HELLFIRE GALA: Festa anual dos mutantes ganha um desfecho chocante e trágico
Essa festa virou um enterro. Após os dois primeiros bem sucedidos Hellfire Galas, a nação de Krakoa estava bem animada para mostrar novas novidades e inovações. Caso você não lembre, no primeiro evento foi anunciado a terraformação de Marte (que virou Arakko), e no segundo, os protocolos de ressureição krakoanos se tornaram públicos e acessíveis para alguns humanos.
Além disso, sempre era anunciada uma nova formação dos X-Men. Esse ano não foi diferente, mas dessa vez, a equipe não vingou muito bem.
⊗ SPOILERS DE X-MEN: HELLFIRE GALA 2023
Escrito por Gerry Duggan e com a colaboração de vários artistas (Adam Kubert, Luciano Vecchio, Matteo Lolli, Russell Dauterman, Javier Pina, R.B. Silva, Joshua Cassara, Kris Anka, e Pepe Larraz), o grande evento desse ano prometia muito e o tema foi “Fraternidade e Futurismo”. A grande inovação que Krakoa iria apresentar para humanidade esse ano seria uma cidade do futuro, projetada por Forge. O projeto visava minar o imagem negativa que os mutantes estavam recendo por influência da Orquídea, uma organização anti-mutante. O destaque da festa também iria para Kamala Khan, a Ms. Marvel, que foi ressuscitada como uma mutante e iria se revelar para o mundo como uma forma de amenizar o sentimento ódio contra mutantes.
O evento foi realizado na ilha Mykines e contou com a presença de alguns Vingadores, que logo deixaram a festa para atender alguma emergência. Ciclope também não ficou por muito tempo, já que teve que atender a um alarme na Casa da Árvore, em NY. Dessa, forma a eleição para o novo time dos X-Men começou. Os escolhidos foram: Talon (X-23 mais velha que ficou presa por anos na “Câmara”), Sincro, Míssil, Prodígio, Frenesi, Cristal, Jubileu e Fanático.
Um segundo depois (ou uma página depois)…
⊗ NÃO ERA UMA ESTRELA CADENTE, JUBILEU!
O novo time dos X-Men não durou muito. Nimrod faz um ataque surpresa e mata a maioria dos novos X-Men. O impacto teria matado todos os mutantes e convidados presentes se Jean Grey não tivesse detido a onda de choque com um escudo telecinético. Magia tenta teleportar os convidados e mutantes não-combatentes para fora do evento, mas a Orquídea previu isso e cuidou de inibir os poderes mutantes de teleporte de Illyana com nanotecnologia (mostrado em X-Men #23). Foi uma emboscada perfeita e altamente planejada.
Bobby Drake, o Homem de Gelo, tenta deter Nimrod e tem tem sucesso por algum tempo, mas o vilão apunhala o X-Men com uma adaga “exótica”. Bobby começa a derreter e Nimrod diz o que o mutante ômega está morto (o que é equivocado, pois Bobby deve voltar para sua série solo que estreia em breve). Jean impulsiona Fanático para deter Nimrod, e enquanto isso, Sentinelas Stark começam a atacar o evento.
Importante dizer que o Tony Stark não tem nada a ver como o ataque, já que a Orquídea tomou conta das suas empresas. Os mutantes contra-atacam e como o próprio narrador fala, eles teriam vencido se a luta fosse justa. Jean usa sua telecinese e telepatia para parar toda a luta e tirar aqueles que não podem se proteger do local, porém, ela é golpeada por Moira X com uma adaga banhada de Blightswill (uma substância do Extramundo que neutraliza os poderes mutantes temporariamente).
Jean começa a morrer, mas não antes de usar um último recurso em prol da mutandade. Em seus últimos momentos, ela se comunica com Angelica Jones, a Flama. Jean revela para a X-Man que Krakoa vai cair e que Angelica é sua última esperança. Jean conta que entrou na mente do Doutor Stasis e planou uma falsa memória de que Flama era uma agente dupla da Orquídea, infiltrada em Krakoa para passar informações sigilosas para os fascistas anti-mutantes. Jean diz que o objetivo do plano é que Flama consiga várias informações sobre a Orquídea e ajude a resistência mutante. Angelica aceita a missão e vira “aliada” dos vilões.
Jean também se despede de Ciclope, que aparentemente está sem movimento das pernas e é socorrido por uma ambulância enquanto a Casa da Árvore pega fogo. Jean logo em seguida se despede de Wolverine (que não estava no Hellfire Gala) e pede para que ele faça o que ele faz de melhor. Jean finalmente morre.
⊗ “VÃO, MEUS X-MEN!”
Xavier se vê sem saída. Doutor Stasis e M.O.D.O.K. revelam para o velho líder dos X-Men que eles envenenaram os medicamentos krakoanos e com um comando, todos os humanos que ingeriram os medicamentos vão sofrer um tipo surto mental, que pode resultar em agressividade e até suicídio. Xavier paralisa todos mutantes do Hellfire Gala e chantageados por Moira X e Doutor Stasis, é obrigado a tomar uma medida drástica.
Os vilões explicam que Xavier deve comandar telepaticamente toda a mutandade para os portais krakoanos a redor do mundo, para que eles saiam da Terra. Sem saída, Xavier faz o que lhe é mandado e é avisado que se qualquer um deles voltar, os humanos vão pagar o preço. Assim, quase todos os mutantes são “expulsos” da terra através do comando de Xavier. No meio disso tudo, a vilã Madre Virtuosa é vista absorvendo todo arquipélago krakoano do atlântico.
⊗ RESISTIR
Apesar da ordem telepática de Xavier englobar todos os mutantes da terra, alguns mutantes conseguiram resistir ao comando mental. É explicado que após o primeiro encontro dos X-Men com a Rainha Branca (quando Emma ainda era vilã), Xavier começou a trabalhar em um protocolo de defesa contra ataques telepáticos, intitulado de Triângulo Vermelho.
Como consequência, uma parte pequena dos mutantes resiste ao comando telepático e não atravessa os portais krakoanos. Mística resiste fortemente ao controle mental de Xavier, percebendo que seria inútil, se joga ao mar para uma aparente morte. Emma Frost, Kate Pryde, Lourdes Chantel, Talon, Sincro, Akihiro, M, Ms. Marvel, Estrela Polar, Anjo, Gambit, Aurora e Rasputin IV são alguns dos mutantes que conseguem resistir ao controle mental e usando os poderes de teleporte de Lourdes, eles conseguem escapar, salvando também Romeo (um inumano que tem um affair com Bobby Drake) e o Rei do Crime (que é humano, mas tinha cidadania krakoana por ser casado com a mutante Mary Tifoide)
Lourdes transporta todos para o porão da antiga base do Clube do Inferno em NY, mas está gravemente ferida e acaba morrendo nos braços de Emma Frost. Mutantes como Wolverine e Noturno, que não estavam na festa mutante, também resistem ao comando de Xavier.
⊗ FECHARAM OS PORTAIS DE KRAKOA NA MINHA CARA!
Emma Frost explica que plantou portais krakoanos abaixo do antigo Clube do Inferno e que vai voltar para a luta em Mykines. Entretanto, nem ela e nem os outros mutantes presentes conseguem atravessar os portais. Um fato inusitado, já que a única mutante que não conseguia usar os portais era Kate Pryde.
E então…
Isso mesmo que você viu! Em um dos momentos mais desesperadores da história dos mutantes, Kate Pryde finalmente consegue arrevesar os portais de Krakoa. Pryde vai parar na sede krakoana de Israel, que está tomada pelos soldados da Orquídea. O que acontece depois !? Só lendo X-Men #25 para descobrir.
⊗ VINGUE KRAKOA
Após todos os mutantes serem expulsos, Doutor Stasis ordena a morte dos humanos estavam no Hellfire Gala, como uma forma de deixar os crimes da organização sem nenhuma testemunha e manchar ainda mais reputação dos mutantes. Moira X se vangloria de seu plano e quando está prestes a matar Xavier, é partida ao meio por Vampira, que estava ajudando os Vingadores.
A X-Man salva Xavier e voa em alta velocidade para escapar das garras da Orquídea. No entanto, Xavier pede que Vampira lhe deixe no arquipélago krakoano do pacífico. Xavier fala que não está mais sentindo os mutantes que atravessaram os portais e que todos estão mortos aparentemente. Em um último esforço, Xavier pede parar Vampira deixa-lo ali e vingar Krakoa. A queda da Dinastia X começou.
Definitivamente foi um Hellfire Gala inesquecível, não é mesmo!? O que você achou da história?
- CONTINUE LENDO: Hellfire Gala da VIDA REAL: Confira as fotos do evento