QUADRINHOS

Originalmente Tempestade seria uma “Mulher-Gato” da Marvel, entenda

Tempestade apareceu pela primeira vez em Giant-Size X-Men #1 em 1975, co-criada por Len Wein e o artista Dave Cockrum. Desde então, a personagem se tornou uma das heroínas mais importantes de todos os tempos. Líder, rainha e deusa são apenas alguns dos inúmeros títulos que Ororo Munroe, a controladora do clima, adquiriu com o tempo. Acontece que originalmente ela não teria os poderes que tem, o que poderia ter feito dela uma personagem completamente diferente.


⊗ Os Renegados originais

Os Renegados são uma equipe de super-heróis dos quadrinhos publicados pela DC Comics. Como o próprio nome sugere, a equipe consiste em personagens que são super-heróis, mas que não se encaixam nas normas da comunidade de super-heróis “comuns”. A equipe foi criada em 1983 pelo roteirista Mike W. Barr e pelo ilustrador Jim Aparo para popularizar heróis desconhecidos da editora. Assim, eles usaram o Batman que já era popular, para divulgar Raio Negro, Metamorfo, Geoforça, Katana, Halo e Divina. Acontece que a ideia dos Renegados já existia quase uma década antes.

Em 1973 Dave Cockrum já trabalhava na DC Comics, seu trabalho revolucionário com o Superboy e a Legião dos Super-Heróis certamente lhe rendeu grande prestígio. Com esse prestígio somado a seu incrível talento, ele criou inúmeros personagens não utilizados. Dentre esses personagens não utilizados, temos a equipe de Renegados (Outsiders no original) ainda em 1974.

Essa equipe de Renegados era composta pelos personagens: Quetzal, uma mulher pássaro de cor verde; Starfire, que se tornaria a legionária Chama; Trio, uma garota do mesmo planeta da Moça Tríplice; Noturno (sim, o mutante dos X-Men foi originalmente criado para a DC) e um personagem chamado Typhoon, que falaremos mais abaixo.


⊗ Typhoon, o Tufão

Bryn Alban vem de um planeta chamado Zaratustra. Sua família migrou para lá com as primeiras colônias, anteriormente da Terra. Ele vem de uma longa linhagem de ‘pessoas secretas’ conhecedoras dos elementais da Terra com certos cruzamentos com elfos, fadas e outros seres supostamente míticos. O próprio Bryn é um super-elemental, o único que existe. Com um gesto, ele pode invocar ventos com força de tufão, chuva e relâmpagos, ou pode conjurar uma brisa suave para refrescar um dia quente de verão. Ele pode usar esses poderes localmente ou em escala planetária. Uma vez que ele solta seus ventos fortes, ele pode “lançar-se” neles e voar, “cavalgando” o vento.

Não é preciso nem explicar muito, pois somente a história criada para esse personagem já diz o suficiente. É possível perceber que levando em conta que a DC Comics descartou o conceito do personagem, Cockrum o levou consigo para a Marvel e apresentou nos X-Men. Assim, com o visual criado originalmente para a Gata Negra, somado aos poderes de controlar o clima de Tufão, houve o surgimento da Tempestade.


⊗ Black-Cat, a Gata Negra

Depois de saber pela primeira vez da nova reformulação dos X-Men em 1972, Dave Cockrum criou uma personagem feminina de pele preta, chamada Black Cat. Essa Gata Negra usava uma coleira com um sino e vestia um maiô escuro. Seu poder era se transformar em qualquer felino, de um gato doméstico a uma pantera, e também poderia se transformar em um gato humanoide. No entanto, nesse período houve a introdução de várias outras personagens felinas femininas. Assim, a Gata Negra foi descartada. Em 1979, no entanto, Marv Wolfman e Keith Pollard criaram Felicia Hardy, a Gata Negra que conhecemos do universo do Homem-Aranha.

Eventualmente, ficou entendido que o resto dos personagens da nova equipe dos X-Men já havia sido escolhida. Ainda assim, Wein e Cockrum ainda precisavam de um membro feminino para essa equipe de heróis que era tão diversa (a Segunda Gênese). Pensando que o figurino da Black-Cat realmente se encaixava no X-look, eles só precisavam de um super poder diferente para ela. Foi então que tivemos o resgate de um conceito antigo.


⊗ Capa e roupa

Assim, entendemos que Tempestade é majoritariamente a junção do conceito de dois personagens antigos, Typhoon e Black-Cat. No entanto, existem outros dois conceitos que são inseridos nessa fusão. Se trata do visual da personagem Trio, que também faria parte da versão dos Renegados de Cockrum, além do conceito de um visual para Jean Grey.

Trio, como é possível ver na imagem acima, utiliza um maiô que é quase o mesmo que foi aproveitado para o visual da Black-Cat, que consequentemente é aquele que Tempestade utiliza. Já a capa é parte de um redesing de Jean Grey, os produtores descartaram esse visual da ruiva, mas Cockrum aproveitou a capa para compor o visual da Amazona dos Ventos.


Afinal, você sabia dessa informação? Acredita que a personagem teria feito tanto sucesso caso publicada da forma originalmente concebida?