparecendo já no primeira classe, muito antes do nascimento de muitos mutantes que estudam na escola do professor Xavier. A Emma Frost também aparece, gostosa e mais velha que os outros mutantes, no filme primeira classe, sendo que ela já tinha aparecido jovem no filme do wolverine. São só algumas falhas. Dá pra citar milhares. Já o filme dos vingadores, além de ser sucesso absoluto de vendas, sendo assistido até pelos astronautas da Nasa, apresentou mais coerência e consistência nas histórias, mesmo com algumas modificações explicadas. Estou torcendo para a Fox perder essa guerra fria e o X-Men se juntar a franquia dos Vingadores, pelo menos seus principais personagens. Quem ganhará serão os fãs, que sofrem demais com os filmes mal produzidos da FOX. Pior mesmo só os Mutantes, caminhos do coração da Record! kkk

  • AGUIAR SA

    este papo esta igual eleitor em epoca de eleição, vota no cara errado e depois reclama . vcs ai que se dizem fã de x-men pq não faz um boicote e lança campanha nas redes sociais para conseguir o maximo de pessoas para nao irem a estreia ou assistir qualquer filme que a fox lance kd os hackers para raquear essa poha ? …..quem paga o que eles querem somos nós …. quanto mais prejuizo a fox tiver com x’s e 4’s rapido devolvem para a marvel …..

    Lembrem que os super herois de verdade surgem em revistas de quadrinhos e não em telas de cinemas …..

  • Nidalee

    Muito triste ogar marvel future fight e não ter x-men, quando enfrento o malekith no cerco de vilões e tem aqueles tornados fico pensando como seria foda a tempestade no ogo

  • Nidalee

    E quem disse q queremos q os x-men volte para a marvel? Marvel tem q entender q ser por personagens dos x-mens e quarteto em jogos ela vai sair ganhando mais q a FOX

  • Nidalee

    Se voltar pra Marvel não vai ter wolverine fumando ou bebendo e cheio de piadinha sem graça

  • Ambrósio Vasco

    epá é tudo uma questão de dinheiro, se a marvel não conseguir lucros suficientes como vai poder incentivar os seus funcionarios que criam as series? antes de criticarmos temos que entender que as bandas desenhadas são feitas por pessoas que precisam comer beber e ser felizes tal como nós que consumimos os seus produtos, o problema talvez seja eles terem se deixado entrar nesta situação contratual onde só têm direito a 5% dos lucros arrecadados por estes filmes.

  • Bruno Samuel Sampaio

    A Marvel vai quase para a falencia é a unica opção vender os direitos para não falir,a FOX compra esses direitos salvar a empresa.Passa anos a Marvel boicota quem salvou ela da falencia,A empresa salva vc é vc retribui fazendo isso?

  • Bruno Samuel Sampaio

    Não esqueça que se voltar munca vai ter filmes para 16 anos ou 18 anos!!!

  • Sam R

    não tem essa de empresa salvar você, elas só estavam pensando em tirar lucro das franquias, não foi pra ajudar a pobre marvel não rs

  • Bruno Samuel Sampaio

    Divia agradecer se não fosse eles ela teria falido

  • Sam R

    agradecer pros caras que lucram com isso? é puramente negocio, nas empresas não tem essa de agradecimento, só estão visando o dinheiro mesmo. Acho que você entendeu ou está fazendo comentários de má fé.

  • http://profabiofelix.blogspot.com Fábio Nunes Felix

    No último ano, a Fox teve mais lucro cinematográfico que a Disney, ela não está preocuoada com a Disney, seus as bilheterias ( tirando o Quarteto) paga os filmes!

  • Matheus Ramos

    Sim, em uma perspectiva de lucro não existe essa de salvar o outro, mas a Marvel está sendo extremamente ingrata não só com a Fox, mas com os próprios personagens. O que a Fox, a Sony e a Universal fez foi não deixar a editora cair no limbo, e como ela está agradecendo?! Cortando todos os lucro secundarios da empresa, isso é ruim, até mesmo pra ela, porque a perda que ela está tendo em questão de vendas de quadrinhos/jogos com os personagens é muito grande, e talvez demore pra recuperar.

  • Matheus Ramos

    5% de 500 milhões por exemplo é 25 milhões, se eles estão achando pouco, imagina isso em 1 bilhão?! É muita frescura, se for levar ao pé da letra, a Disney é uma, se não a, maior empresa cinematográfica do mundo, e eles estão chorando dolares?! Isso é triste.

  • Matheus Ramos

    NÃO TEM MAIS QUARTETO E X-MEN, as equipes se dissolveram, e logo logo cancelam as HQs dos X-Men, isso pra mim, é triste.

  • Rodrigo Almeida

    Não tem porque a Marvel agradecer, já que ela não pode inserir os personagens citados em seus filmes devido a Fox e os demais estúdios não autorizarem que eles apareçam, por isso a guerra entre eles, para recuperar os direitos e futuramente criar filmes e series com eles.

  • Nero

    Vc está sendo totalmente ingenuo ao achar q a Fox fez isso para salvar a Marvel. Ela fez isso pq provavelmente houve uma pesquisa em cima da possível proposta e se mostrou futuramente lucrativa e a Fox acertou em cheio em ter comprado os direitos da Marvel, hoje ela lucra muito em cima dos heróis da Marvel por um erro da própria Marvel. As duas empresas vivem uma guerra que está longe de acabar, não dá pra dizer qual lado está certo pq as duas só pensam em dinheiro, mas infelizmente para nós, fãs, acaba sendo um bocado chato. Eu mesmo jogo Mavel future fight no android, mas infelizmente nao tem os Xmen lá por causa dessa briga besta.

  • Daniel DeMarins Machado

    Da Fox será sempre X-Men (Yoda)