ESPECIAL UX

15 anos de X-Men no cinema – Curiosidades sobre X-Men: O filme!

 A saga de filmes dos X-Men é sem duvida alguma uma das franquias de mais sucesso do cinema, com seus 5 filmes de equipes e mais dois solos, a franquia da 20th Century fox já faturou mais 3 bilhões de dólares. É impossível criar uma saga de sucesso sem alguns segredos de bastidores, por isso, em homenagem aos 15 anos de X-Men no cinema, o Universo X-Men selecionou algumas curiosidades que serão postadas aqui durante esta semana. Confira abaixo as curiosidades sobre X-Men: O filme.

Wolverine poderia ter sido outro

Atualmente é praticamente impossível pensarmos que outro ator poderia interpretar Wolverine, mas Hugh Jackman foi literalmente o plano C. Russel Crowe foi a primeira escolha para fazer Wolverine, mas ele recusou. Aaron Eckhart, Jean-Claude Van Damme, Viggo Mortensen e Edward Norton também foram considerados para o papel. Dougray Scott (na foto acima) foi escalado, mas teve que abandonar as filmagens devido a conflitos de agenda com Missão Impossível II, foi só então que Hugh Jackman que até então era desconhecido do público foi escalado.

9 horas para Rebecca se tornar Mística.

A maquiagem de Rebecca Romijn como Mística tinha 110 próteses personalizadas que cobriam 60% do seu corpo e demorava nove horas para ficar pronta. Ela não podia beber vinho, usar cremes para a pele ou voar um dia antes de filmar, porque poderia modificar um pouco a química do seu corpo, fazendo com que as próteses se soltassem.

Dentes de Sabre ficou cego durante as filmagens

A maioria dos efeitos nos olhos dos personagens foram conseguidos através de lentes de contato especiais. No entanto, alguns atores tiveram que usar lentes desconfortáveis e perigosas. Rebecca Romijn, por exemplo, só podia usar as lentes da Mística por um uma hora e tinha apenas 10% da sua visão durante a gravação. Tyler Mane, o Dentes de Sabre, usou suas lentes por muito tempo e acabou ficando cego por um dia.

Preparação para o Wolverine

Hugh Jackman teve que passar por treinamentos com um especialista em combate corpo a corpo para aprender a lidar com as garras de Wolverine que eram de 3 tipo, plástico, madeira e aço; mais 700 lâminas que eram utilizadas por Hugh Jackman e seus dublês. Os trajes do Carcaju foram construídos a partir de couro grosso e PVC. Todos eram destruídos durante as filmagens.

Mutantes figurantes

Alguns dos X-Men dos quadrinhos não possuem papéis importantes no filme, mas aparecem como personagens secundários na escola, como por exemplo, Jubileu, Lince Negra, Homem de Gelo e Pyro, mas somente os dois últimos ganharam papéis importantes na sequência do filme.

“Time’s Up”

A produção do filme teve muitos problemas. Além da troca do interprete do Wolverine, a data de estreia do filme foi antecipada em aproximadamente 6 meses, por causa disso o filme estreou poucas semanas após ter sido finalizado. Para que o prazo fosse cumprido as cenas que utilizaram efeitos especiais foram encomendadas entre várias empresas.

Sucesso Absoluto

X-Men – O Filme arrecadou US$ 55 milhões apenas em seu fim de semana de estreia nos Estados Unidos. No Brasil, o filme levou aos cinemas mais de 550 mil pessoas em seu primeiro fim de semana, tornando-se a 2ª melhor estreia da Fox no Brasil e a 3ª melhor estreia na história do cinema no Brasil. O sucesso foi tão grande, que a cadeira de rodas que o Professor Xavier utilizou foi vendida em um leilão. Hoje em dia, X-Men: O Filme é considerado um dos responsáveis por restaurar a era de Super Heróis no cinema.

Pobre Wolverine

Para comemorar seu último dia no set, Rebecca Romijn levou uma garrafa de tequila para beber com o elenco. Infelizmente, naquele dia, ela filmou uma luta entre Wolverine e Mística e acabou vomitando em cima de Hugh Jackman.

Tempestade, Vampira e Jean Grey?

Halle Berry, Anna Paquin e Famke Janssen conquistaram o seu lugar na franquia e no coração dos fãs, mas nenhuma das três foi incialmente escolhida para representar suas contrapartes. Para Tempestade, a favorita era Angela Bassett; para Vampira, Natalie Portman foi cogitada; para Jean Grey, Lucy Lawless foi considerada.

Mestres do Xadrez?

Nem Ian McKellen, nem Patrick Stewart faziam ideia de como se joga Xadrez. Bryan Singer pediu para que eles jogassem na cena final do filme, mas eles simplesmente se encararam sem fazer nada. Foi então que o diretor decidiu contratar um profissional para ensinar o básico aos dois atores para que pudessem concluir a cena.

O Mestre dá seu ar da graça.

Hoje em dia é comum percebermos uma participação especial do mestre dos quadrinhos, Stan Lee nos filmes da Marvel, mas foi em X-Men que isso começou. Em uma das últimas cenas filmadas, podemos ver o velho Stan próximo a uma barraca de cachorro-quente na praia, quando o senador Kelly sai da água.

Estas são apenas algumas das curiosidades dos filmes, conhece outras? Nos diga nos comentários. Fique ligado no Universo X-Men para curiosidades dos outros filmes da franquia ainda esta semana.

Fonte: Setimaart