FILMES

5 Maneiras de reiniciar o Universo X-Men no cinema após X-Men: Apocalipse!

Ontem, chegou a nosso conhecimento o rumor de que a 20th Century Fox está planejando reiniciar a franquia X-Men após  X-Men: Apocalipse, que não foi um fracasso de bilheteria, mas arrecadou menos do que o esperado. Até agora não se sabe a veracidade da notícia, mas ao que parece, mas se provando correta, o que se diz por aí é que é improvável a volta do diretor Bryan Singer para o projeto, soa inclusive, como se a Fox quisesse fazer algumas mudanças significativas para a franquia.

Sendo assim, o site comicbookmovie citou 6 maneiras em que a 20th Century Fox poderia fazer esse possível reboot. Mas como ninguém é de ferro, resolvemos dar nossos pitacos alterando algumas das soluções dadas pelo site citando 5 delas aqui, confira:

5 – Um acordo com a Marvel Studios 

É bem óbvio que comercialmente para a  Fox atualmente não é a solução mais viável, ainda que X-Men: Apocalipse não tenha sido o sucesso que se esperava pela grandiosidade do vilão, o filme lançado em 2016 é o segundo mais rentável da franquia principal, e o terceiro se contarmos Deadpool. A franquia X-Men já faturou sozinha mais de 4 bilhões de dólares pelo mundo, por isso é completamente compreensível a relutância do estúdio em dividir os lucros com a Marvel. No entanto, o que também é bastante óbvio, é que os filmes da Marvel Studios estão indo muito melhor, e, assim como o acordo com a Sony que negociou o retorno do Homem Aranha, um acordo entre Marvel e a Fox poderia criar um marketing enorme para a franquia. Essa seria a maneira convencional de reiniciar o Universo dos Mutantes já os colocando no MCU, no entanto, assim como aconteceu com Andrew Garfield, atores como Sophie Turner, Hugh Jackman e Tye Sheridan poderiam ser dispensados.

4 –  Um Crossover com o Quarteto Fantástico 

Levando em conta o fracasso que foi o filme “Quarteto Fantástico” de 2015, está claro como água que esta é uma outra franquia que precisa de um reinicio, no entanto, essa seria uma jogada bastante arriscada, a Fox já fez duas versões do filme que não agradaram completamente o público, sendo essa ultima um completo fracasso de crítica e público, o sucesso dessa vez precisaria ser obrigatório. E como os X-Men se encaixariam nisso?

Seria então a hora de introduzir o conceito de universos paralelos, e, visto que a primeira família da Marvel é uma família de exímios exploradores, não seria uma má ideia termos o Quarteto Fantástico levando os X-Men para seu próprio Universo ou vice e versa para que pudessem enfrentar uma grande ameaça como Galactus.

3 – Um “Soft Reboot” 

O chamado “Reboot” seria iniciar a franquia do zero, outros atores, outras equipes, tudo o que já foi feito seria esquecido para que se focasse apenas nesse novo universo, no entanto, visto que o quarteto composto por Sophie Turner, Tye Sheridan, Kodi Smit-Mcphee e Alexandra Shipp (Jean Grey, Ciclope, Noturno e Tempestade) acabou de ser introduzido e é um dos pontos com mais destaque deste ultimo filme, seria realmente uma pena perde-los. Sendo assim, uma uma “Leve reinicialização” da franquia poderia ser a resposta, isso já foi feito em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, com a linha temporal sendo alterada e algumas coisas sendo corrigidas, no entanto, o filme conseguiu corrigir alguns erros mas de quebra reforçou outros e apesar de ser algo repetitivo, um soft reboot consertaria a franquia se projetado de maneira adequada. Isso poderia ser feito de duas formas:

  •    Da forma que já foi feita em Dias de um Futuro Esquecido, mas com outro mutante como  catalizador, Cable por exemplo já é um viajante do tempo nos quadrinhos, essa seria uma boa maneira de juntar Cable, Deadpool e Psylocke para uma futura X-Force.
  •  Manipulando e alterando a realidade, criando uma nova realidade em que tudo que já vimos no Universo dos Mutantes do cinema foi alterado. Há diversos mutantes que poderiam faze-lo, dentre eles, Proteus filho de Moira MacTaggert e a irmã de Mercúrio e filha (ou não) de Magneto, Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate.

2 – Usar a Série Legião para alterar a cronologia 

Para aqueles que não estão familiarizados com o personagem,  David Haller criado por Chris Claremont e Bill Bill Sienkiewicz em 1985, é filho do Professor X e Gabrielle Haller. Haller era um sobrevivente catatônico do Holocausto que Xavier tratou com seus poderes psíquicos enquanto trabalhava em uma instituição psiquiátrica em Israel. David possui imenso poder psiônico que se manifesta como um número de habilidades diferentes, incluindo telecinesia e pirocinese. Os poderes do mutante se manifestam de acordo com suas múltiplas personalidades fragmentadas. Cada uma dessas personalidades controla um poder diferente de David, daí o codinome “Legião”. A série possui poucas informações reveladas, mas sabe-se que ela fará parte do Universo Cinematográfico dos Mutantes, portanto não seria que os acontecimentos da série interfiram nos acontecimentos do filme.

Nos quadrinhos, na saga “A Busca de Legião”, pensando que Charles seria um pai melhor se não tivesse que lidar constantemente com Magneto, David volta 20 anos no passado para matar o vilão, no entanto, Xavier interfere e acaba morrendo, isso cria a “Era do Apocalipse”. Isso da uma boa ideia do quão poderoso Legião é, e que ele seria uma boa forma de criar um reboot sem perder os atores da franquia.

A serie Legion, uma parceria do canal FX da FOX e a Marvel estreia no inicio do ano que vem.

1 – Tirar Simon Kinberg do comando da franquia 

Essa não é uma maneira de fazer um reboot, mas talvez seja a solução para a maioria dos problemas atuais da franquia. Simon Kinberg é o atual manda chuva da franquia X-Men no cinema, e, apesar do grande sucesso com X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, não se pode esquecer de que ele estava como roteirista e produtor em dois dos piores fracassos do Universo de heróis da Fox no cinema (X-Men: O Contronto Final e Quarteto Fantástico de 2015). Ele também é produtor e roteirista de X-Men: Apocalipse, que, apesar de não ser um fracasso de bilheteria, foi muito abaixo do esperado tendo criticas mais frias do que mornas. Para um reboot do Universo X-Men na Fox bem feito, é necessário que um produtor que respeite os personagens nos quadrinhos e que leve a continuidade de forma séria, precisa-se também de um roteirista a altura, Simon Kinberg conseguiu arruinar a Saga da Fênix em o Confronto Final, matar personagens importantes, inutilizar a Vampira além do excesso de destaque dado a Wolverine, a falta de destaque aos personagens também é um problema em X-Men: Apocalipse, 3 dos quatro cavaleiros do Apocalipse quase não possuem destaque, além do polêmico corte da Jubileu no filme.