FILMESQUADRINHOS

Como adaptar a Saga da Fênix Negra nos cinemas?

Nesse fim de semana, a Fox finalmente deu o titulo oficial da próxima aventura da equipe principal de mutantes: X-Men: Fênix Negra. Seria uma adaptação da indiscutivelmente maior história dos X-Men – A Saga da Fênix Negra. Ou melhor, seria uma re-adaptação da história, já que ela foi mal adaptada em X-Men: O Confronto Final.

Essa não é uma história dos X-Men, e sim, história dos X-Men! Se bem feita, pode fazer com que a equipe tenha um alcance comercial de Vingadores, por exemplo. Nos quadrinhos, essa história faz parte de uma das melhores fases da equipe, protagonizadas pelos mestres, Chris Claremont e John Byrne. Quando a história foi lançada, “The Uncanny X-Men” subiu para o topo das paradas de vendas, onde permaneceu por décadas.

Para aqueles que nunca leram a história(ou assistiram na adaptação da série animada), na Saga da Fênix Negra, a organização de elite chamada “O Clube do Inferno” tenta seduzir a poderosa Jean Grey para o seu lado, usando manipulações psíquicas. Infelizmente, essas manipulações psíquicas quebram a consciência interna que Grey estava usando para manter seu poder sob controle, e a Fênix Negra é desencadeada. Depois de lutar contra os X-Men, ela sai para o espaço e consome uma estrela inteira que sustentava todo um planeta(povoado), e isso causa a morte do mesmo. Eventualmente, O Professor X é capaz de entrar na mente de Jean e estabelecer barreiras psíquicas para impedir seu lado sombrio de assumir o controle. Mas a situação só piora.

O Império alienígena Shia’r aparece logo em seguida, e quer a punição de Jean Grey pelos bilhões seres que foram vítimas fatais da Fênix Negra, mas Xavier usa seu conhecimento da lei Shia’r para permitir um julgamento por combate pela a vida de Jean Grey. Os X-Men, em seguida, entram em no combate – em uma porção artificial e respirável da Lua chamada Área Azul – contra a Guarda Imperial de Shia’r. Mas quando Jean quebra as barreiras mentais de Xavier e seu lado sombrio surge novamente, ela percebe que é um perigo para o universo, e em um momento de clareza e lágrimas, se despede de seu grande amor(Ciclope), e tira sua própria vida, para o bem de toda a realidade.

Bom, vamos pular essa parte, e vamos falar do que pode ser usado em uma adaptação nos cinemas.

Uma saga divida em duas partes.

03

A Saga da Fênix Negra é uma grande uma história a ser contida em um único filme, e poderia ser muito melhor trabalhada se fosse distribuída ao longo de dois filmes em vez de enfiar tudo em apenas um. Talvez uma parte focando em Jean sendo manipulada pelo Clube do Inferno até a libertação da Fênix Negra, e a outra, seria uma aventura com um clima mais espacial, se os Shia’r estivessem envolvidos.

Tirar o que não funciona no momento.

04

É impossível uma exata cópia dos quadrinhos, especialmente para a franquia X-Men, que sempre adaptou os quadrinhos para o cinema de uma forma mais “pé no chão”. Mas há algumas coisas que não precisam estar no filme.

Em primeiro lugar, a posse inicial de Jean pela força Fênix, que nos quadrinhos, aconteceu durante uma missão no espaço. Até a agora, a franquia nunca abordou o lado espacial das aventuras dos mutantes, e seria meio difícil fazer isso de ultima hora.

Além disso, a manipulação do Mestre Mental para trazer Jean para o lado negro, envolvia fazê-la viajar em um mundo de fantasia psíquica onde ela era uma nobre do século XIX, chamada “Lady Grey”. Tudo isso provavelmente deve ser retirado do filme. Também não é necessário fazer a atriz usar a “roupa” de “Sex shop” que a personagem usa quando está sendo manipulada.

Mostrar a luta interna de Jean.

05

De longe o maior erro de X-Men: O Confronto Final! Não vimos o grande confronto entre Jean e Fênix de uma maneira que honre a história original. Ela era apenas destrutiva e mal. As cenas em que esse lado é mostrado são rápidas, e quase sem ou qualquer explicação dada. Jean tentando controlar seu poder esmagador dentro de si é tudo o que se espera em uma história como essa. Essa parte é fundamental. Um exemplo perfeito de como abordar isso, é a forma como a atriz Eva Green faz seu papel de Vanessa Ives, que é possuída com frequência por alguma entidade na série “Penny Dreadful”.

Sr. Sinistro.

1444683273

Indiscutivelmente, um grande vilão dos X-Men que ainda tem de aparecer no em uma possível adaptação, é Nathaniel Essex, mais conhecido como Senhor Sinistro. A centenário manipulador de genética é, talvez, atrás apenas de Magneto e Apocalipse maior vilão da equipe. Eles acabaram dando alguns de seus traços em Sebastian Shaw, de X-Men: Primeira Classe. Então, como Shaw já foi usado, talvez Sinistro possa substituir a vaga. Sinistro é um mestre manipulador e o Clube do Inferno é sobre manipulação, de modo que o emparelhamento dos dois faz sentido.

Ultimate.

background

A Linha Ultimate nos quadrinhos, a partir do início do ano 2000, recontou várias histórias clássicas e simplificou elas, e fez-lhes parecer um pouco mais “pé no chão” de várias formas. Um exemplo perfeito disso é a sua interpretação da Saga da Fênix Negra, os Shia’r, não são alienígenas nessa versão, mas um culto com laços estrangeiros antigos, como parte de uma religião antiga e que adoram a entidade Fênix. Se a Fox não quer um novo “Star Wars” tomando forma, então este é um caminho a percorrer.

O que você gostaria de ver em uma adaptação da Saga da Fênix Negra?

Fonte: Nerdist.