FILMES

LOGAN: Confira os efeitos visuais que você não percebeu que estavam lá!

A morte da atriz Carrie Fisher reacendeu uma discussão ja bastante antiga, quando se fala sobre a ética de utilizar efeitos e computação gráfica (CG) para animar a imagem de atores que já faleceram no meio (ou não) de um projeto. Embora a produção de Star Wars já tenha afirmado que não farão isso com a atriz, devido a perfeição com que modelos em computação gráfica foram feitos para Hugh Jackman e Dafne Keen em Logan, é provável que essa discussão continue daqui para frente.


No parágrafo a seguir, você encontrará alguns spoilers sobre o enredo e personagens do filme.

No filme, Logan descobre a existência de um mutante artificial com seu DNA, poderes e aparência. Isso signica que Hugh Jackman apareceria em cenas tanto como Logan quanto como X-24 e para isso a computação gráfica foi utilizada. Outras cenas, principalmente aquelas de ação, também fizeram uso de substituição da cabeça de dublês, para uma cabeça digital de Logan ou Laura.

Na esquerda, vemos o Hugh Jackman real. Na direita, sua versão digital em processo de edição.

Martyn Culpitt, supervisor geral de efeitos visuais do estúdio Imagine Engine, criador destas imagens digitais dos personagens do filme, comentou um pouco sobre o processo:

“Todo mundo conhece Logan, por exemplo, e esse é o maior desafio. Estamos literalmente olhando para um Hugh real e um Hugh digital lado a lado em algumas cenas. Nós basicamente tivemos que construir todo o sistema do zero”.

A esquerda, A atriz Dafne Keen real, a direita, sua versão em CG

Sobre o processo de criação, confira abaixo os 6 passos seguidos pela produção do Imagine Engine para chegar ao resultado que vimos no filme.


1. Planejamento

Antes de embarcar no uso de substituição dos rostos digitais, em especial para os personagens Logan e X-24, o supervisor de efeitos visuais Chas Jarrett contratou um estúdio de pré-visualização para animar uma série de cenas.

Fotogrametria e escaneamento digital de Dafne Keen

2. As filmagens

Algumas metodologias diferentes foram então empregadas durante as filmagens de ação ao vivo para realizar cenas que teriam pessoas com sua face digitalmente substituida. Os dublês usavam pontos em suas cabeças, por exemplo. Isso também ocorreu com os dublês nas cenas envolvendo lutas da personagem de Dafne Keen.


Para uma cena em que Logan encontra X-24 pela primeira vez, Jackman executou o papel de Logan na parte inferior das escadas, enquanto um dublê interpretou X-24. Mais tarde, também foi feita uma cena de Jackman interpretado os movimentos do X-24 com sua maquiagem – isso seria usado para testar a iluminação correta no rosto de CG finalizado. Essa cena em particular, como todos as substituições de cabeça digitais, exigia ajustes cuidadosos por parte da equipe da Image Engine, especialmente porque o físico do dublê era diferente do de Jackman.

Dublê durante a cena da limusine.
Rosto de Logan de Logan inserido digitalmente.

3. Digitalização

Os cineastas aproveitaram-se de anos de pesquisa em iluminação baseada em imagens e na elaboração de seres humanos fotorrealistas no Instituto de Tecnologias Criativas da Universidade do Sul da Califórnia (USC ICT) para adquirir varreduras do rosto de Jackman e Keen (uma plataforma de fotogrametria também foi usada para adquirir proporções corporais e texturas completas).

Imagem digital de Logan

Fora as varreduras, o Image Engine recebeu fotografias de Jackman e Keen a partir de diversos ângulos, além de modelos de CG dos atores em cada pose com diferentes passagens de luz para cada modelo. As fotografias também foram utilizadas para rejuvenescer o rosto de Hugh no X-24, suavizar a pele, remover todas as rugas e etc.

Imagem digital de Logan em outro ângulo

4. Construindo a cabeça

Ter as informações do estágio de iluminação era ainda apenas o começo, teve-se então que ajustar a estrutura facial e as características de seus atores digitais para animá-los. Embora os personagens em CG não tenham diálogos, ainda era preciso elaborar o rosto digital com a maior precisão possível.

Dublê de Dafne em cena
Rosto inserido digitalmente

5. Animação facial

A fidelidade das capturas do estágio de luz e o modelo do Image Engine significavam que a equipe de efeitos visuais tinham uma representação precisa de cada ator. Eles também tinham ferramentas para moldar o cabelo, neste caso. Mas um dos desafios que o estúdio encontrou na animação do rosto foi manter a “aparência” do ator de pose para pose. O rosto de Keen era particularmente desafiador porque ela tinha que fazer expressões ferozes enquanto ela estava atacando seus inimigos. .

Outra versão da cena da limusine
Cena com o rosto digital

6. Toques finais

A iluminação foi alterada e manipulada de acordo com a necessidade de cada cena, já a renderização ajudou a alcançar o nível certo de sombreamento da pele. Eles também implementaram um sistema através de um software para entregar o modelo CG direito para se acomodar aos vários estados de cada personagem, dependendo de quão machucados, rasgados, sujos ou a forma em que o cabelo se encontrava.

Laura sendo escaneada

O trabalho do estúdio foi realmente magnifico, em muitas cenas sequer é possível perceber que há modelos em CG. Caso esteja interessado em conferir o trabalho do estúdio, Logan já está nos cinemas de todo o Brasil.

Fonte: CartoonBrew