OUTROS

Enorme coleção de X-Men entra pro Guiness Records!

Muitos fãs de X-Men compram os DVD’s e Blu-Ray de todos os filmes, colecionam quadrinhos e figuras de ação. Talvez você possa ser assim, mas a sua coleção dificilmente será tão grande quanto a de Eric Jaskolka.

Eric Jaskolka vive na cidade de Des Moines no estado de Iowa nos Estados Unidos e foi reconhecido pelo Livro Guinness de Recordes como o maior colecionador de itens relacionados aos X-Men.  Ele tem uma coleção com 15.400 peças, que incluem figuras de ação, videogames, mochilas, relógios, doces, filmes e até caixas de pizza, ou seja, qualquer material relacionado aos mutantes.

No vídeo abaixo, Jaskolka conta uma pouco da sua relação com os mutantes:

Ele conheceu os X-Men através do seu professor da escola dominical:

“Eu comecei a ler quadrinhos em 1989 porque precisava de uma forma de fugir da realidade, e na metade dos anos 90 eu comecei a colecionar tudo sobre os X-Men. O professor da escola dominical da minha sinagoga era dono de uma loja de quadrinhos local quando eu vivia em Lincoln, Nebraska e ele disse: “Eu acho que você vai gostar dos X-Men“. Existe uma ligação com o Judaísmo e o Holocausto.

Os mutantes tem poderes e as pessoas não compreendem eles, similar ao modo como os nazistas se sentiam em relação aos judeus, ciganos, negros e qualquer um que não fosse parte da sua raça ou nação. Na verdade temos algumas histórias em que eles constroem os Sentinelas gigantes, que são feitos para capturar e colocar mutantes em campos de concentração, e também há as histórias com o Ato de Registro Mutante, onde todos os mutantes tem que registrar os seus poderes. Muita conexão com a história dos judeus.”

Como qualquer fã Jaskolka possui um mutante favorito, no seu caso, Wolverine:

“Ele luta constante com o seguinte dilema: Ele é um homem ou uma fera? Ele tem garras mortais que matam com facilidade, com um animal, mas ele quer ser melhor, mais homem do que fera; então ele lutante o tempo todo para controlar a sua raiva e fúria. Eu acredito que todos nós temos um lado diferente na nossa personalidade com o qual lutamos.”

Eric começou a colecionar quadrinhos e brinquedos relacionados aos X-Men e a partir de 1994 começou a colecionar figurinhas e outros itens. A coleção é tão grande que Jaskolka possuí alguns itens exclusivos, como protótipos de brinquedos e relógios que nunca foram lançados para o público, além de itens que foram entregues aos membros de elenco e produção dos filmes dos X-Men.

FONTE: CB