OUTROS

Entenda os motivos da famosa briga por direitos autorais entre a MARVEL e a FOX!

Nos últimos meses, houve uma crescente preocupação entre os fãs de que a Marvel porá de lado o Quarteto Fantástico e os X-Men para dar mais ênfases nos grupos os quais possui os direitos cinematográficos-como os Vingadores, os Inumanos (que se tornaram foco na segunda temporada da série Agents of S.H.I.E.L.D., e ganharão um filme em 2019), os Guardiões da Galáxia (filme este que foi um estrondoso sucesso em 2014, rendendo uma continuação, que será lançada em 2017), e o Homem-Aranha, atualmente compartilhado com a Sony. Enquanto não temos noção da veracidade desses rumores, é evidente que a Marvel está fazendo todos os esforços para diminuir essas duas franquias em relação a mercadorias. Há uma notável falta de representação dos X-Men e do Quarteto Fantástico em jogos, brinquedos, roupas, e outros produtos licenciados. Isto é motivo de preocupação, já que são os fãs da Marvel que mais sofrem com isso.

Esse problema foi destacado essa semana, quando uma famosa empresa de colecionáveis singapurense chamada XM Studios revelou que foi pedida para “dar uma parada brusca na produção de colecionáveis de todo e qualquer personagem dos X-Men”. Isso fez com que a empresa tivesse de dar fim a diversos produtores que estavam em desenvolvimento, incluindo uma estátua do soldado mutante cibernético Cable, e um diarama titânica representando os X-Men em uma batalha épica contra um Sentinela. A empresa também confirmou que o Quarteto Fantástico se encontra fora de seus limites. É uma grande perda, considerando o histórico de ótimos colecionáveis, como este:

A XM não é a única empresa afetada por essa crescente proibição vinda da Marvel envolvendo os mutantes. Empresas como Diamond Select Toys, Topps, Kotobukiya e Sideshow Collectibles também receberam limitações sobre quais franquias e personagens eles podem usar. Jogos como Disney Infinity 2.0, e os recentes jogos para móveis “Marvel: Future Fight” e “Marvel Mighty Heroes”, encontram-se totalmente livres de membros honorários dos X-Men e do Quarteto Fantástico.

Uma das únicas exceções é o jogo “Marvel Avengers Alliance”, e o jogo para computador “Marvel Heroes”, que conta com 47 personagens, sendo muitos deles mutantes. É esperado que esta restrição não chegue ao jogo, já que a empresa lançará, ainda essa semana, o Doutor Destino, e, mais futuramente, a Lince Negra. Infelizmente, nenhum personagem dos mutantes e do Quarteto apresenta uniformes/visuais baseados nos filmes, por questões contratuais; entretanto, todos os personagens do Universo Cinematográfico ganharam visuais diferentes.

As roupas feitas para divulgação do filme. Junto delas, foi lançado o Visão, o modo de jogo Ultron, uma refinação nas habilidades do Gavião Arqueiro e da Viúva Negra, e uma reformulação total da Feiticeira Escarlate. A empresa também não pode recriar o rosto dos atores, por isso a imensa diferença facial, evidente em alguns, como Thor e Gavião. É esperado que, na estréia do filme “Homem-Formiga”, o personagem seja liberado no jogo. Tudo parte do marketing da Marvel.

Uma fan-art que mostra como poderia ter sido o visual de “Dias de um Futuro Esquecido” no jogo “Avengers Alliance”.

 

A Marvel tocou bem pouco no assunto. Entretanto, o editor executivo Tom Brevoort abordou essa questão ao ser questionado sobre a falta de produtores envolvendo as duas franquias. Brevoort retorquiu:

“Se você tivesse duas coisas, e você recebe 100% do lucro da coisa que você põe todo seu esforço, e recebe muito pouco da segunda coisa, mesmo que com o mesmo esforço da primeira, é lógico que você concentraria fortemente na primeira coisa, não é?”

Financeiramente, é difícil contra-argumentar isso. Graças aos termos do contrato com a 20th Century Fox, a Marvel ganha somente cerca de 5% dos lucros das duas franquias (X-Men e Quarteto Fantástico). Junte isso ao fato de que também ganham pouco de todo produto licenciado ligado a essas franquias, e temos o porquê da Marvel apresentar tanto desinteresse em produzir itens deles. É por isso que não tivemos uma linha de brinquedos inteiramente dedicados para um filme dos X-Men desde 2009, e porque não teremos muitos produtos no verão americano (inverno, para nós).

O último produto lançado pela Hot Toys, famosa empresa produtora de colecionáveis.

Filmes de superheróis são negócios lucrativos, mas isso é mais do que somente os filmes. Um filme de superherói que arrecada 500 milhões de dólares pode gerar milhões ou até bilhões em produtos licenciados. É um “loop de feedback”, onde os jogos de vídeo-games, figuras de ação e brinquedinhos de fast foods (como os do Mc Donalds) servem para gerar mais e mais “hype” para o filme e, consequentemente, uma venda ainda maior desses produtos.

A Marvel assegurou que esse loop não existe para os filmes dos mutantes e do Quarteto. Existe poucas mercadorias ou representações em outras mídias para essas propriedades, e a tendência é diminuir cada vez mais. A Fox é obrigada a confiar inteiramente nos filmes para conseguir lucrar. Essencialmente, a Marvel quer fazer a Fox passar fome, até que o estúdio entre em desespero e entre em um acordo com a Marvel; é claro, com os termos ditados pela última.

A única “maior” propaganda que a Fox conseguiu fazer no ano passado.

Tudo isso faz sentido de uma perspectiva de negócios. Sem dúvida, os acionistas da Disney estão imensamente satisfeitos. Mas e quanto as pessoas que não têm interesse econômico na guerra fria entre duas grandes empresas? E sobre os fãs que só querem colecionar figuras de ação e demonstrar seu amor por esses personagens? A Marvel não está só se privando dos lucros (mesmo que menores que os lucros da Fox) dos X-Men (o carro-forte da empresa), mas também alienando os fãs e correndo o risco de afastá-los completamente.

E quanto os próprios personagens? Quem pode dizer que a Marvel não está causando danos permanentes no Quarteto Fantástico e nos X-Men, ao enterrarem eles em outras mídias? Quanto mais essa situação se arrastar, mais fãs irão surgir, acostumados com um Universo Marvel sem a presença desses personagens. O clamor para um filme dos Vingadores com Wolverine e Doutor Destino se extinguirá. O reconhecimento dessas incríveis e fantásticas franquias deixará de existir.

A mensagem que a Marvel está passando, graças as suas limitações cada vez mais apertadas, é a que somente os personagens lucrativos importam. Não é somente sobre os X-Men e o Quarteto Fantástico serem menosprezados. O site Bleeding Cool postou a foto desta camiseta, atualmente sendo vendida no Walmart:

Enquanto que a imagem é baseada na capa da edição 1 de “Guerras Secretas”, de Mike Zeck, a Marvel alterou grotescamente os heróis exibidos, colocando somente heróis que aparecerão ou apareceram no Universo Cinematográfico. Uma imagem que exibia cinco heroínas, agora só exibe uma. A Marvel pode ter os direitos da Vespa e de Monica Rambeau, mas, aparentemente, elas terão que se sentar e esperar seus próprios filmes para terem seus destaques.

A imagem original com os personagens dos X-Men e Quarteto Fantástico.

O pior cenário imaginável é que essa abordagem restritiva alcance os quadrinhos. Gostaríamos de poder dizer que isso não é possível, mas contra fatos não há argumentos. A HQ mensal do Quarteto, que, até alguns anos atrás, detinha diversas outras revistas, foi cancelada no mês passado. Um dos pilares centrais da Marvel não tem mais um quadrinho para chamar de seu.

Os X-Men se apresentam em um estado melhor, mas ainda permanece o fato de que as vendas estão caindo, e os dois personagens mais populares, Wolverine e Deadpool, foram mortos em um curto período de tempo, e não são personagens principais da atual mega-saga. Como a Marvel, em tão pouco tempo, jogou fora seus dois personagens solos mais rentáveis?

O filme solo do personagem Deadpool pode ter contribuído para tal decisão.

É preocupante pensar que essas escolhas e decisões são influenciadas por dois itens totalmente exteriores: direitos cinematográficos e produtos licenciados. Em última análise: a Marvel é parte de uma empresa maior, que só visa lucrar. Mas ela também é uma empresa criada para contar histórias de personagens extremamente amados, com milhares de fãs. Seu comportamento em relação aos X-Men/Quarteto Fantástico está fazendo-a ser vista como uma das corporações mais “arranca-dinheiro”.

Talvez, para a Marvel, seja bom guardar esses personagens como reféns; mas, para os fãs e para os personagens, não é nada bom.

Deixe sua opinião a respeito do assunto logo abaixo nos comentários!

Fonte: IGN / Escrito por: Guilherme T. Corrêa