FILMES

Os bastidores dos efeitos visuais de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido!

O mais recente filme da franquia X-Men, lançado em 10 de maio de 2014, com um orçamento de cerca de 200 milhões de dólares, já arrecadou cerca de 743 milhões de dólares mundialmente. O filme X-Men: Dias de um Futuro Esquecido teve uma recepção muito positiva de todo o mundo, incluindo da internet. O famoso site IMDb deu para este filme a nota espetacular de 9.1 / 10.

Um dos maiores desafios foi criar os Sentinelas – robôs projetados para matar os mutantes. Abaixo estão os bastidores com imagens fornecidas pelo estúdio MPC, que explicou os desafios do trabalho.



O supervisor de efeitos visuais do MPC, Richard Stammers, relatou que os Sentinelas realmente precisavam de dois projetos, já que havia uma “versão 1973” trazida para a tela pela Digital Domain e uma versão do futuro, projetada pela MPC.

Para criar os robôs do futuro, Stammers trabalhou com o desenhista de produção John Myhre e com o departamento de arte da MPC. A idéia era que os Sentinelas fossem projetados a partir do DNA da mutante Mística, dando-lhes transformação e adaptação de habilidades.

Esses Sentinelas – que a MPC viu através de composição final – foram animados através de um keyframe, o que significa que foram animados à mão pelos artistas digitais, e não por captura de movimentos. O maior desafio era que eles estavam cobertos com cerca de 100 mil “lâminas” independentes e os movimentos tinham que ser “dirigidos” ao invés de seguidos por uma simulação.

“O grande número de objetos revelaram-se bem pesados com os fluxos de trabalho já existentes, por isso foi necessário uma abordagem totalmente nova. Introduzimos o conceito de um folículo que tem aproximadamente a forma e o tamanho de uma lâmina. Elas foram combinadas ao corpo como uma malha e poderiam assim ser manipuladas utilizando técnicas padrão de malha.”

Para completar o visual do Sentinela, foram colocadas escamas e texturas que se assemelham a Mística, porém com um visual futurista metálico.



Veja abaixo as diversas imagens dos bastidores dos efeitos visuais do filme:







 

Fonte: Hollywood Reporter