QUADRINHOS

5 coisas que você precisa saber sobre Apocalipse, o vilão do próximo filme!

Finalmente temos escalado o ator que vai interpretar um dos maiores vilões dos quadrinhos mutantes, o Apocalipse! Como já anunciado aqui anteriormente, o ator escolhido foi Oscar Isaac, mas você sabe tudo sobre o personagem? Nós do UX trazemos ao menos cinco coisas que você precisa saber sobre o famoso antagonista antes de ver o filme!


1. Ele é um mutante imortal do Antigo Egito.

Isso não deve ser surpresa se você assistiu a cena pós-créditos de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Nela, vários egípcios ao redor da construção das pirâmides saudam um jovem mutante que move pedras gigantes no ar. Esse rapaz é Apocalipse – ou, como ele era conhecido em sua juventude, En Sabah Nur. Nos quadrinhos, ele foi expulso de sua tribo do deserto por ser diferente (ele nasceu com a pele azul e cinza), então ele foi criado por nômades, e então escravizado. Mas depois que ele manifestou seus poderes mutantes (vamos falar sobre eles mais pra frente), ele se vingou da sociedade egípcia, matando um monte de gente e conquistando a região. Ele está por aí desde sempre, governando países, as vezes escondido nas sombras, e, eventualmente, aparecendo regularmente para atormentar os X-Men.


2. Seus poderes são confusos e abundantes.

Apocalipse é um daqueles personagens de quadrinhos cujo poderes coerentes são “ele é muito poderoso” e “ele é fudido.” Ele pode simplesmente fazer tudo o que um escritor precisa que ele faça a fim de lutar contra os mocinhos. Ele é muito forte, ele pode disparar raios de energia, é extremamente difícil de machucá-lo, ele pode mover coisas com sua mente, e ele pode até mesmo dar super-poderes para outras pessoas. Apesar de ser quase onipotente, ele usa uma armadura o tempo todo, muitas vezes, com tubos saindo de seus ombros.


3. Ele quer escravizar a humanidade porque é a favor da seleção natural.

Este é o núcleo do personagem. Milênios antes de Darwin, Apocalipse estava obcecado com a sobrevivência do mais apto. Ele acha que os mutantes são superiores aos seres humanos, e que os seres humanos devem, portanto, ser tratados como pouco mais do que o gado. Na década de 1990, quando a popularidade de Apocalipse estava em seu auge, nós conseguimos ver várias realidades alternativas da Terra, onde ele estaria já no comando (um era um universo alternativo, e o outro era um possível futuro distante), e neles , os seres humanos são mantidos vivos, mas tratados com desdém e violência racistas. Tendo em conta que os X-Men são lutam pela coexistência pacífica entre humanos e mutantes, eles são os inimigos naturais dele. Honestamente, seu objetivo final não é tão diferente de Magneto, exceto que Magneto é uma espécie de nobre com coração e com um profundo amor por seus companheiros mutantes, enquanto Apocalipse é apenas um totalitário.


4. Ele possui quatro “Cavaleiros” que fazem seu trabalho sujo.

Em um certo ponto, En Sabah Nur formou seu batalhão. Seus principais seguidores são conhecidos como os Quatro Cavaleiros do Apocalipse: Guerra, Fome, Peste e Morte. Diversos personagens já foram “convertidos” e seguiram En Sabah Nur como seus fiéis cavaleiros. Por exemplo, Wolverine recebeu uma lavagem cerebral e tranformado em Morte por um tempo, e o Hulk já foi o cavaleiro Guerra também. O cavaleiro mais notável foi Warren Worthington III, o também conhecido como Anjo, que se transformou em Morte há tempos atrás e nunca superou o trauma. Na cena pós crédito de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, foi possível ver a silhueta de quatro pessoas, então é de se esperar a participação e inclusão deles no filme.


5. Ele se tornou totalmente irrelevante nos quadrinhos.

Um dos motivos que o Apocalipse demorou a aparecer nos cinemas é o seguinte: Ninguém liga mais pra ele. Mas esse nem sempre foi o caso! Apocalipse foi introduzido em 1986, e mesmo após 15 anos que se passaram desde então, ele era um dos Top vilões da Marvel. No meio dos anos 90, ninguém tocava em sua popularidade.  Os arcos Era do Apocalipse e As Aventuras de Ciclope e Fênix tiveram apenas alguns meses de diferença no lançamento entre um e outro! Então o que aconteceu? Um dos principais motivos de Apocalipse ter sucumbido: Ele tinha um grande mistério e a conclusão não vingou. Por mais de uma década, havia uma profecia de que um grupo chamado “Os Doze” iriam se reunir para enfrentar Apocalipse em uma batalha épica de fim de mundo, e haviam dicas constantes de quem seriam “Os Doze”. Eles foram escolhidos finalmente em uma história em 1999, Apocalipse foi derrotado, e…foi isso. Ele foi trazido de volta, mas não há muito o que se fazer com um personagem que odeia todos e pode fazer o que quiser.


Agora é esperar 2016 e descobrir o que Bryan Singer e Simon Kinberg decidiram fazer com o personagem na adaptação para o cinema. Já temos um ótimo ator, que venha um ótimo roteiro também.

E você? O que espera do personagem no próximo filme? Deixe seus pensamentos abaixo.