FILMES

Conheça um pouco do Império Shi’ar!

Depois de meses de rumores, foi confirmado que o próximo filme da franquia central dos X-Men voltaria a abordar a história de Jean Grey e a Fênix. Intitulado X-Men: Fênix Negra, o novo filme será um dos três para estrear no próximo ano no universo dos super-heróis da Fox. Enquanto a adaptação da história em X-Men: O Confronto Final foi amplamente criticada, a nova versão prometeu ser mais fiel ao material de origem. Após o surgimento dos novos poderes de Jean Grey mostrados em X-Men: Apocalipse, ela emergirá plenamente como a entidade cósmica no próximo ano, com o retorno da Mística, Magneto e talvez até uma nova Vampira.

Claro, a origem intergaláctica da Fênix e o material de fonte dos quadrinhos também levaram a rumores de que a franquia X-Men finalmente irá ao espaço no próximo ano. Os produtores do filme ficaram calados por meses, mas hoje, finalmente houve uma confirmação do enorme alcance do filme.

Junto com a notícia, o produtor e roteirista de longa data dos X-Men, Simon Kinberg, estará fazendo sua estréia como diretor com em Fênix Negra, e parece que Jessica Chastain finalmente estará fazendo sua estreia em filmes de super-heróis. A atriz pode estar em negociações para viver Lilandra, um dos líderes do Império Shi’ar e uma personagem com profundas conexões com os X-Men e a Força Fênix. Mas quem é Lilandra e o Império Shi’ar?

O IMPÉRIO SHI’AR

Embora existam várias espécies exóticas nos quadrinhos da Marvel, alguns já foram apresentados no cinema. Há os Kree, que são propriedade da Marvel Studios, e estão em Guardiões da Galáxia e Agentes da SHIELD; Há os Skrulls, co-propriedade de Marvel e da Fox; E então há os Shi’ar, presumivelmente controlados pela Fox graças à sua longa conexão com o X-Men.

Criado pelo famoso escritor Chris Claremont e o artista Dave Cockrum, os Shi’ar apareceram pela primeira vez em 1976, na edição #97 de Uncanny X-Men. São uma espécie humanoide com características aviárias, e são uma raça poderosa que controla um vasto império galáctico de seu mundo Chadilar. Semelhante aos espartanos do nosso planeta, eles são um povo guerreiro e imperialista, conhecido por seu amor pela batalha e pelo ódio pelas artes.

LILANDRA E A FAMÍLIA REAL

Quando conhecemos os Shi’ar, eles são governados por D’Ken, um megalomaníaco com sonhos de grandeza. Durante o reinado, ele usa o poderoso Crystal M’Kraan, capaz de transportar o usuário para qualquer realidade que deseja. Durante seus esforços, ele se opõe a sua irmã Lilandra, mas ela finalmente foi derrotada e exilada do Império. Em uma tentativa de parar seu irmão, ela viaja para a Terra para obter a ajuda dos X-Men. Usando suas habilidades telepáticas, ela se comunica com Charles Xavier durante sua jornada, acendendo um romance que durará anos.

Ela finalmente ganha a confiança dos X-Men, com a equipe parando D’Ken e ajudando a colocar Lilandra no poder. Ao longo de seu reinado, no entanto, ela é constantemente contraposta por sua irmã, Rapina, uma guerreira feroz com asas, garras e uma poderosa sede de sangue. Ao longo dos anos, os X-Men batalhariam com Rapina muitas vezes, com a guerreira até se tornando uma vilã recorrente da Miss Marvel(Na época, ainda era a Carol Danvers).

A SAGA DA FÊNIX NEGRA

Poucos anos após a introdução dos Shi’ar, Claremont e John Byrne criaram uma das histórias mais emblemáticas da Marvel nas páginas de Uncanny X-Men #129-138: A Saga da Fênix Negra. Após uma missão no espaço, Jean tenta salvar toda a equipe com seus poderes telepáticos e telecinéticos, mas será morta por radiação cósmica. Com isso, ela é consumida e renascida como a Fênix, uma poderosa entidade psiônica.

Na realidade, a Força de Fênix é uma construção de energia antiga, viajando pelo cosmos e destruindo tudo em seu caminho. Em várias ocasiões, ela também assume o corpo de um indivíduo para ajudá-la a atender às suas necessidades. E embora Jean pareça estar no controle da Fênix por um tempo, eventualmente isso a corrompe e a transforma em um dos vilões mais poderosos da Marvel.

Apesar de Jean Grey ser vital na derrota de D’Ken e aprisioná-lo, os Shi’ar e Lilandra passaram a maior parte da Saga pedindo o julgamento e a morte de Jean Grey. Consumida pelo poder da Fênix, Jean em uma parte da história absorve uma estrela, resultando em uma supernova que mata bilhões de seres vivos de um planeta alienígena. O evento mostra grande parte da galáxia tentando deter Jean, e os X-Men sendo forçados a lutar contra sua antiga amiga e aliada. Toda a história termina com Jean recuperando o controle temporariamente e se sacrificando, acabando com a ameaça da Fênix.

A GUARDA IMPERIAL

Junto com Lilandra e a família real, vários outros membros proeminentes do Império Shi’ar têm uma longa história nos quadrinhos. O grupo mais conhecido é a Guarda Imperial, a força de elite do Império Shiar. Composto por seres poderosos de vários planetas, a Guarda exerce uma variedade de poderes e é liderado pelo Gladiador, um poderoso guerreiro com inúmeros poderes que lembram o Superman. De fato, toda a Guarda Imperial original é baseada em personagens da DC, com cada membro refletindo alguém da Legião dos Super-Heróis.

Ao longo do tempo, Gladiador e Guardas Imperiais como Oráculo, Esmagador e Impulso tiveram várias aventuras na Marvel Comics. Aparecendo um ano depois que os Shi’ar, a Guarda Imperial e o Gladiador estrearam em X-Men #107, sendo assim, provavelmente são propriedade da Fox e podem aparecer facilmente ao lado de Lilandra quando ela fizer sua estréia nos cinemas. No entanto, não são os únicos personagens que podemos ver.

STARJAMMERS

Enquanto Xavier e Jean têm fortes laços com o Shi’ar nos quadrinhos, Scott Summers está mais conectado aos Starjammers. Criado por Dave Cockrum, os Starjammers são um grupo de piratas intergalácticos que apareceram pela primeira vez no Uncanny X-Men #104. Embora tivesse a intenção de ter sua própria série, Cockrum finalmente trabalhou com a Claremont para incluí-los na série X-Men, fazendo o pai do líder e mutante Ciclope.

Em uma das histórias dos mutantes, descobrimos que o pai dos irmãos Summers está vivo todos esses anos, vivendo no espaço como o pirata Corsário. Eventualmente, Scott, Alex e Gabriel reuniram-se com seu pai, embora o último estivesse mais interessado na conquista do Império Shi’ar do que em uma reunião familiar. Dada a complexidade de incluir o Corsário e o Vulcano(Gabriel) nos filmes ao lado de Scott e Alex (que morreu em X-Men: Apocalipse), talvez seja um pouco improvável que veremos essa parte da história acontecer nos cinemas. Também é um pouco semelhante à história adaptada de Peter Quill em Guardiões da Galáxia Vol. 2. Ainda assim, poderíamos ver uma versão dos Starjammers que aparece como um grupo de criminosos que ajudam os X-Men e Lilandra a enfrentar D’Ken.

Não há como dizer o quanto da mitologia dos Shi’ar irá entrar nos filmes. Possivelmente, muitos dos elementos serão excluídos em favor de uma história mais simples envolvendo Jean lutando contra seus novos poderes enquanto os X-Men tentam impedir Lilandra e um pequeno batalhão. Com o filme definido para o próximo ano, no entanto, devem sair mais informações sobre o elenco e história adaptada para o filme muito em breve.

Fonte: SR.