QUADRINHOS

X-Bio: Magia!

Para conhecermos a origem dos poderes da Illyana, devemos primeiro voltar a origem de toda a família Rasputin.


O floquinho que cai ao norte

Há mais ou menos um século e meio, o primeiro Rasputin, Grigori Rasputin, se alia a um cientística especializado na área da genética conhecido como Nathaniel Essex (futuramente o Sr. Sinistro), ambos procuravam a codificação do “Genoma Perfeito”. Com as pesquisas finalizadas, Nathaniel começa a fazer os experimentos em um grupo de mulheres, e de todas, apenas uma, Elena, apresenta resultado positivo. Já sabendo que o Genes do seu colega Rasputin era de característica dominante, Nathaniel faz ambos se apaixonarem, e dessa união, surge então o primeiro “Rasputin perfeito”. Mais tarde, antes de Nathaniel partir, Grigori pergunta o que era realmente o Genoma perfeito, e como resposta ele obtêm uma outra pergunta, “Você acredita em magias?”, negando a pergunta, Nathaniel o abraça e diz a ele que tenha uma boa vida no campo.

“Всегда с тобой моя маленькая!”

A família Rasputin atual ainda vivia no campo, e a economia deles não era a das melhores, por serem muito humildes, os Rasputin’s investiram apenas nos estudos do primogênito, Mikhail, que ao se tornar um homem completo decidiu seguir a vida de cosmonauta, mas o destino tinha um outro rumo para o Mikhail, e infelizmente, o mesmo “foi morto” em uma viagem espacial. Abalados, os Rasputin caíram ao luto, e o fardo de sustentar e proteger a família caiu toda em cima do pequeno Piotr, o futuro Colossus. Anos mais tarde, a mãe do “Pite” ficou grávida, e deu a luz a uma menina, e então foi dado o nome de Illyana, que significa “Tão pura quanto a luz”. Ao lado de sua mãe e irmã, Pite jurou sempre protege-lá: “Я всегда буду с тобой… всегда с тобой моя маленькая!/Eu sempre estarei com você … sempre com você minha pequena!

Tendo como inspiração seu falecido irmão, Pite se esforçou ao máximo para ser o melhor irmão para Illyana, chamando-a sempre de Floquinho de Neve, porque a mesma tinha uma pele bem clarinha e adorava brincar com os floquinhos de neve no intenso inverno russo.
Enquanto brincava com sua boneca no campo, um trator desgovernado partiu em direção a Illyana, a pequena sem defesa alguma ficou a mercê da morte, mas seu irmão a defendeu, transformando sua pele em aço orgânico e esmagando a trator. Logo depois surge Charles Xavier e recruta Colossus, deixando Illyana sozinha na fazenda.

Algumas semanas depois Illyana é sequestrada por Arcade, um lunático que quer apenas se divertir com as vidas alheias, e como missão os X-Men partem em busca da Floquinho, e com sucesso. Com medo de deixar sua irmã sozinha novamente, Colossus a leva para o Instituto, pensando que a mesma estaria protegida ali. Como a pequena só falava russo, Charles implantou telepaticamente nela o conhecimento do Inglês, para melhorar a convivência da mesma na mansão. Nessa época a Kitty Pryde com seus 14 anos se aproximou muito da Illyana, e se empenhou para cuidar dela. Mas não durou muito e a pequena Rasputin foi novamente submetida a um novo sequestro em plena Mansão X, dessa vez era Belasco, um mago antigo do Limbo o responsável.

Ele a agarrou pelo braço, e fez uma ruptura dimensional direto para o Limbo, Kitty a segurou pelo outro, deixando-a divida nas duas dimensões. Nesse exato momento, o Gene X da Illyana ativa e a mesma usa seus poderes pela primeira vez, sendo levada acidentalmente para o Limbo. Após 2 minutos sumida, Illyana volta, mas totalmente diferente. Os poucos minutos que se passaram eram na verdade anos no Limbo, e a menina que sumiu aos 6 anos voltou como uma adolescente com 13 anos.

A filha do Inferno


No tempo que viveu no Limbo, Illyana foi submetida ao poder negro, sua alma pura e doce era convertida em puro ódio e maldade. Sua inocência foi perdida e sua infância destruída, Belasco se encarregou pessoalmente de converter a menina. Lhe mostrou o poder dos antigos Lordes escondido em suas veias, e lhe ensinou toda a Magia Negra e Proibida que ele conhecia. Ele na verdade, pretendia roubar as 5 partes da alma de Illyana graças ao amuleto de Beatrice, percebendo suas reais intenções ela consegue voltar para a Terra através de seus poderes mutantes, que permaneceram inativos em sua estadia no Limbo.

Na Terra, Illyana contou o que viveu no “inferno” para os X-Men e para tentar redimir a sua alma, Ororo se encaminhou de ensinar a Magia Branca de sua tribo para Illyana. Mas os laços sombrios de Illyana com o Belasco era mais forte, e a cada dia a menina se enfraquecia ao perder pedaços de sua alma. Illyana aprendeu com a Ororo que a magia é mutável, e que o puro pode ser curar o negro e o negro pode corromper o puro. Com as aulas da Ororo, a Illyana aprendeu magias de cura e recuperações, e o melhor, aprendeu que a magia pode ser convertida.

Belasco volta a terra em busca de Illyana, Kitty e Ororo a protegem mas Belasco transforma Kitty em uma aberração felina. Com o dever de acabar logo com isso, Illyana usa os ensinamentos da Magia Negra para criar converter o resto de sua arma em poder, e usando os ensinamentos de Magia Branca, Illyana cria uma poderosa fonte de energia imutável, ela pensa em uma arma e então surge uma espada feita de sua alma, a Espada Espiritual. Usando esse artefato raro, Illyana consegue desconjurar o feitiço da Kitty e banir Belasco para o Limbo, então ela vai atrás dele e o vence, se tornando então a nova Rainha do Limbo.

Depois ela volta novamente a Terra e pede abrigo aos X-Men, Xavier tenta sondar sua mente mas um forte campo psíquico impedia o acesso, mesmo sabendo os resquícios do demônio da menina os X-Men a aceitaram, e ela acaba entrando na nova equipe de mutantes chamada Novos Mutates e adota o nome de Magia.


Alquebrados

Após viver sua redenção na Saga Inferno, em que ela sacrificou tudo o que tinha para salvar a Terra da invasão dos demônios renegados do Limbo, Illyana volta a ser uma criança de 7 anos, ainda obtendo o amuleto de Breatice com suas almas é claro. Foi mandada para a Rússia para viver sua infância que tinha sido perdida, mas acaba descobrindo que seus pais tinha sido assassinados pelo governo russo após saber sobre os antigos experimentos. Floquinho é obrigada a voltar a Mansão X.
Com o ataque do vírus legado, Illyana é infectada, e apesar de sua força de vontade em querer vencer, o vírus a vence matando-a.
Durante os acontecimentos do Dia M, Wanda alterou a probabilidade para uma época em que ela não havia sido morta, Belasco sentiu a presença dela do Limbo e a procurou, mas a Dinastia M havia acabado e a Illyana desse mundo também sumiu, daí Belasco a recriou, mas sem alma.

Os alunos do instituto estavam contando histórias de terror até que Olhos Vendados conta a história de Illyana e diz que ela estava próxima, então o chão se abre e os alunos caem no Limbo. No meio de uma grande luta, Illyana surge como filha do Inferno.
O mutante Pedreira se reconstituiu a partir das rochas magmáticas do limbo, numa forma imune à mágica e quebrou a maldade de Illyana que então ajudou a resgatar seus companheiros de equipe e derrotar Belasco.
A mutante Fada e alguns outros estudantes encontram Illyana no Limbo que está sem alma e se encontra como Filha do Inferno e que precisava de uma alma inocente para criar uma nova espada espiritual. Ela vê em Fada a alma que estava precisando. Já que era necessário, Gwyn decide sacrificar sua alma para salvar seus amigos das mãos de Belasco. O processo foi interrompido por Anole, e o resultado final foi uma pequena adaga espiritual, pois somente um quinto de sua alma foi transferida e substituída por Magia Negra.

A Filha do Inferno ensina a fada como utilizar encantamento de teleporte chamado Sihal Novarum Chinoth, para irem até o castelo de Belasco e utilizaram a adaga mística em Belasco que ajudou a derrotá-lo. No final, os estudantes são mandados de volta para o Instituto por Illyana Rasputin.
Magia volta novamente a Terra, e por ser uma pessoa duvidosa que quase destruiu o mundo, é colocada na Prisão inescapável da Perigo sem quaisquer uso de magia.

Durante a saga Medo Próprio, Illyana é chamada para parar o Fanático sendo controlado pela Serpente Asgardiana, ela teletransporta Kitty e Colossus para a Zona Escarlate, e pede o poder do cristal de Cytthorax para ela, o mesmo usado pelo Cain. Pite ainda na ânsia de proteger o seu pequeno floquinho, pede para ocupar o lugar de Illyana, dizendo que a mesma já sofreu demais.
Quando a Fênix chega, por interferência do Homem de Ferro, a entidade cósmica se fragmenta e suas energias se alojaram em Illyana e em outros 4 X-Men que se tornam os hospedeiros da Fênix. Ao fim dessa saga, os X-Men do Ciclope se tornam renegados e com seus poderes alquebrados, são obrigados a fugir.

Illyana conta que desejou ver o irmão se perder no inferno, e sentir-se ser um condenado. Ela retira o poder do Cytthorax dele no Limbo e diz que poderia fazer isso quando quisesse. Colossus se irrita e a chama de monstro, ela tira sarro dele e disse que só ele não tinha percebido.


Isso é AGORA, isso é NOVO!

Após a saga Vingadores vs X-Men, os poderes do Quinteto Fênix e dos seus seguidores mais próximos ficaram alquebrados, exceto os de Illyana. Tudo porque enquanto ela estava sobre o poder da Fênix, ela não usou o seu poder do Limbo, e quando ela perdeu a Fênix, os seus poderes do Limbo ampliaram ainda mais, fazendo com que ela não tivesse habilidades danificadas, no entanto, enquanto ela tenta sozinha controlar todo esse vasto poder, o Dormmamuh aproveita dessa sua fraqueza pra tentar fazer um golpe de estado no Limbo, afinal, “um Lorde em sua Zona Demoníaca tem poder para fazer o que quiser”. Seus poderes acabam levando os recrutas do Scott para o Limbo, deixando-os vulneráveis, Magia se enfurece e assume a forma da Filha do Inferno que a muito tempo não era usada.

Ela ganha do Dormmamuh, manda os X-Men para a Terra novamente, e então, absorve todo o Limbo para dentro de si em forma de energia. Agora, Illyana carrega o poder do Limbo nela. Em uma tentativa de controlar seus novos poderes, Illyana viaja todos os dias para o passado e faz cinco horas de aula com o Dr. Estranho antes de se tornar Vingador.

Nome Real: Illyana Nikolievna Rasputin;
Identidade: Secreta;
Nacionalidade: Ust-Ordynski Collective, Lake Baikal, Siberia;
Primeira Aparição: (Como Illyana) Giant-Size X-Men #1 (1975), (Como Magia) New Mutants #14 (1984)
Ocupação: Professora, Aprendiz de Feiticeiro
Altura:1,75m
Peso: 61kg
Olhos: Azuis
Cabelos: Loiros
Idade: Aproximadamente 17/21 anos. O tempo nas HQ’s é bastante relativo;

Illyana tem o poder mutante dos Discos de Teleporte. Os discos dela são tempo-dimensionais, ou seja, pode passar tanto pelo tempo quanto pelo espaço. Antes, havia-se um limite para a extensão dessa habilidade, hoje é ilimitado o grau de teleporte. Os Rasputin tem também o sangue real dos Lordes, graças ao Sr. Sinistro, e por isso a Magia é tão fluente no uso de magias. Ela conhece um leque imenso de magias tanto negras quanto brancas. Listar a quantidade seria até doentio.

Magia também carrega com sigo sua Espada Espiritual, feita a partir de sua própria alma. Ela tem o poder de quebrar qualquer feitiço ou ilusão, pode exorcizar demônios e bani-lós da existência, e por se etéreo, pode incapacitar a alma humana. No caso, se ela cortar a sua perna, a espada não cortará em si a perna, mais sim o movimento dela. No entanto, após o UP da Marvel NOW, a espada atual da Magia tem o seu lado etéreo no centro, e por fora uma lâmina banhada no Uru dada pelo próprio Thor, como pagamento de uma dívida. Agora a lâmina literalmente mata e corta.

Illyana também é regente absoluta do Limbo, e por isso, qualquer demônio que ela chamar vai sempre obedecer ela. A espada da Magia é única, somente ela pode carregar, no entanto, o Pite também pode ergue-lá justamente por ter o gene mágico no sangue, já a Kitty Pryde conseguiu ergue-lá por causa da forte amizade entre as duas. Uma curiosidade interessante sobre ela, é que enquanto vivia no Limbo, a Floquinho fez amizade com as Baleias Demoníacas devoradas de almas humanas, que são considerados os animais mais doceis das Eras… Isso quando não estão com fome. Outra curiosidade é que, a Ororo nunca ensinou a Magia de ressuscitação para a Illyana, porque na verdade nunca teve tempo e recentemente, na Uncanny X-Men Marvel NOW, tem um momento em que a Tempus diz pra Magia ressuscitar o Ciclope, e ela responde que não aprendeu isso ainda por falta de tempo.


Kitty Pryde e Illyana Rasputin tem uma das amizades mais invejáveis do mundo Marvel.

FONTE: Todas as informações presentes nessa postagem foram retiradas exclusivamente do site oficial da Marvel Comics e também de suas fontes originais, as HQs dos mutantes.