QUADRINHOS

QUADRINHOS: Entenda a polêmica política e religiosa em X-Men Dourado #1!

Após a descoberta de mensagens sublimares polêmicas, de cunho religioso e político colocadas na recém-lançada HQ: ‘X-Men Dourado’ # 1, pelo artista da série Ardian Syaf, a Marvel emitiu uma declaração sobre a situação para ComicBook.com.

 

“A arte mencionada em ‘X-Men Dourado’ # 1 foi inserida sem conhecimento dos seus significados ocultos relatados. Essas referências implícitas não refletem as opiniões do escritor, editores ou qualquer outra pessoa na Marvel e vão contra tudo que a Marvel Comics e que os X-Men têm representado desde a sua criação. Estes trabalhos de arte serão removidos das impressões subsequentes, das versões digitais, e dos quadrinhos comerciais. Uma ação disciplinar está sendo tomada “.

 

ENTENDA O CASO:

 

No início do sábado, o caso se espalhou rapidamente pelas mídias sociais, após a descoberta de mensagens múltiplas e sutilmente colocadas em “X-Men Dourado”, que se referia a protestos contra Basuki Tjahaja Purnama, cristão e atual governador de Jacarta, a capital da Indonésia. Syaf, que é indonésio, desenhou o X-Man Colossus vestindo uma camiseta estampada com “QS 5:51“, que significa Quran Surah 5:51 – um verso do Alcorão que diz:

 

” Ó vós que credes, não tomais os judeus e os cristãos como aliados. Eles são, de fato, aliados um do outro. E quem for aliado deles, então é um deles. Na verdade, Alá não guia para as pessoas erradas. “

 

Além disso, em uma cena de grupo no início da edição, os números “212” e “51” são vistos, em uma loja e na camiseta de um civil, respectivamente. “212” refere-se a um protesto da vida real que aconteceu dia 2/12/2016, onde cerca de 200 mil indonésios marcharam contra Purnama por suposta blasfêmia contra o Alcorão durante um discurso; “51” é uma referência à passagem “QS 5:51”.

 

Desde que a discussão em torno da questão proliferou, tem sido amplamente observado que os mutantes dos X-Men têm servido como parábolas para grupos minoritários desde a sua criação em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, aumentando assim a inadequação de usar esses personagens para uma mensagem contra a minoria cristã e populações judaicas na Indonésia. Além disso, “X-Men Dourado” apresenta Kitty Pryde – uma personagem judia – assumindo o comando de uma equipe dos X-Men pela primeira vez em sua história, enquanto Noturno, canonicamente um católico e antigo padre, tem um papel principal.

 

Quando questionado pelos fãs sobre a inclusão dessas mensagens, Syaf respondeu em sua página no Facebook, em indonésio. Embora o Google Translate não tenha fornecido uma tradução totalmente confiável, a mensagem parece ter sido Syaf reconhecendo a natureza política das mensagens ocultas e agradecendo aos dissidentes por se envolver educadamente.

 

Atualmente, Syaf é cotado como o ilustrador do interior das quatro primeiras edições de ‘X-Men Dourado’. Os artistas RB Silva (que é brasileiro) e Ken Lashley já estão programados para participar da série, sendo Silva o artista responsável pelas edições 5 e 6 que serão lançadas em Junho. “X-Men Dourado” # 2 terá seu lançamento dia 19 de abril.

Fonte: ComicBook