FILMES

UNIVERSO X-MEN: Conheça mais detalhes sobre como os filmes se conectam!

Com o lançamento de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, em 2014, a franquia dos mutantes no cinema abriu novas portas: toda a linha do tempo construída a partir de X-Men 1 sofreu um reboot. O filme foi um sucesso estrondoso, marcando record de nota e arrecadação entre os filmes de heróis da Fox.

Além de manter a franquia viva, o filme, como foi dito por Bryan Singer, serviu para um propósito maior; agora, Bryan pode fazer o que quiser com a franquia. Contar novas ou velhas histórias, introduzir personagens novos ou velhos em diferentes épocas, reaproveitar quadrinhos como base ou utilizar novos. Tudo graças à viagem no tempo. Mas qual o significado disso para a continuidade e a conexão dos iminentes spin-offs?

Bryan Singer e Simon Kinberg responderam essa pergunta em uma das várias visitas ao set de X-Men: Apocalipse que ocorreram durante as filmagens do aguardado longa. Uma coisa foi esclarecida: o passado trabalhado em DDUFE e Apocalipse não é o mesmo apresentado em 2000, mas, aparentemente, tudo se encaminhará sempre para o mesmo caminho final.

Kinberg deu uma entrevista ao site ScreenRant durante as filmagens, dando detalhes de como as coisas serão diferentes na nova linha do tempo.

Não leva necessariamente no exato ponto em que vimos Patrick Stewart e os X-Men no começo do primeiro filme. Tem algumas coisas que levam nessa direção, isso faz parte da filosofia que apresentamos no final de Dias de um Futuro Esquecido, de que não se pode mudar inteiramente o curso do rio, mas que você pode divergi-lo um pouquinho, e foi o que nós fizemos. Então algumas coisas serão surpresa; pessoas podem morrer e que estavam vivas em X-Men 1, 2 e 3, ou pessoas podem sobreviver que morreram durante o 1, 2 e 3. Em termos de dificuldade, eu não achei que foi difícil, porque o mundo estava mais aberto, porque ainda parece que estamos seguindo a história dos nossos quatro personagens principais. Nós imaginamos isso como sendo uma trilogia de histórias de Charles, Erik, Hank e Raven então nós realmente tentamos contar isso como uma continuidade e de algum modo a conclusão dos arcos que iniciamos em Primeira Classe, sem nos importamos muito em como se liga com o filme de 2000. Era realmente sobre essas pessoas que começaram de alguns modos como amigos ou estranhos, viraram amigos, viraram inimigos, viraram amantes, viraram tudo isso – como você completa uma história dessas e ainda assim traz a família unida nesse filme?

Com Deadpool iniciando o calendário de filmes de super-heróis de 2016, Gambit começando sua produção em março e Wolverine 3 iniciando suas filmagens no final desse ano, como todos esses filmes se conectam com o que veio antes e o que virá em X-Men: Apocalipse? Kinberg – produtor de todos esses spin-offs e responsável pela continuidade dos filmes – confirmou que todos esses filmes pós-modernos se passam na mesma linha do tempo, após todos esses eventos, onde mutação é pública e conhecida, onde Magneto soltou um estádio inteiro em volta da Casa Branca, onde Apocalipse tentará aniquilar grande parte da população mundial.

Bem [Apocalipse] se passa cronologicamente antes de todos esses filmes, então esses filmes têm que respeitar ele do que nós respeitarmos Deadpool, Gambit, ou Quarteto Fantástico ou qualquer outro filme dentre o Universo Fox/Marvel. Mas eu trabalho de diferentes modos em todos eles, seja como produtor ou como roteirista, então eu estou certamente em dia com todas as diferentes histórias que estamos contando ao mesmo tempo, e todos fazem parte de algo muito maior agora, então o mundo de Deadpool, o mundo de Gambit existem em um mundo pós-Dias de um Futuro Esquecido pós-Apocalipse onde todas essas histórias são como as nossas histórias compartilhadas. Do mesmo jeito que diferentes pessoas de diferentes idades sabem sobre coisas como Richard Nixon, sobre Reagan e sobre o 11/9, nossos eventos fictícios como a queda do estádio na Casa Branca em 1973 é parte integral do mundo em que Gambit, Deadpool, Wolverine entre outros existem.

Mas isso não quer dizer que todos os projetos futuros dos mutantes se passarão na mesma linha do tempo. A franquia é bem conhecida por seus inúmeros problemas de sua própria continuidade estabelecida, mas com DDUFE introduzindo o mais conveniente plot device na forma de viagem no tempo, nada disso importa. Cada filme poderia ser parte de uma linha do tempo/universo ligeiramente diferente dos outros. Quer um personagem morto de volto? Sem problemas. Quer outro ator em um mesmo papel? Possível.

Durante um dos dias de visita, perguntaram para Bryan como seria trabalhar na franquia criada há quase 20 anos, como seria fazer várias coisas diferentes, todas sendo consideradas canon/oficiais. Como todas as infinitas e diferentes possibilidades afetariam o desenvolvimento de X-Men: Apocalipse?

Novamente, fodendo com a ideia de um reboot. Eu tomei o controle e dei um reboot no meu próprio filme. Eu rebootei o universo então agora qualquer coisa pode acontecer. Então esse é o meu plano, na minha cabeça, que estou entregando por causa do álcool – água com gás. O que acontece quando você usa DDUFE para apagar filmes como X-Men 1, 2 e 3, sim você pode apagar esses eventos, mas eu estava querendo muito o que chamamos de “A cena TiVo” – a cena naquela sala cheia de câmeras de DDFU é o que eu chamo de cena TiVo.

‘Eu inventei essa tecnologia que grava o que é passado na televisão’. O negócio é que tempo é imutável. A ideia é que tempo é como um rio. Você pode espirrá-lo e bagunçá-lo e jogar pedras nele e quebrá-lo mas eventualmente ele sempre volta ao normal e isso é, novamente, um conceito de física quântica. É tudo baseado em física quântica. Então o que eu estou fazendo com esses filmes entre as sequências é brincar com a imutabilidade do tempo e o conceito de uma prequela, significando que sim, nós apagamos aquelas tramas e qualquer coisa pode acontecer.

Isso significa que a audiência vai assistir ao filme sabendo que qualquer coisa pode acontecer. Eu realmente quero dizer qualquer coisa, qualquer um pode morrer. Qualquer possibilidade pode ocorrer, mas os personagens estão sempre rumando para o seu espaço imutável. Jean e Scott, eles estão destinados a ficarem juntos? Esse Scott, um garoto que odeia escolas, que odeia autoridades, está destinado a ser um líder? Não se sabe. Jean alguma vez descobrirá o potencial total de seu poder? Não se sabe, mas nós nos movemos nessa direção dos personagens mas nós temos a liberdade de fazermos a porra que quisermos com os filmes, porque apagamos os três primeiros.

Então é uma oportunidade incrível. É uma oportunidade de direção incrível que ninguém jamais fez – bem, eu fiz em DDUFE e me possibilitou fazer agora. Eu posso fazer o que quiser. A prequela, você não sabe para onde ela vai, mas você sabe onde você quer que ela vá, onde e como você quer ver esses personagens terminando, e isso é a beleza da coisa, de DDUFE, do que fez a mim. É por isso que eu coloquei o Fera falando sobre a teoria da imutabilidade do tempo, porque isso define o que estou fazendo com esse universo e com as prequelas relacionadas a X-Men 1, 2 e 3. Elas estão totalmente apagadas ou não? Isso faz algum sentido?

Então, se tempo é imutável, o final definitivo da saga é aquele final feliz apresentado no futuro de DDUFE? Significa que tudo se encaminhará para aquilo?

Tempo sempre pode ser fodido. Nós aprendemos isso agora. Nós sabemos agora que se você alterar o tempo aquilo pode ser o seu futuro, mas não acredito que aquele seja o final definitivo da franquia.

Mesmo que Kinberg tenha dito o contrário anteriormente, que aquele final é o definitivo, Singer explicou que tudo pode mudar:

Eu matarei qualquer um desses personagens o dia que eu quiser. Todos eles são alvos. Tudo pode acontecer. Quando duas coisas estão ocorrendo simultaneamente em física quântica, chamamos isso de Super Posição e quando o Observador finalmente vê o resultado final disso nós chamamos isso de Colisão da Super Posição, que é o que aconteceu quando Wolverine acordou e viu toda aquela felicidade. 

Então, sim, é o final que esperamos. É a conclusão que aspiramos e é a conclusão para qual estamos nos movendo, mas vimos em DDUFE um mundo bem mais sombrio. O que comprova que ele não pode acontecer de novo? O que comprova que o despertar de um ser extremamente poderoso não pode desencadear os mesmos eventos? Então tudo é provável.

É realmente curioso. E vocês, qual final esperam para a franquia? Por agora, foi confirmado que todos os próximos filmes se passarão em um futuro muito distante da linha do tempo de X-Men: Apocalipse. 

Deadpool, X-Men: Apocalipse Gambit estreiam em 2016. Wolverine 3 será lançado em 2017, temos um filme não anunciado em 2018 e um filme dos Novos Mutantes em andamento.

Créditos: ScreenRant