QUADRINHOS

X-Men: Stan Lee revela que equipe teria outro nome!

Os X-Men são sem sombra de dúvidas uma das equipes de quadrinhos mais populares da história. Com um nome marcante, foram criados pela dupla Stan Lee e Jack Kirby e tiveram a sua estreia nos quadrinhos no dia 10 de setembro de 1963. O grupo liderado pelo Professor Xavier contava a história de adolescentes que nasceram com habilidades especiais que os distinguiam das outras pessoas, mutantes. A equipe era originalmente formada pelo quinteto, Ciclope (Scott Summers), Anjo (Warren Worthington), Fera (Hank McCoy), Homem de Gelo (Bobby Drake) e Garota Marvel (Jean Grey).
Anos mais tarde a equipe cresceu e ganhou novos personagens que se tornaram bastante conhecidos do público, Wolverine (Logan), Tempestade (Ororo Munroe), Noturno (Kurt Wagner) e Colossus (Piotr Rasputin). Com isso a equipe se tornou o maior título da Marvel durante os anos 80, o que permitiu que a equipe ganhasse destaque em outras mídias, contando hoje com animações, filmes e séries para televisão. Porém, o rumo poderia ter sido outro.
Em uma conversa com os fãs na Wizard World Nashville, Lee comentou sobre a criação do grupo e a sua visão para os quadrinhos. Ele também comentou sobre a história por trás do nome da equipe e contou que se não fosse pelo editor da Marvel da época, Martin Goodman, a equipe se chamaria “The Mutantes/Os Mutantes”:

 

“Eu queria originalmente chamá-los de Os Mutantes e ele disse ‘Você não pode chamá-los de Os Mutantes’, e eu disse, ‘Por que não?’. Ele respondeu, ‘Nossos leitores, eles não são inteligentes’. Ele não tinha respeito pelos leitores de quadrinhos. Ele disse, ‘Eles não saberão o que é um mutante’. Bem, eu discordei dele, mas ele era o chefe e então eu tive que pensar em outro nome. Então eu fui pra casa e pensei e pensei até que X-Men me veio em mente e contei pra ele no dia seguinte e ele respondeu, ‘Ok, é bom’ e enquanto eu caminhava pra fora do seu escritório eu pensei o quanto esse nome era bastante peculiar. Se ninguém sabia o que um mutante era, como saberiam o que era um X-Men? Mas ele concordou com o nome e eu o usei”.

Depois de contar a história, Lee também comentou brincando:

“Eu não achava ele muito inteligente. Eu posso dizer isso agora porque não trabalho mais para ele.”

Para quem não sabe, Martin Goodman foi uma figura na história da Marvel. Ele fundou a Timely Comics em 1938 e a renomeou para Marvel Comics em 1961. Goodman permaneceu como editor até 1972 quando foi substituído pelo seu filho Chip. Pouco tempo depois, Stan Lee o sucedeu como presidente.

FONTE: Screen Rant