FILMESQUADRINHOS

Conheça os Skrulls: a raça de alienígenas transmorfos da Marvel!

Os Skrulls são uma das espécies alienígenas mais conhecidas dentro das histórias da Marvel nos quadrinhos,  possuem uma aparência bastante característica, pele verde e queixo enrugado, além de possuírem a habilidade de mudarem de forma. Eles são mais conhecidos nos quadrinhos por conta da Guerra Kree-Skrull e por terem se infiltrado entre os humanos e heróis durante os eventos de  Invasão Secreta. Ganharam visibilidade  entre o grande público após ser anunciado que eles estariam presentes no filme solo da Capitã Marvel e também pela inesperada notícia, obtida com exclusividade pelo Universo X-Men, de que eles também estariam em X-Men: Fênix Negra (clique aqui).

Para explicar quem são os Skrulls, o melhor é começar pelo início: não existe apenas um tipo de Skrull. Eles foram criados há milhares de anos atrás quando os Celestiais realizaram experimentos genéticos em uma espécie de criaturas reptilianas do planeta Skrullos. Com o passar dos anos apareceram Skrulls Prime, Skrulls Eternos e os mais conhecidos, Skrulls Deviantes.

Os Primes são antigos. São uma espécie que se formou há milhares de anos atrás e foram destruídos juntos com os Eternos em uma guerra contra os Deviantes. Os Deviantes ganharam a guerra graças às suas habilidades de mudança de forma que existia unicamente na sua espécie. Com o passar do tempo com os avanços de sua tecnologias eles desenvolveram os Super-Skrulls como soldados para lutarem em suas guerras.

W6

Ao contrário do que possa parecer, os Skrulls não são uma raça de alienígenas bárbaros, eles possuem uma cultura rica e uma sociedade estruturada. Eles expandiram o seu império através da galáxia. Cada um dos mil planetas colonizados por eles possui um governador e todos foram governados pela família real até que uma sequência de eventos cataclísmicos levaram o império à ruína. O último governante da realeza foi a Imperatriz R’kill que buscava paz e prosperidade para o império, mas tudo terminaram quando ela caiu do trono no planeta Tarnax IV. O império ainda foi governado pela Princesa Veranke, mas alguns guerreiros como Kl’rt também assumiram o poder.

W7

Os Skrulls também possuem uma religião. Como comentado anteriormente os Eternos foram aniquilados pelo Deviantes. Porém, o último que havia restado, Kly’bn, conseguiu convencer eles de que matá-lo significaria também a sua destruição. Ele acabou sendo visto como uma divindade com o passar do tempo e se tornou o líder do panteão Skrull.

Não se sabe muito sobre o panteão Skrull e muito menos sobre as suas divindades. O que sabemos é que Kly’bn é o imperador do panteão e Si’gur’t, uma antiga imperatriz skrull se tornou uma divindade após se comprometer com ele. Também existe Zorr’kiri, uma deusa do amor.

FF10

Embora os Skrulls sejam frequentemente retratados como invasores e aniquiladores, a verdade é que a sua raça chegou perto da extinção diversas vezes. Uma dessas vezes foi quanto a família real e o planeta Tarnax IV foram destruídos quando foram devorados por Galactus.

A notícia de que eles provavelmente estarão em Fênix Negra talvez tenha chocado você por não saber que assim como a Marvel a Fox também possui os direitos cinematográficos dos Skrulls (como comentado uma vez por James Gunn).

Antes dos Skrulls se tornarem personagens importantes dentro do universo das histórias da Marvel eles eram vilões recorrentes das histórias do Quarteto Fantástico, que foi onde eles fizeram a sua estreia. Eles apareceram pela primeira vez em Quarteto Fantástico #2 e nós iremos contar um pouco dessa história.

Capa de Quarteto Fantástico nº 2
Capa de Quarteto Fantástico nº 2

A história começa com os membros do Quarteto Fantástico cometendo diversos crimes. Ben Grimm (Coisa) derrubou uma plataforma de petróleo, Sue Storm (Mulher-Invisível) roubou jóias em uma joalheria, Johnny Storm (Tocha Humana) derreteu um monumento e Reed Richards (Senhor Incrível) desligou a energia da cidade.

FF2

Nas páginas seguintes é revelado que os crimes foram cometidos pelos Skrulls, que assumiram a forma dos membros do Quarteto. Também é revelado o seu plano: fazer com que as pessoas vissem o grupo como uma ameaça e os atacassem. Dessa forma a humanidade estaria distraída e indefesa quando a invasão Skrull começasse.

FF3

O plano dos alienígenas surte efeito e pouco tempo depois o governo americano vai em busca do Quarteto para prendê-los. O grupo não resiste e aceitar ir para a cadeia. Logo que chegam na cadeia eles montam um plano de fuga e fogem. Johnny lê o jornal e descobre que um novo foguete seria testado naquele dia e tem a ideia de atacá-lo para ser confundido com os impostores e assim fazer que eles se revelem.

FF4

O plano de Tocha dá certo e minutos depois ele vai parar na base dos impostores onde descobre que eles são na realidade uma raça alienígena. Estando lá ele utiliza uma sinalizar para avisar os outros. Enquanto eles não chegam, Johnny decide manter os Skrulls presos, porém o alienígena que fingia ser ele chega na hora e os dois iniciam uma luta. Tocha acaba perdendo e os Skrulls decidem matá-lo, mas o resto dos membros chegam bem na hora.

FF5

Os Skrulls e o Quarteto iniciam um combate, mas o Quarteto vence. Eles então descobrem que os líderes consideravam o grupo uma ameaça forte e por isso não invadiram a Terra antes de derrotá-los. Sabendo disso o grupo tem a ideia de fingir serem os Skrulls e invadir a nave mãe.
FF6
Ao chegarem na nave eles entregam ao líder um relatório mostrando tudo o que eles descobriram sobre a Terra, nele colocaram imagens de um livro de fantasia com insetos e monstros gigantes para assustar os invasores alienígenas e o plano dá certo. Os Skrulls decidem ir embora, mas para conseguir voltar para a Terra o Quarteto disfarçado diz que eles devem se sacrificar ficando pra trás  para que as pessoas na Terra não suspeitassem da invasão.

FF7

Ao retornar à Terra o Quarteto é logo surpreendido pela polícia que pretende prendê-los novamente. Reed então pede para eles irem até o seu apartamento antes disso porque lá eles podem mostrar tudo o que está acontecendo e provarem a sua inocência. Ao chegarem no apartamento eles são imediatamente atacados pelos Skrulls que assumem diversas foras. No final o Quarteto consegue detê-los.

FF9Os policias percebem então que o Quarteto era inocente o tempo todo. A discussão a seguir era sobre o que fazer com os alienígenas, prendê-los não seria uma opção pois com a sua habilidade de mudar de forma eles logo conseguiriam fugir novamente. Então o Quarteto se oferece para resolver essa situação. Os alienígenas então imploram por suas vidas e revelam que não estavam contente com a vida que levavam. Reed então diz que vai hipnotizá-los para que esqueçam sua vida anterior. Eles concordam e assim vivem em paz na Terra sobre uma nova forma, a de vacas.

FF8

Como comentando anteriormente, assim como ocorreu com os personagens Mercúrio e Feiticeira Escarlate, tanto a Marvel quanto a Fox possuem os direitos cinematográficos dos Skrulls. Entretanto, apenas a Fox possui os direitos sobre alguns personagens específicos, como os Super Skrulls. Eles provavelmente farão a sua estreia em X-Men: Fênix Negra e considerando que eles são vilões do Quarteto Fantástico, esta poderia ser uma ótima maneira da Fox reintroduzir a franquia no cinema sem um filme de origem após o fracasso do reboot de 2015, o que abriria possibilidades pra um possível crossover. entre as duas equipes no futuro.