ESPECIAL UX

Michael B. Jordan fala sobre a polêmica do Tocha Humana negro no filme!

Quando o anuncio do novo elenco do Quarteto Fantástico foi anunciado, houve uma grande relutância dos espectadores para aceitar os atores, mas a maior polêmica dentre a escalação foi definitivamente a escolha de um ator negro para interpretar o Tocha Humana. Agora é a vez de Michael B. Jordan comentar sobre toda essa confusão.

 

“Não se deve ir a Internet quando você é escalado como um super-herói”, Iniciou ele. Mas depois de pegar o papel de Johnny Storm (um personagem escrito originalmente com o cabelo loiro e olhos azuis) eu queria ver a reação por aí a fora. Eu não queria estar ignorante sobre o que as pessoas estavam dizendo, acontece que o que estavam dizendo era : ‘Um cara negro? Eu não gosto disso. Eles devem estar fazendo isso por causa do presidente Obama’ e ‘Não é fiel aos quadrinhos.’ Ou ainda: ‘Eles arruinaram tudo!’”

Isso costumava me incomodar, mas isso não acontece mais. Eu posso ver a perspectiva de todo mundo, eu sei que não posso pedir ao público para esquecer 50 anos de histórias em quadrinhos. Mas o mundo é um pouco mais diversificado agora em 2015 do que era quando o primeiro quadrinho do Quarteto Fantástico saiu em 1961. Além disso, se Stan Lee escreve um e-mail para o meu diretor, dizendo: ‘Você é bom. Eu estou bem com isso’, quem sou eu para ir contra?”

Michael ainda falou sobre as escolhas que as pessoas podiam fazer ao pensarem em sua escalação, sendo uma negativa e uma positiva. Falou tambem da mensagem principal que o filme passará.

Algumas pessoas podem ver minha escalação como politicamente correta ou uma tentativa de atender a uma cota racial. Ou eles poderiam vê-la como uma escolha criativa do diretor, Josh Trank (que está em um relacionamento inter racial por sinal) um reflexo de como se parece uma família moderna atualmente.

Este é um filme família sobre quatro amigos ( Sendo Kate Mara minha irmã adotiva) que são reunidos por uma série de eventos infelizes, se unindo e formando uma equipe. Essa é a mensagem do filme, se as pessoas se permitirem vê-la.

 

E ao fim da entrevista, o ator falou do porque de ter aceitado o papel mesmo sabendo da polêmica e dos comentários racistas que viriam com sua escalação, e mandou uma mensagem as pessoas de mente fechada que relutam a aceita-lo no papel.

Às vezes você tem que ser a pessoa que se levanta e diz: ‘Eu vou arcar com todo esse ódio. Vou carregar o peso para as próximas gerações.’Eu coloquei essa responsabilidade em mim . As pessoas costumam se enxergar em termos de raça, mas talvez no futuro, não vamos mais falar sobre isso. Talvez, se eu der o exemplo, Hollywood comece a considerar dar mais papéis de destaque a outras pessoas de cor, talvez possamos chegar às pessoas que estão presas na mentalidade de que ‘PRECISA ser fiel aos quadrinhos.’ Ou talvez nós tenhamos que atravessa-los.

Para os trolls da Internet, eu gostaria de dizer: Tire a cara da frente do computador. Saia um pouco para caminhar, olhe para as pessoas que andam ao seu redor. Olhe para os amigos dos seus amigos e com quem estão interagindo. E apenas entenda que este é o mundo em que vivemos. Não há problema em gostar dele.

Michael B. Jordan, Kate Mara, Miles Teller e Jamie Bell protagonizam o Quarteto Fantástico dirigido por Josh Trank e estreia dia 7 de agosto.

Fonte: EW