QUADRINHOS

Antes de WandaVision, um vilão dos X-Men já criou uma realidade alternativa televisiva

WandaVision chamou muita atenção introduzir a Feiticeira Escarlate, Visão e Monica Rambeau em uma realidade alternativa baseada na televisão. No entanto, o que quer que esteja acontecendo com Wanda Maximoff está longe de ser a primeira vez que os personagens da Marvel foram removidos de sua realidade e colocados em um mundo alternativo centrado na televisão. Embora possa parecer uma sequência de eventos particularmente estranha, um grotesco vilão dos X-Men conhecido como Mojo já fazia algo bem semelhante.


Criado por Ann Nocenti e Art Adams em Longshot #3 de 1985 , Mojo é uma entidade alienígena e governante de uma dimensão de bolso conhecida como Mojoverse. Mojo é uma entidade corpulenta e covarde apoiada por incrementos mecânicos, que governa seu mundo em grande parte por meio da manipulação da mídia e do entretenimento, e o comanda como um tirano que distrai seus cidadãos de sua miséria por meio do entretenimento. Para governar Mojoverse, Mojo teve que criar um novo e excitante entretenimento para seu povo, enquanto punia qualquer escravo que ousasse se opor a ele, como o antigo aliado dos X-Men, Longshot. Muito parecido com o que aconteceu em WandaVision, Mojo colocou os X-Men em cenários alternativos na televisão, todos com seus próprios desafios sombrios.

⊗ X-Babies
vilao-x-men-realidade-wandavision-mojo

Mojo apareceu pela primeira vez no Universo Marvel quando Longshot escapou para a Terra, forçando Mojo a persegui-lo. Isso levou Mojo a descobrir os X-Men. Seu primeiro objetivo era transformar os X-Men em uma fonte de entretenimento para a televisão. Ele fez isso primeiro com Psylocke – em seu corpo original – e substituindo cirurgicamente seus olhos por olhos artificiais. Embora esses novos olhos tenham devolvido a visão de Psylocke(Betsy tinha sido espancada e perdeu a visão), eles também serviram como câmeras, que Mojo usou para criar mídia.


Mas isso não foi suficiente. Mojo aprendeu sobre a existência dos X-Men, que se tornaram populares no Mojoverse. Em um movimento que serviu como uma paródia direta dos programas modernos dos anos 80, como Muppet Babies, Mojo capturou os X-Men e os transformou em crianças na televisão. Os Novos Mutantes e Psylocke conseguiram ajudá-los a escapar e retornar às suas idades originais.

No entanto, os X-Babies provaram ser um grande sucesso, aumentando a audiência da televisão. Quando as transmissões de Psylocke pararam, o público exigiu mais X-Men na programação, o que forçou Mojo a criar seus próprios X-Babies no Fabulosos X-Men Anual de 1988, de Chris Claremont e Art Adams. No entanto, isso foi uma má ideia, levando-o a tentar matar suas criações.

No entanto, a essa altura, os adoráveis ​​X-Babies já haviam escapado. Eles finalmente caíram no colo de Kitty Pryde e da equipe Excalibur. Os bebês escolheram retornar a Mojoverse, embora com um guardião para protegê-los da ira de Mojo. Mojo mais tarde criaria uma equipe de Baby Avengers, conhecida como Mighty Vengers. Todos eles aumentariam a audiência, mas também se rebelariam continuamente.

⊗ Várias tentativas de Mojo

Mojo repetidamente tentava forçar os X-Men a aparecer em suas produções para a televisão, apesar de muitas vezes ser derrotado pela equipe. Ele tentou transformar o treinamento da Sala de Perigo em um reality show de TV em Marvel Comics Presents #89, de Dan Slott e Joe Madureira em 1991, e, embora ele não tenha conseguido a filmar exatamente o que queria, seu público adorou. Ele capturou os X-Men e os forçou a encenar os eventos do Mágico de Oz em X-Men #10, de Scott Lobdell e Jim Lee em 1992, e foi apenas com ajuda de Cristal que a equipe venceu e resgatou um Longshot, que tinha sofrido lavagem cerebral. Certa vez, ele capturou Wolverine para um evento ao lado dos X-Babies em Wolverine # 102.5 de 1996, de Slott, Mark Buckingham e Mike Wieringo.

Os planos de Mojo quase sempre giravam em torno dele capturar os X-Men, levá-los a fazer algo ultrajante ou incomum. Mesmo quando perdia, ele sabia que tinha um grande aumento na audiência entre seu povo. Ele até continuava usando os olhos mecânicos de Psylocke como uma transmissão contínua. Indiscutivelmente, um dos negócios mais bem-sucedidos do Mojo aconteceu quando os Exilados, uma equipe de super-heróis interdimensionais que viajavam pelo multiverso, se ofereceram para enviar transmissões ao Mojo de suas missões em troca do uso de Longshot como ferramenta, em Exilados # 18 de 2002, por Judd Winnick e Mike McKone.


No entanto, indiscutivelmente a tentativa mais radical do Mojo de aumentar a audiência foi em X-Men Gold de 2017, onde Mojo lançou uma invasão na cidade de Nova York, dividindo as então múltiplas equipes dos X-Men para confrontar recriações de momentos importantes de seu passado.

Embora WandaVision possa ter colocado seus heróis em alguma realidade estranha e surreal, está apenas arranhando a superfície do que Mojo já fez aos X-Men ao longo da história do Universo Marvel.

Será que WandaVision se inspirou em alguns dos planos de Mojo?

Fonte: CBR