QUADRINHOS

Conheça a primeira origem dos poderes telepáticos de Jean Grey

Com a cultura de super-heróis em alta popularidade, muitas pessoas acabam ficando perdidas ao desbravar o universo confuso das histórias em quadrinhos. Muitas dessas estão recheadas de retcons, universos paralelos, reencarnações, mortes reversíveis, clones e realidades manipuladas. Ironicamente, muitas dessas características cabem na trajetória de Jean Grey, a Fênix.


Já vimos Jean morrer, ressuscitar, morrer novamente, ganhar um clone, ter uma filha que nasceu de outra versão sua no multiverso e por aí vai. O que muitos fãs não sabem é que, originalmente, Jean não tinha poderes telepáticos de maneira nenhuma! Eu sei, você deve estar pensando “Eu já sei disso, Universo X-Men…ela era só telecinética, já que o Professor X bloqueou as habilidades telepáticas até ela ter maturidade”. Então, acontece que isso é um leve e sutil retcon que muitos leitores deixam passar.

Sendo assim, como foi que Jean Grey adquiriu sua telepatia originalmente?

ERA PRÉ-CLAREMONT

Chris Claremont inegavelmente moldou os mutantes como conhecemos hoje, afinal, a equipe se tornou um sucesso nas mãos dele. Porém, antes de Claremont assumir o cargo, outros escritores passaram pela revista dos filhos do átomo. Isso aconteceu porque X-Men não vingou com seus criadores, Stan Lee e Jack Kirby, que foram responsáveis por menos de 20 edições da equipe. Depois deles tivemos Roy Thomas, Gary Friedrich, Dennis O’Neil e mais alguns outros.

Os três escritores citados tem uma participação muito importante no assunto discutido, afinal, foi apenas em X-Men #41-42 que Jean Grey demonstrou ter poderes telepáticos de uma forma muito sutil. As edições mostravam que Jean estava sendo treinada por Xavier secretamente, o que incomodava os outros membros do time. Grotesko, príncipe de uma civilização subterrânea indiretamente extinta por dos testes atômicos feitos pela humanidade, era o vilão da história. Ele planejava usar um máquina de tremores para se vingar de toda a humanidade, e obviamente, os X-Men impediram a catástrofe.


Conheça a primeira origem dos poderes telepáticos de Jean Grey
X-Men #42, de Roy Thomas e Don Heck

Jean é caracterizada como uma “mutante psíquica” pela primeira vez. No entanto, Xavier é gravemente ferido e acaba “morrendo” no final dessa edição. Na edição seguinte, os enlutados X-Men assistem uma mensagem deixada por seu tutor, onde ele revela que estava já estava morrendo por conta de uma doença incurável. O mais interessante, no entanto, é que Xavier revela que estava treinando Jean Grey para usar seus poderes telepáticos.

X-Men #43, de Roy Thomas e George Tuska

A HQ também dá uma informação importante através de uma fala do Homem de Gelo, que diz que Jean estava sendo treinada para assimilar ou absorver os poderes do Professor X. X-Men #45 corrobora com a informação:

Conheça a primeira origem dos poderes telepáticos de Jean Grey
X-Men #45, dGary Friedrich e Werner Roth
RETORNO DO PROFESSOR X

De uma forma quase que explícita, as histórias nos mostram que Xavier transferiu seus poderes mentais para Jean antes de falecer, ou quase isso. Isso porque em X-Men #65, Xavier retorna e revela que sua morte foi falsa! Ele explica que quem morreu no seu lugar foi o mutante Changeling (o mesmo que inspirou a criação de Morfo anos mais tarde na série animada dos anos 90). Os dois trocaram de lugar em algum momento após os eventos de X-Men #39. Xavier diz que Changeling estava morrendo por conta de uma doença e queria partir reformado como um herói, enquanto Xavier secretamente focava sua atenção em descobrir um meio de derrotar uma raça alienígena Z’Nox.

No entanto, Changeling era apenas um mutante transformo na época, como ele poderia ter mantido o disfarce de Professor X sem poderes telepáticos?

X-Men #65, Dennis O’Neil e Neal Adams

Como a imagem já explica, Xavier transferiu seus poderes mentais para Changeling e Jean Grey. Dessa forma, a equipe não ficaria sem ajuda psíquica durante o tempo que ele estava indisponível. Sim, os poderes telepáticos de Jean originalmente vieram de Charles Xavier. No entanto, essa já não é mais a origem oficial das habilidades da personagem.

A SAGA DA FÊNIX NEGRA E ANNIE RICHARDSON

Depois de uma década, já na aclamada era de Chris Claremont, a origem dos poderes telepáticos de Jean começou a mudar para a versão que conhecemos nos dias atuais. É em Fabulosos X-Men #136, durante a famosa Saga da Fênix Negra, que somos informados pela primeira vez de que a telepatia de Jean era uma habilidade latente até Xavier ajuda-la a despertar esses poderes.

Conheça a primeira origem dos poderes telepáticos de Jean Grey
Fabulosos X-Men #136, Chris Claremont e John Byrne

Foi só em Bizarre Adventures #27, um ano após a morte da X-Woman na Saga Fênix Negra, onde a origem que conhecemos hoje foi apresentada. Jean desperta seus poderes telepáticos na infância e no momento em que sua melhor amiga, Annie, está morrendo por conta de um acidente. Jean entra na mente da amiga e sente o exato momento de sua morte. A jovem mutante fica traumatizada, depressiva e isolada até conhecer o Professor X. Xavier decide criar uma série de escudos psíquicos para bloquear as habilidades telepáticas de Jean até o momento em que ela estivesse pronta para fazer uso delas.


Bizarre Adventures #27 de Chris Claremont e John Buscema
Conheça a primeira origem dos poderes telepáticos de Jean Grey
Bizarre Adventures #27

É interessante notar que Jean Grey, hoje em dia, é uma mutante ômega por conta de sua telepatia, enquanto Xavier, apesar de ser um psíquico extremamente poderoso, não recebe essa classificação. Além disso, Jean é considerada uma deusa por si só, e não poderia ser diferente, já que ela e a Força Fênix são uma só. Ela é definitivamente uma das heroínas mais poderosas da Marvel Comics.