QUADRINHOS

X-Bio: Ciclope!

O Garoto Summers!

Scott Summers foi o primeiro dos três filhos nascidos do Major Christopher Summers, um piloto de testes para a Força Aérea dos Estados Unidos, e sua esposa Katherine. Christopher e sua família estavam voltando de férias com um jatinho particular, quando eles foram atacados por uma nave interestelar do Império Shi’ar. Para salvar suas vidas, Katherine empurrou Scott e seu irmão Alex para fora do avião com o único pára-quedas disponível. Scott sofreu um ferimento na cabeça após o pouso, assim, impedindo-o para sempre de controlar seu poder mutante por ele mesmo. Com os seus pais dados como mortos, as autoridades separou os dois meninos. Alex foi adotado, mas Scott permaneceu em coma em um hospital por um ano. Em recuperação, ele foi colocado em um orfanato em Omaha, Nebraska, que foi conduzido secretamente por seu futuro inimigo, o geneticista Nathaniel Essex, mais conhecido como Senhor Sinistro. Quando adolescente, Scott entrou no orfanato de Jack Winters, um mutante criminoso conhecido como Jack O’Diamonds. Depois que Scott começou a sofrer de fortes dores de cabeça, ele foi enviado a um especialista que descobriu que lentes feitas de quartzo rubi corrigia o problema aparentemente. Logo depois, o Gene-X do Scott acordou liberando de seus olhos olhos uma explosão incontrolável de força cinética. A explosão demoliu um guindaste, fazendo-a cair sua carga útil em direção a uma multidão aterrorizada. Scott salvou vidas por obliteração do objeto com outra explosão, mas os espectadores acreditavam que ele havia tentado matá-los e se reuniram em uma multidão enfurecida. Scott fugiu, escapando em um trem de carga. Winters procurou usar talento recém-descoberto de Scott em seus crimes, e abusava fisicamente do garoto quando ele rejeitava. No entanto, a exibição dos poderes de Scott atraíu a atenção do Professor telepata mutante Charles Xavier, que se juntou ao agente do FBI Fred Duncan em uma tentativa única de encontrar Scott. Scott foi resgatado das garras de Winters e foi convocado por Xavier como o primeiro membro dos X-Men, agora sendo conhecido como Ciclope, ele passou a liderar uma equipe de jovens mutantes que seriam treinados para usar seus poderes na luta pela paz e igualdade dos direitos humanos e mutantes.

“Volte pra luta!”

Enquanto ele era um estrategista hábil, suas habilidades sociais eram um total desastre. Scott acabou se apaixonado pela sua companheira de equipe Jean Grey (a mesma que era assediada por todos, inclusive pelo Professor), mas por ser do tipo “tímido e reservado”, ele não conseguiu expressar seus sentimentos por ela durante anos. Em um confronto contra a ilha viva Krakoa, os outros recrutas de Xavier se sentiram intimidados pelo tamanho do inimigo, no entanto, com o intuito de fazer aquilo pelo qual tinha sido treinado, Scott liderou os X-Men, elevando a moral e a coragem deles, se tornando assim, o vice-líder dos X-Men. Pouco depois, a entidade cósmica conhecida como Força Fênix duplicou o corpo de Jean Grey assumindo a sim, a vida dela. Quando se suicidou, Scott acreditava que o amor de sua vida havia morrido e por isso, deixou o X-Men. Durante seu tempo longe da equipe, Scott encontrou o capitão de barcos de pesca Lee Forrester que o ajudou a superar o seu luto. Quando Scott finalmente volta para os X-Men, ele conhece Madelyne Pryor, uma mulher que é muito parecida com Jean. Scott se apaixonou por Madelyne e logo se casaram, sem saber que Madelyne era na verdade um clone de Jean Grey criado por Sinistro. Madelyne ficou grávida e deu à luz um menino, chamado Nathan Christopher. Quando a verdadeira Jean “surgiu das cinzas”, Scott se afastou da sua esposa e de seu filho e voltou a liderar os X-Men originais agora uma nova equipe, X-Factor. Durante uma invasão demoníaca na cidade de Nova York, a X-Factor e os X-Men lutaram contra uma Madelyne louca e possuída pelo ódio, mas logo a invasão foi frustrada após Madelyne perder em combate para Jean.

“Meu filho…. Meu único e amado filho…”

Mais tarde, o mutante senhor da guerra chamado Apocalipse infectou o bebê Nathan com um vírus tecno-orgânico. Para salvar a vida de seu filho, Scott teve que permitir que um membro do clã Askani teletransportasse Nathan dois milênios no futuro, onde tinha sido previsto que ele iria resgatar o mundo das garras do Apocalipse. Logo depois, a X-Factor foi desfeita e os seus membros voltaram para a central dos X-Men. Scott e seu amor de longa data Jean tinham acabado de se casar, e enquanto estavam em lua de mel seus espíritos foram levados para o futuro pela matriarca do clã Askani. Chegando no futuro, eles habitaram novos corpos e cuidaram de Nathan por doze anos. Quando eles voltaram para seu próprio tempo e corpos, Nathan permaneceu no futuro e, finalmente, cresceu o bastante para se tornar o maior herói do seu tempo: Cable.

“CHEGA!”

Após Professor X se exilar dos crimes cometidos enquanto era controlado pela entidade psiônica Massacre, Scott assumiu o papel de líder dos X-Men mais uma vez. Logo depois, uma operação caça mutante patrocinada pelo governo foi rotulada como “Tolerância Zero” entra em vigor, e um vilão chamado Bastion captura os X-Men. Com a missão de exterminar mutantes, Bastion colocou uma bomba de nanotecnologia dentro do corpo de Scott, o líder deles. Felizmente, os X-Men escaparam, e um mutante médica chamada Cecilia Reyes salvou a vida de Scott. Scott e sua esposa logo tirou uma licença de ausência do X-Men em seu período de recuperação. Scott aproveitou seu pouco período de recuperação, para se aproximar de seu pai. Depois, voltou para os X-Men, mas seu envolvimento com Apocalipse lhe tinha dado uma personalidade mais sombria, mais amarga. Como resultado, muitas de suas relações se tornaram tensas, incluindo seu casamento com Jean. Scott procurou o conselho de sua nova companheira de equipe Emma Frost e os dois começaram um caso psíquico. Quando Jean descobriu a traição de Scott, ela deixou os X-Men, a fim de resolver a confusão que sua vida tinha se tornado.

O sonho de Xavier não pode morrer!”

Scott liderou os X-Men diante de vários problemas. Seja eles causadas por Magneto e Feiticeira Escarlate durante o Dia M, levando a extinção de 90% dos mutantes da Terra; A divisão completa dos X-Men em dois grupos, uma sendo liderada pelo Wolverine e a outra por Ciclope; ou então, uma batalha de ideologias entre os dois grupos mais importantes do Universo Marvel, os Vingadores e os X-Men, tudo por causa da Entidade responsável pela morte de Jean Grey, e ainda por cima, ter os seus poderes danificados e ao mesmo tempo ampliados pelo o poder cósmico da Fênix. Mas talvez, o maior problema de todos seja o fato do Scott ter matado o fundador dos X-Men, seu “Pai”, o Professor Xavier. Muitos X-Men (e outros) AINDA guardam rancores contra o Ciclope, inclusive isso foi o tema central em uma das edições dos Fabulosos X-Men Marvel NOW, onde Kitty Pryde foi as lágrimas após ter o coração do Ciclope em mãos (literalmente) tentado de alguma forma, amenizar a dor pela perda do seu mestre.

Mutante e Orgulhoso!

Após ser considerado inimigo mundial, Ciclope e seus X-Men renegados se esconderam em uma antiga estação inimiga, e decidiram erguer novamente a Escola Xavier para Jovens Super Dotados, e voltar então a treinar ele mesmo e os seus X-Men. Com o final da Vingadores e X-Men, Wanda e Hope, compartilharam o grandioso poder da Fênix por todo o mundo, o resultado foi o nascimento daqueles que já eram considerados extintos. Mais mutantes surgiram mundo à fora, e Ciclope, assumindo novamente o papel pelo qual ele foi treinado, decidiu recrutar cada mutante que precisasse de sua ajuda. E com isso, acabou dividindo a população mundial através de seus atos nobres. Muitos acham que ele está certo, já outros, acham que o Scott deveria pagar por suas ações. Acontece que, a ideologia do Ciclope está o levando a uma Revolução Mutante, mesma revolução que decidirá por completo o papel dos mutantes na sociedade. Nome Real: Scott Summers;
Identidade: Conhecido Universalmente;
Nacionalidade: Anchorage, Alaska;
Primeira Aparição: X-Men #1 (1963)
Ocupação: Líder dos X-Men “renegados”; Diretor da Escola Xavier para Jovens Super Dotados; Líder da Revolução Mutante.
Altura:1,95m
Peso: 81kg
Olhos: Castanho normalmente, vermelho intenso enquanto estiver usando os poderes;
Cabelos: Castanho escuro;
Idade: Aproximadamente 33/38 anos. O tempo nas HQ’s é bastante relativo; Ciclope possui a capacidade mutante de emitir um feixe de energia concussiva de cor rubi através de seus olhos, que não emite calor e se expande em contato com o oxigênio. O corpo de Ciclope está constantemente absorvendo a energia do ambiente, como a luz solar por exemplo, a partir disso, as células em seu corpo lhe permite fazer os disparos ópticos. A mente do Scott gera um campo psíquico que está em sintonia com as forças energéticas do ambiente. Este campo envolve o seu corpo, que retarda ou desvia automaticamente as partículas que são lançadas sobre ele de volta para seu ponto de origem quando se colidem. Assim, o seu corpo é protegido dos efeitos das partículas, e mesmo as membranas finas das pálpebras são o suficiente para bloquear a emissão de energia, explicando assim o motivo pelo qual ele não tem seus olhos estourados quando estão fechados ou do porque os poderes de seu irmão não funciona nele. O cristal de quartzo rubi sintético usado para formar as lentes dos visores do Ciclope é compatível com o campo cinético de sua mente. A largura da explosão óptica é focalizada pelo campo psíquico da mente com a mesma função autonômica que regulava os olhos originais. Com a ajuda do visor, Scott pode concentrar o tamanho da abertura e mudar assim a quantidade de energia liberada através de uma válvula controlando o fluxo de partícula e a potência relativa do feixe. O alcance efetivo do feixe é de aproximadamente 2000 pés. Antes do surgimento do terceiro Summers, o Gabriel, acreditava-se que quanto mais próximo do Sol, mais rápido os poderes dos Summers se desenvolviam, e basicamente, isso se confirmou com a chegada dele.   Devido a lesão na cabeça causada na queda, Ciclope é incapaz de desligar suas rajadas óticas à vontade dele, e portanto, é obrigado a usar lentes de quartzo de rubi para bloquear seus poderes. Ciclope também é determinado como um mutante Alpha com potencial nível Omega pelas Sentinelas, o fato de seu corpo não ter rejeitado a Fênix Negra na saga Vingadores vs X-Men confirma essa analise.

Um fato interessante sobre o Ciclope é que, dentre os cinco X-Men originais, o único que não teve seus poderes mutantes bem desenvolvidos foi o Scott. Desde as primeiras HQs, o Ciclope apenas disparava uma rajada única e reta de seus olhos, agora, na Marvel NOW, depois de ter seus poderes alquebrados pela Fênix, a potência, aparência e o poder de suas rajadas melhoraram e muito. Suas rajadas atualmente são retas (ou curvas), podem se dividir em mais de um raio óptico, podem fazer curvas e “zig-zags” entre objetos, e o melhor de tudo, quanto mais tempo ele usa o seu poder, mais as rajadas crescem e se fortalecem. Ou seja, Ciclope agora carrega em seus olhos grandes bombas de destruição em massa. Antes, Ciclope tinha dificuldades de derrotar uma Sentinela sozinho, agora, ele derrota uma horda das mais sofisticadas Sentinelas apenas com uma implosão óptica! É muito poder! Além disso, a Marvel prometeu que o Ciclope ganharia mais um poder durante os acontecimentos da Revolução Mutante.

Seus interesses amorosos mais importantes:

FONTE: Todas as informações presentes nessa postagem foram retiradas exclusivamente do site oficial da Marvel Comics e também de suas fontes originais, as HQs dos mutantes.