SÉRIES

A aparição “desconhecida” dos mutantes no desenho do Homem de Ferro

Homem de Ferro: A Nova Série Animada é uma animação de 2009, exibida no Brasil pelo Canal Jetix e posteriormente pela Rede Globo. Ela traz uma nova visão para a história do herói, onde um Tony Stark de 16 anos cria sua armadura de ferro, visando investigar a morte de seu pai. A Série conta com 2 temporadas de 26 episódios, com participações especiais de diversos personagens da Marvel Comics como Pantera Negra e Nicky Fury. Além disso, há a participação de 2 mutantes, sendo Jean Grey uma delas, confira como foi essa participação.


Fator X

O episódio onde os mutantes aparecem é o décimo sétimo da segunda temporada do desenho e se chama “Fator X”. Nele, há um enfoque na luta contra a discriminação vivida entre os mutantes e debates sobre preconceito. Não apenas a mutante Jean Grey aparece, como outros personagens do universo dos X-Men também são destaque. Eles são: Magneto, Senador Kelly e o vilão Simon Trask, irmão de Bolivar Trask.

Jean Grey é a protagonista desse episódio, onde vemos a mutante que fugiu de casa. Ela o fez, porque Magneto está a perseguindo para trazê-la para a causa dele, para que ela possa ajudá-lo em uma guerra contra os humanos comuns. Jean busca a ajuda de Tony Stark e James Rhodes (Máquina de Combate) para encontrar a escola para mutantes do Professor Xavier.


Magneto e Annie

O episódio se inicia com o Homem de Ferro investigando um local, onde ele acaba descobrindo que um homem está sendo feito de refém. Esse homem está preso por metais e antes que Tony descubra quem ele é, o heróis é controlado por magnetismo e arremessado para centenas de metros longe daquele local. Posteriormente, descobre-se então, que o homem sequestrado é Simon Trask, um militante anti-mutante, que está fazendo de tudo para acabar com seus desafetos.

No dia seguinte a sua derrota, Tony está na escola e conhece a nova aluna, Annie Claremont (Jean disfarçada), uma garota que veio do colorado. Durante o intervalo das aulas, Stark, Rhodes e Peper Potts avistam um aluno tentando tomar de Annie sua mochila. De alguma forma, sem tocar no aluno, Annie consegue afastá-lo e o derruba, fica perceptível que ela utilizou telecinese. James e Tony vão até a garota para conversar com ela, que finalmente revela que é uma mutante. Assim, deixando claro que não fará mal a ela, Tony convida a jovem para um jantar para que eles possam conversar melhor sobre os mutantes.

Vale citar que o nome Annie é uma referência a Annie Richardson. Nos quadrinhos, Richardson era uma amiga de Jean cuja morte em um acidente de carro gerou o gatilho que despertou pela primeira vez os poderes telepáticos da mutante. O sobrenome Claremont é uma referência ao lendário quadrinista Chris Claremont.


O Sequestro

Jean aceita o convite de Tony e vai com o ele, Rhodes e Pepper até uma lanchonete para que eles possam conversar. Durante o jantar, a jovem explica que fugiu de casa para encontrar a Escola Xavier, pois Magneto a estava perseguindo para força-la a lutar ao lado dele uma guerra contra os humanos. A mutante explica que confiou nos heróis, pois além de telecinética, também é telepata.

Em meio a conversa, surge um ataque inesperado. Magneto aparece para sequestrar Jean, que tenta lutar contra ele, mas sendo muito inexperiente, não consegue vencê-lo. O Homem de Ferro por outro lado, tenta utilizar sua armadura para vencer o vilão, mas como era de se esperar, é mais uma vez derrotado. Assim, Magneto consegue sequestrar a jovem telepata.


O plano de Magneto

Com Jean finalmente presa em seu covil, Magneto pode finalmente revelar para ela seus planos. Ele liga a televisão e mostra que o Senador Kelly está incitando ódio contra mutantes e propondo uma lei contra eles, sendo esse o motivo pela qual ele quer matar o político. Contudo, caso Kelly seja morto por um mutante como Magnus, isso o tornaria um mártir, assim, o vilão diz que Jean deve utilizar sua telecinese para causar um ataque cardíaco no senador. Obviamente Jean recusa, mas Magneto dá um ultimato, dizendo que caso ela não o faça, ele matará toda a família dela e seus entes queridos.

O vilão leva a mutante até um comício contra mutantes realizado pelo Senador Kelly, onde tenta obrigá-la a matar o político, mas sem sucesso. Quando Jean se recusa, Magneto tenta matar Jean, mas o Homem de Ferro consegue salvá-la, apenas para perder feio na batalha contra o mutante. Telepaticamente, Jean explica a Tony e Rhodes que eles precisam tirar o capacete de Magnus, assim ela conseguirá atingi-lo mentalmente. E é isso o que acontece, os dois heróis armadurados se juntam e conseguem tirar a proteção do vilão, assim, a telepata desmaia Magneto.


Conclusão

Enquanto o Homem de Ferro e o Máquina de Combate ainda lutavam contra Magneto, uma explosão causada pela luta acabou lançando destroços no meio da rua. Alguns desses destroços acertariam o Senador Kelly, Jean evitando o pior consegue utilizar sua telecinese para salvá-lo, sendo filmada fazendo essa boa ação. Assim, ao final da batalha, ela é vista como uma heroína até mesmo pelos seguidores de Kelly, que foge sendo vaiado por todos.

Já no dia seguinte, novamente na escola, enquanto Jean conversa com Tony, James e Pepper, ela é abordada por uma figura de cadeira de rodas. Esse é ninguém menos do que o próprio Professor Xavier, que vem pessoalmente recrutá-la, explicando para ela sobre sua escola de mutantes. A mutante então parte com o Professor para o Instituto, finalizando o episódio.


Caso você queira assistir ao episódio focado nos mutantes de Homem de Ferro: A Nova Série Animada, você pode encontrá-lo na Netflix. Você conhecia esse episódio? O que achou dele?