Conheça os trágicos acidentes que deixaram o Professor X paraplégico nas HQs



Em X-Men: Primeira Classe o Professor X ficou paraplégico por causa de Magneto. O mutante fez com que um dos tiros disparados por Moira ricocheteasse e acertasse a coluna de seu amigo. Mas como foi que o Professor perdeu o movimento das pernas nos quadrinhos? A seguir você vai descobrir não apenas como aconteceu primeiro trágico acidente que deixou o Professor X na cadeira de rodas, mas também conhecer um segundo acidente tão trágico quanto.


⊗ O vilão Lucifer
Lúcifer inimigo do Professor X

Antes de falarmos sobre o acidente do Professor X, é preciso apresentar um dos primeiros vilões de Xavier e seus pupilos. Em Fabulosos X-Men #9, a HQ apresenta o vilão Lúcifer, alguém que rivalizava com Xavier em intelecto e anteriormente combateu Charles. Sabendo que Xavier eventualmente iria atrás dele de novo, Lúcifer montou uma bomba que poderia destruir toda a Antártida causando um tsunami que destruiria o mundo todo, mas com a ajuda de Ciclope, Charles consegue desativar a bomba e impedir o vilão.

Em Fabulosos X-Men #20 porém, Lúcifer retorna, ele manipula os vilões Blob e Unus para que eles se vistam de X-Men e causem o caos na cidade, mas utilizando sua telepatia, Xavier descobre que seu arqui-inimigo está por trás dos panos com um objetivo escuso. No entanto, quando o Professor utilizou sua telepatia, uma máquina de Lúcifer incapacita mentalmente Xavier. Cabe aos X-Men então lutar contra as adversidades para impedir o vilão.


⊗ O primeiro acidente
Capa de Fabulosos X-Men 20 onde acontece o acidente do Professor X

A nona edição de Fabulosos X-Men revela que na primeira aparição de Lucifer no primeiro encontro entre o Professor X e o vilão, aconteceu o acidente que deixou Xavier sem o movimento das pernas. O líder dos X-Men no entanto comenta que aquele não é o momento para explicar o que aconteceu. Essa revelação acontece 11 edições depois, em Fabulosos X-Men #20.

Assim que Xavier utiliza seus poderes telepáticos para descobrir quem está liderando Blob e Unus ele é ferido pela máquina de Lúcifer. Jean Grey no entanto, consegue se comunicar com ele por telepatia, e é aí que o Professor revela toda a história. “Escute bem a historia do meu primeiro encontro com ele, pois o destino de toda a humanidade está em jogo“.

Perto dos Himalaias Xavier foi investigar uma cidadela, o mutante percebeu então algo estranho, muitos dos cidadãos estavam sendo mentalmente escravizados. Charles então se une aos rebeldes locais para combater o líder tirano em seu castelo. O líder é Lúcifer, um ser que faz parte de uma raça alienígena não nomeada. Posteriormente descobrimos que o objetivo deles é dominar o planeta Terra e transformar os humanos em escravos assim como já fizeram com outros planetas.

Professor X nos Himalaias
O Embate

A invasão no castelo de Lúcifer foi um sucesso, embora haja muitas armadilhas e obstáculos, Xavier e os rebeldes conseguem atravessar todos. No entanto, os superiores de Lúcifer detectam que diversas máquinas foram destruídas pelos humanos e ordenam que ele deixe o castelo. Contudo, em meio a fuga, o vilão é interpelado por Charles. O que o Professor não fazia ideia, é que Lúcifer tinha uma carta na manga, apertando um dispositivo na parede, o tirano libera um bloco gigante de pedra que cai em cima do X-Man esmagando sua espinha e deixando-o paraplégico e fugindo logo em seguida.

Lúcifer Vs Professor X

Quando os outros X-Men voltam a mansão e descobrem o estado de seu professor, Fera cria um dispositivo para melhorar a condição de Xavier e então a equipe vai atrás de Lúcifer. Os X-Men então lutam contra Lúcifer e seus robôs e finalmente derrotam o vilão. Descobrindo a derrota de seu subordinado, o alien chamado de Supremo então bane Lúcifer para uma “Dimensão sem nome, onde o tempo e o espaço não existem”. E assim, os X-Men vencem, mas sem nunca saber de onde o inimigo veio.


⊗ Rei das sombras destrói a coluna de Charles
Rei das Sombras inimigo do Professor X

Na Saga da Ninhada, Charles Xavier teve um ovo da raça alienígena inserido em seu corpo, o que fez ele se tornar hospedeiro da Rainha da Ninhada. Para livrar o Professor desse controle, foi necessário destruir seu corpo e passar sua mente para um clone. Esse clone era completamente saudável, o que fez com que Charles pudesse andar e até ingressar em algumas missões, no entanto isso só durou até a sua segunda batalha contra o Rei das Sombras.

Na Saga da Ilha Muir, o Rei das Sombras toma controle de todo o local possuindo os mutantes ali presentes (incluindo Polaris, Psylocke, Vampira, Colossus, Banshee e Legião). Com os poderes de Legião, o vilão se torna extremamente poderoso e Charles então percebe que é necessário atacá-lo tanto no plano astral quanto no plano físico. Utilizando Jean como âncora, Xavier então parte para a batalha contra o Rei das Sombras, mas se surpreende com tamanho poder. O dano mental causado no Professor X é tão forte, que é refletido em seu corpo físico, assim suas pernas e sua espinha são destruídas.

Percebendo que o Professor X não venceria sozinho, Jean Grey leva parte dos X-Men para o plano astral. Essa batalha ganha tempo para que Forge e Banshee tirem Psylocke do controle do vilão e assim a telepata utiliza sua adaga psíquica em Polaris, que funcionava como a “ancora” do Rei das Sombras, sem ela, o vilão foi completamente derrotado. O professor no entanto, teve de se adaptar novamente a sua cadeira.

“Sim Piotr, minha coluna foi partida no confronto. Pelo visto para alcançar meu sonho, eu precisarei de todos vocês para me levar até ele.”


⊗ Outras situações

Embora os 2 acidentes relatados acima sejam os únicos relacionados diretamente a perda de movimento das pernas de Charles, houveram outros acontecimentos que mostram que o corpo do mutante é frequentemente manipulado de forma dolorosa.

  • Tempos depois Xorn usou seus poderes de cura para restaurar as pernas de Xavier mais uma vez. No entanto, Xorn acabou sendo revelado como Magneto disfarçado que tinha acabado de usar “nano-Sentinelas” para ajudar Xavier. Ele acaba revertendo o processo e Xavier perde a capacidade de andar algumas edições depois.

  • Quando a Feiticeira Escarlate usou sua magia para acabar com a maioria dos mutantes do mundo no evento “Dizimação”, um desses mutantes era Xavier. Quando isso aconteceu, Wanda também devolveu a Xavier o uso de suas pernas. Isso para que ele pudesse sentir a dor de ter seus poderes mutantes negados, apesar de estar ser fisicamente curado. No entanto, Xavier recuperou sua telepatia perdida após ser jogado no cristal M’Kraan dos Shi’ar.

  • Embora tenha recuperado as pernas, na Saga Complexo de Messias Xavier tomou um tiro na cabeça disparado por Bishop e ficou em coma. Posteriormente quando se recuperou, em Vingadores Vs X-Men, Charles foi assassinado por Ciclope que estava possuído pela Fênix Negra. Sua mente sobreviveu no plano astral e retornou no corpo de Fantomex.

⊗ Krakoa e o Futuro

Depois de tudo isso, nós temos o retorno de Charles utilizando os protocolos de Ressurreição de Krakoa na nova fase de Johnathan Hickman, desde então seu corpo permanece saudável.

É impossível dizer o que Hickman planeja para o Professor X no futuro, no entanto, pelo seu visual icônico ser o da cadeira de rodas, seria uma aposta fácil dizer que eventualmente algo acontecerá para que Charles retorne a ser um cadeirante. Talvez um ponto chave para isso, seja a chegada dos X-Men no MCU, visto que os quadrinhos recentes costumam emular muitos dos aspectos dos filmes. No entanto, isso não passa de especulação sem a menor base.


Você conhecia esses dois acidentes que deixaram Xavier paraplégico? Diga nos comentários se gostaria de ver uma dessas duas histórias sendo adaptadas para os cinemas.