FILMES

X-MEN APOCALIPSE: Visita ao set de filmagens revela informações e clima “pesado” do filme!

Em julho do ano passado, o Yahoo fez uma visita ao set de filmagens de X-Men: Apocalipse. Devido ao embargo, eles não poderiam revelar a matéria naquela época, mas agora, um pouco mais perto do lançamento do filme, o Yahoo UK revelou como foi sua visita ao set de filmagens do maior filme da franquia X-Men nos cinemas, confira a transcrição da matéria abaixo:

“Eu sou um grande fã Game of Thrones, disse o diretor de X-Men: Apocalipse, Bryan Singer ao Yahoo Movies no set do próximo filme X.

“Há algo em comum entre X-Men e Game of Thrones, eles são ambos sobre uma geração mais jovem descobrindo seus poderes, descobrindo quem eles são, e qual o seu lugar no mundo. Eu gosto da maneira que a série é sobre diferentes grupos de pessoas que se movem em direção a um objetivo em comum. Eles nem sequer sabem se aquele é o objetivo certo, quem quer sentar naquele trono desconfortável? Eu não! Todos em Porto Real são miseráveis. Mas por alguma razão eles querem aquele poder.”

Julho de 2015, Montreal, Canadá. Estamos assistindo a um homem calvo nas sombras em uma sala de pedra, em algum lugar em uma violenta terra estrangeira. Emoção dilacera seu rosto, e uma lágrima solitária escorre em sua face. Nós nos preparamos para ouvir o diálogo icônico “O horror, o horror” mas então nos lembramos que não estamos realmente no set de “Apocalypse Now”, mas sim no de “X-Men: Apocalipse”. Nós não estamos vendo uma cena com Marlon Brando jogando uma chave como o Coronel Kurtz, mas sim o Professor X de James McAvoy. Sua cabeça raspada demonstra cuidado, não loucura. Mas nós não somos os únicos a detectar uma semelhança. Nós conversamos sobre Kurtz e a iluminação reveladora [de ‘Apocalypse Now’] e Singer respondeu:

“Obviamente eles fizeram isso para o personagem porque Brando apareceu tão gordo, Coppola não sabia como apresentá-lo, e ele pensou ‘eu vou fazer isso de forma muito lenta e gradualmente e esconder o corpo’, porque pode ser um choque para o público. Houve uma praticidade, que acabou por ser um pedaço de arte magnífico, com um dos maiores monólogos improvisados da história do cinema. Aqui, não há nada tão direto, mas nós rimos sobre isso olhando pelo monitor. “

Claro, não é todo dia que você ouve um diretor comparar seu projeto sobre super-heróis a uma das séries mais adultas da televisão, e a um dos filmes de guerra mais obscuros dos anos 70, mas parece que ‘X-Men: Apocalipse “é um monstro muito diferente de seus antecessores. O Roteirista Simon Kinberg comprova isso

“Há muito mais destruição e perda neste filme que nós tivemos nos filmes anteriores. Nós não estávamos com medo de ir a lugares mais escuros e mais pesados do que já havíamos feito anteriormente.”

Isso é esperado em um filme com um vilão nomeado com evento que acaba com a completa destruição do mundo. Mas, esqueça sobre aniquilar o planeta, se Singer e sua equipe abordarem Apocalipse de forma errada, o mutante titular poderia destruir o filme.

“Ele é complicado por algumas razões. Uma delas é que ele é um personagem maior, em termos dos acontecimentos e escala visual, do que qualquer coisa que já vimos antes neste tipo de filmes. Fazer isso sem sentir que estamos traindo o tom pé no chão e dramático é um equilíbrio difícil de atingir.”

Singer ainda apontou uma outra grande diferença envolvendo X-Men: Apocalipse.

 “Os Filmes dos X-Men têm sido tradicionalmente sobre o conflito entre humanos e mutantes. Este filme é sobre um vilão que vem de um tempo antigo, que não entende que ele é um mutante, ele pensa sobre si mesmo mais como um deus. Ele não faz distinção entre mutantes e humanos, apenas entre o fraco e forte. Então, de repente, no mundo que desde 1973, no final de ‘Dias de um Futuro Esquecido’, abraça e aceita mutantes, força-os a uma posição  onde eles têm que trabalhar juntos.”

Esta pode ser a vez em que Singer mais se distanciou dos filmes anteriores, mas algumas coisas nunca mudam. Fazendo uma pausa de assistir McAvoy chorar nas repetições, nós passeamos pela Mansão-X sentindo-nos instantaneamente como se tivéssemos entrado diretamente para a tela de cinema do filme ‘X-Men’ de quinze anos atrás.

A Escola de Xavier para Jovens Superdotados será um local chave para o filme e está muito bem construída, o único elemento a arruinar a ilusão vem quando espiamos através das portas do corredor, vendo apenas os membros da equipe que estão em salas de aula ainda não construídas.

O nível de detalhes é imenso. Letras “X” estão espalhados por toda parte, até mesmo em uma escadaria principal construída para se assemelhar a uma gigante letra X. Mas não somos os primeiros jovens talentosos a ficar impressionados com a escola. Um personagem (embora agora esteja numa versão mais jovem)  já foi intimidado por esse mesmo ambiente. Singer falou sobre este personagem:

“Descobrimos Noturno na Berlim Oriental, onde ele precisa ficar em uma fila para obter um pedaço de pão. Por acaso, simplesmente porque Raven precisa dele como uma espécie de serviço de táxi, porque ele pode mover-se muito rápido, ele se encontra nos Estados Unidos, na Mansão X, que para ele é um paraíso”

O ator que interpreta o jovem Noturno, Kodi Smit-McPhee (que conversou conosco depois de três horas de maquiagem) teve uma sensação semelhante quando ele entrou na escola pela primeira vez.

“Eu não podia conter a minha emoção, ela bate em você tão rápido. Estou tentando ficar no modo profissional, mas olhar ao redor da Escola Xavier me fez perceber o que eu estou fazendo.”

Nós olhamos ao redor Escola Xavier um pouco mais, explorando cada canto e recanto do escritório do Professor X. Nós avistamos um par de Atlas e livros, com dois homens musculosos carregando planetas em suas costas. Faz-nos lembras daquela sala escura, onde vimos McAvoy chorar. Se alguma vez houve um homem com o peso do mundo em seus ombros, este é o Professor X de James. Então, nós pegamos McAvoy para um rápido bate-papo e perguntar a ele sobre as emoções que ele está enfrentando.

“É o fim de três histórias, Raven está à beira da morte, para mim, eu vejo Jennifer [Lawrence] à beira da morte. E eu conheci Jennifer e Raven por cinco anos agora, e eu amo ambas, Peter [Maximoff] está à beira da tortura e morte, e eu sinto isso também. Erik e Michael, eles estão na borda deste momento crucial de sua vida, e eu sinto tudo isso. Eu tenho uma imaginação boa o suficiente para que eu possa colocar os meus amigos e esses personagens que eu compartilhei por cinco anos nestas situações, e é horrível.”

“O que diferencia ‘X-Men’ para mim é que é divertido, suave, irreverente e em algumas vezes um filme pipoca descartável, mas as relações são tão fortes, que se cria este espaço emocional em que grandes coisas são sentidas. Não foi apenas o peso do mundo que eu estava sentindo. Foi a morte do mundo “.

Poderemos conferir o que foi que causou todo este peso nas costas do nosso querido Professor X, e toda a batalha que os X-Men terão que enfrentar em breve. Dirigido por Bryan Singer, X-Men: Apocalipse estreia em solo brasileiro dia 19 de maio deste ano.